Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
31/05/2013
Aplicação de nanotecnologia na indústria nacional será debatida pela SAE BRASIL em SP

Encontro mostrará como essa tecnologia pode contribuir para o crescimento da engenharia nacional e seu aprimoramento na indústria da mobilidade

A necessidade de desenvolver materiais mais tecnológicos para a construção dos automóveis tem transformado a nanotecnologia numa saída interessante para a indústria. Em razão disso, toda a comunidade ligada à engenharia da mobilidade deve se agendar para o Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia. O encontro será dia 3 de junho, no Centro de Convenções Milenium (rua Dr. Bacelar, 1.043, Vila Mariana, SP).

Promovido pela Seção São Paulo da SAE BRASIL, o simpósio vai promover um debate sobre os avanços em novos materiais, o desenvolvimento de equipamentos que possibilitem a manipulação em escala manométrica e, ainda, levantar as evoluções sobre o assunto no mundo e no Brasil. “Além disso, abordaremos os temas relacionados às novas regras Inovar Auto, que tem sido um grande desafio para a indústria nacional”, explica o chairperson do encontro, Marco Colosio.

Programação – Acompanhe a seguir um breve resumo do que cada palestrante irá tratar em sua apresentação durante o Simpósio de Nanotecnologia.

“Universidades, institutos de pesquisa e órgãos do governo” – Esse painel contará com a palestra de Afonso Abrami, sócio-diretor da Pieracciane Desenvolvimento de Empresas, que mostrará o impacto que o programa Inovar Auto poderá ter para a pesquisa e desenvolvimento de materiais para o setor automotivo.

A diretora de Inovação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), dra. Zehbour Panossian, uma das maiores especialistas brasileiras em corrosão e proteção superficial, mostrará a preparação do IPT para desenvolver pesquisas muito avançadas para o mercado e sua busca em desenvolver uma relação cada vez mais forte com a indústria automotiva.

O dr. Antonio J. Ramirez, do Laboratório Nacional de Nanotecnologia - LNNNano, apresentará os últimos avanços na área de soldagem e processamento de materiais por atrito (Friction Stir Welding), processo que tem revolucionado as uniões Al/Aço nos veículos mais modernos fabricados por montadoras asiáticas, incluindo exemplos das aplicações relevantes já existentes no Brasil.

O vice-reitor da Universidade Federal do ABC, prof. dr. Gustavo Martini Daiplan, mostrará o que a universidade, criada para desenvolver nichos de engenharia não cobertos pelas universidades tradicionais e localizada no berço da indústria automotiva brasileira, está fazendo em termos de Nanotecnologia.

“Painel de Novos materiais poliméricos, compósitos e nanotecnologia”
Neste painel Adilson José Alves, engenheiro de desenvolvimento da 3M mostrará toda a gama de novas tecnologias desenvolvidas para solucionar os problemas de união de matérias dissimilares (compósitos, polímeros e metais) e como a nanotecnologia ajuda neste campo.

Marcio Sanches, gerente de desenvolvimento e vendas da Sabic Innovativ Platics, abordará a substituição dos vidros por policarbonato com coating de silicone ou Plasma Coating. Essa será uma possível solução para a redução de peso dos veículos, já pensando em atender as metas de diminuição de consumo e aumento de competitividade da indústria nacional.

O gerente de desenvolvimento de produto da L&L Products do Brasil, Edivaldo Borba, mostrará como é possível produzir uma carroceria de um automóvel utilizando-se de materiais compósitos e reduzir cada vez mais o peso dos veículos.

O prof. dr., Volnei Tita, da Universidade de São Paulo, falará sobre como o projeto e desenvolvimento de uma estrutura em materiais compósitos podem ser auxiliados pelo domínio da análise de falhas nestes materiais. Ele ensinará os princípios básicos desta importante técnica.

“Painel de Lideranças – Novas matérias primas e o impacto do INOVAR AUTO”
Neste painel Ugo Ibusuki, gerente-sênior da Mercedes Benz do Brasil; Luiz Carlos Guedes, vice-presidente das Fundições Tupy; Wilson Toyama, diretor-comercial da Continental; Rodrigo de Queiroz, gerente Comercial da Bridgstone; e Antônio Lozano, diretor Comercial da Brasmetal, irão debater como a indústria de autopeças nacional pode contribuir com o desenvolvimento de novas tecnologias e materiais para garantir nossa competitividade.

