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 Release
05/06/2013
Amanhã (6) - Baja SAE Rochester, em Nova York, terá 3 carros construídos por universitários brasileiros

Competição de engenharia começa amanhã (6) e segue até domigo (9), em Rochester, Nova York, nos EUA, com a participação de 100 equipes das Américas, Índia e Emirados Árabes

A partir de amanhã (6) até domingo (9), 42 estudantes de engenharia representarão o Brasil na Baja SAE Rochester, na cidade de Rochester, em Nova York, nos EUA. Para disputar a competição, realizada pela SAE International, os universitários projetaram e construíram carros off-road, que em Rochester serão testados por engenheiros da indústria automotiva.

Os 42 estudantes formam três equipes: Baja UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais; FEI Baja, do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana); e UFSC Puma, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As equipes ganharam o direito de representar o Brasil nos Estados Unidos após as suas instituições de ensino conquistarem, respectivamente, as três melhores colocações na 19ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada em março deste ano, em Piracicaba (SP), com 68 equipes do País.

Em Nova York, 100 equipes (limite máximo) das Américas, Índia e Emirados Árabes disputam a competição, na qual o Brasil já venceu quatro vezes: em 1998, com a equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e em 2004, 2007 e 2008, com alunos da FEI.

Campeã nacional, a equipe Baja UFMG, com 21 estudantes, desenvolveu um painel auxiliar com comando de afogador eletrônico, velocímetro digital e barras gráficas, que indicam a rotação do motor, aceleração, nível e consumo de combustível, além de apontar o escorregamento das rodas do eixo de tração do veículo, para evitar o atolamento do carro. As informações são transmitidas ao box por telemetria.

O carro mineiro também está equipado com gerador termoelétrico. Por meio de um módulo, instalado no coletor de exaustão, a energia térmica liberada pelo motor é convertida em elétrica. “O sistema aumenta 40% da autonomia da bateria”, conta o capitão Alfredo Rodrigues, estudante do 7º período de Engenharia Mecânica. O carro pesa 168 kg, atinge velocidade máxima de 62 km/h e faz 10,71 km/l de gasolina. “Esperamos assim alcançar um lugar no pódio mundial”, afirma.

A equipe veterana Baja FEI investiu na parte eletrônica do veículo, agora com sensores que informam ao piloto a velocidade, temperatura, nível de gasolina, entre outros dados. “Muitos carros que competem nos EUA não possuem eletrônica embarcada, pois não é obrigatória, desta forma saímos na frente”, conta Ariel Fortes, capitão da equipe.

O carro da FEI sofreu modificações na suspensão, com a substituição do semi-trailing para duplo A. O carro pesa 146,5 kg, atinge até 60 km/h e faz cerca de 12 km/l de gasolina. “Está mais confiável, por isso esperamos ficar entre as cinco melhores equipes”, diz Fortes, que viajou com 12 integrantes. Em 2011, a FEI conquistou a 6ª colocação nos EUA.

A equipe catarinense UFSC Puma compete nos EUA pela segunda vez. Em 2009, os estudantes conquistaram a 8ª colocação. Entre os destaques, o carro possui caixa de transmissão com três velocidades sequenciais, para o melhor aproveitamento da rotação do motor. O carro pesa 170 kg e atinge velocidade máxima de 62 km/h. “A equipe pretende adquirir experiência em competições internacionais, para agregar conhecimento e novas tecnologias ao veículo atual”, comenta Fábio Barros Oliveira, estudante da 9ª fase do curso de Engenharia Mecânica. A equipe espera se classificar entre as cinco melhores.

Carros - Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes, que são orientados por professores das instituições de ensino que representam.

O programa - O Baja é o primeiro programa estudantil de capacitação organizado pela SAE BRASIL. Nele os estudantes se organizam em equipes que, sob a orientação de um professor desenvolvem os veículos com o qual irão competir representando a sua instituição de ensino.

Além da construção do protótipo em que praticam o conhecimento adquirido em sala de aula, as equipes são responsáveis por atividades como atendimento de prazos, busca de suporte financeiro para viabilização do projeto e custeio de despesas, entre outras tarefas com as quais se defrontarão no mercado de trabalho.

“O objetivo maior do conhecimento tecnológico está no processo de inovação e de introdução de novas tecnologias para sua utilização sistêmica, com fins econômicos e sociais. É essa a filosofia que a SAE BRASIL adota em suas competições estudantis, que desafiam os estudantes de engenharia à ousadia e à criatividade aplicadas aos projetos desenvolvidos por eles”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Baja SAE Rochester
Quando – de 6 a 9 de junho de 2013.
Onde – Rochester, Estado de Nova York, EUA



Mais informações à imprensa:
Telefones (11) 4435-0000 – 9.7204-1921
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br

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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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