Também irão discutir como o Inovar Auto contribuirá com a inovação em nossa indústria e os desafios oriundos deste programa. Além disso, Ugo Ibusuki irá pedir ara que o grupo de lideres expressem os pontos de vista de cada segmento, buscando caminhos para o aumento de competitividade da cadeia automotiva.


Veja a programação:
8h20 – Palestra de abertura com Marco Colosio, chairperson do Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia.

8h30 - PAINEL DAS UNIVERSIDADES, INSTITUTOS DE PESQUISAS E ÓRGÃOS DO GOVERNO
“ENSINO E PESQUISAS DAS UNIVERSIDADES E INSTITUTOS E O PROGRAMA BRASILEIRO INOVAR AUTO”

Palestra – “Novos Materiais e Nanotecnologia”, com Zehbour Panossian do IPT.
Palestra – “Quadro geral da pesquisa no setor automotivo – Inovar”, com Alfonso Abrami da Pieracciane.
Palestra – “Soldagem e processamento de materiais por atrito com pino - estado atual e perspectivas para indústria automobilística”, com Antonio J. Ramirez da LNLS.
Palestra – “Nanotecnologia”, com Gustavo Martini Dalpian da UFABC.
Debate moderado por Alexandre Barros do Centro Tecnológico Cetec - Senai/ Engenharia de Superfícies – MG.

10h40 - PAINEL INOVAÇÃO DE MATERIAIS METÁLICOS E NANOTECNOLOGIA
“MATERIAIS METÁLICOS: FERROSOS E NÃO-FERROSOS E ANÁLISE DE FALHAS”

Palestra – “Utilização de PHS na indústria automobilística”, com Ivan Polidoro e Luiz Gustavo Campos da General Motors do Brasil.
Palestra – “Aplicação de alumínio em peças externas veiculares estampadas”, com Adriano Ferreira da Novelis.
Palestra – “Roll Forming e processamento de aços avançados de alta resistência”, com Jesse Paegle da Gestamp.
Palestra – “Análise falha direcionada para os aços avançados”, com Edison Serbino da Volkswagen do Brasil.
Debate moderado por Flávio Lemos da Edag.

13h40 – PAINEL NOVOS MATERIAIS POLIMÉRICOS, COMPÓSITOS E NANOTECNOLOGIA
“MATERIAIS POLIMÉRICOS, RESINAS, COMPÓSITOS, FIBRAS, BORRACHAS E ANÁLISE DE FALHAS”

Palestra – “Abordagem do contínuo e crescente uso de compostos poliméricos para fixação de estruturas associado ao emprego da nanotecnologia neste campo”, com Adilson Alves da 3M.
Palestra – “PC Glazing - Policarbonato aplicado na substituição de vidros em veículos”, com Márcio Sanches da Sabic.
Palestra – “CBS - Composite body solutions for lighter, quieter, stronger and safer products”, com Edivaldo B. Borba da L&L Products.
Palestra – “Estruturas fabricadas em material compósito: projetos e análise de falhas”, com Dr. Volnei Tita da EESC USP.
Debate moderado por Mauro Paraíso da Mercedes-Benz.

15h20 – PAINEL DEBATE DAS LIDERANÇAS DA INDÚSTRIA DA MOBILIDADE
“NOVAS MATÉRIAS PRIMAS E O IMPACTO DO INOVAR AUTO: OPORTUNIDADES E DESAFIOS”

Debate moderado por Paulo Alves da Continental. Participantes: Antônio Lozano Diretor Comercial da Brasmetal; Wilson Toyama, Diretor Comercial da Continental; Rodrigo de Queiroz, Gerente Comercial da Bridgestone; Ugo Ibusuki, gerente-sênior comercial da Mercedes-Benz; Luis Carlos Guedes vice-presidente da Tupy.

16h50 – Palestra de encerramento com Edgar T. De Luccas, diretor da Seção São Paulo da SAE BRASIL.

A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de cinco mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de cinco mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por 93 países.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – Michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000/ (11) 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308