Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
10/06/2013
AMANHÃ em Piracicaba - SAE BRASIL discute os desafios a vencer na manufatura

Oitava edição do Simpósio SAE BRASIL de Manufatura será realizada nos dias 11 e 12 de junho, na Universidade Metodista de Piracicaba

Com a constante modificação do mercado, manter-se competitiva é um grande desafio para a indústria de transformação. Para proporcionar um debate sobre essa realidade será realizado em Piracicaba o 8º Simpósio SAE BRASIL de Manufatura, dias 11 e 12 de junho, na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), campus Taquaral (rodovia do Açúcar, km 157).

Promovido pela Seção Regional São Carlos e Piracicaba da SAE BRASIL, o encontro será importante espaço para representantes da indústria, de empresas de engenharia e consultoria e da academia, mostrarem os desafios vencidos com a adoção de novas técnicas de manufatura.

Segundo o chairperson do simpósio, Gyorgy Henyei Jr., a indústria nacional esta passando por grandes transformações, o que exigirá a modernização e inovação dos processos industriais. “Somente as empresas que estiverem preparadas para essa mudança continuarão no mercado”, enfatiza.

O executivo afirma que, com a competitividade acirrada, é preciso buscar destaque e procurar novas formas de melhorar o desempenho da produção. A melhor maneira é enxugar os processos e, assim, gerar custos menores. “É principalmente na produção que se busca a eliminação dos desperdícios. Na manufatura moderna você precisa ter velocidade, flexibilidade, qualidade e custos competitivos”, diz.

Pedro Perin, co-chairperson do simpósio, enfatiza que existem no mercado modelos de gestão diferentes que buscam a excelência operacional, porém falta entendimento sobre alguns modelos que realmente contribuam para um sistema operacional de excelência. “Hoje muitas empresas optam por apenas sistema, não percebendo que o os bons resultados operacionais acontecem com a integração de três importantes modelos de gestão: o Lean Manufacturing, o 6 Sigmas e o TPM. Nosso mercado não entende isso”, argumenta.

Segundo o executivo, é preciso que as empresas percebam que esses modelos não caminham bem quando separados. “Sem ter a sinergia dos os três, não é possível uma empresa desenvolver um sistema operacional de classe mundial”, diz Perin.

Henyei Jr. salienta que no futuro as empresas que quiserem se manter competitivas precisarão ter uma produção enxuta. “Isso não é modismo, mas necessidade para se continuar atuante”, afirma.

O objetivo do simpósio é proporcionar mais conhecimento sobre metodologias importantes para a redução de custos nos processos produtivos, aumento do valor agregado e ganho de competitividade.

Painel estudantil - O simpósio terá duas partes. Além das palestras, haverá apresentação de trabalhos estudantis no primeiro dia do evento.

Para Henyei Jr., essa é uma excelente oportunidade para que os estudantes de engenharia tenham contato com a prática da profissão. “O fato de eles participarem de um evento assim ajuda a desenvolverem as técnicas que aprendem na faculdade, aplicando-as vida real”, explica.

“Os simpósios da SAE BRASIL promovem o debate sobre áreas específicas da mobilidade com foco na ciência, na tecnologia e na inovação, que são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social brasileiro”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

8º Simpósio SAE BRASIL de Manufatura,
Dias 11 e 12 de junho de 2013
Uiversidade Metodista de Piracicaba (Unimep) - campus Taquaral (rodovia do Açúcar, km 157).


Confira a programação:
11 DE JUNHO - PAINEL ESTUDANTIL
13h30 - Palestra de abertura com Gyorgy Henyei, chairperson do simpósio.
13h45 - Palestra: INOVAÇÃO E APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA MANUFATURA ENXUTA, com Prof. Ms. Luís Molina Picinato, professor Titular da UNIMEP
14h35 – Paper: SIX SIGMA APLICATION IN 3PL
15h – Paper: INTERFUNCIONAL INTEGRATION AND LEAN MANUFACTURING: OVERLAPS AND CHALLENGES
15h25 – Paper: LEAN & GREEN: HOW THEIR PRACTICES ARE COMPATIBLE
15h50 – Paper: RESULTS OBTAINED WITH THE IMPLEMENTATION OF SIX SIGMA IN A FOOD COMPANY IN THE CITY OF ARARAS, SP
16h15 - Paper: CONTRIBUTION OF THE PRINCIPLES OF LEAN TO MEET THE CHALLENGES OF SUTAINABLE DEVELOPMENT
16h40 - Paper: APLICATION OF VSM AND DIGITAL SIMULATION FOR THE EVOLUTION OF PRODUCT PROCESS IN AUTOMOTIVE INDUSTRY- A CASE STUDY
17h05 - Encerramento

12 DE JUNHO
8h45 – Palestra: O PAPEL DA INOVAÇÃO FRENTE AO CUSTO BRASIL, com Flávio Reis, diretor de Operações da Caterpillar Brasil.
9h35 – Palestra: RELIABILITY (TPM), com Claudia Brandt, gerente de REX da Alcoa.
10h15 – Palestra: JORNADA LEAN NA VOLVO DO BRASIL, com Sergio Wambier, gerente de materiais da Volvo.
11h25 – Palestra: GEMBA WALK- CRIANDO CONSCIÊNCIA NO CHÃO DE FÁBRICA, com Rafael Gallina, supervisor de melhoria contínua da Continental.
12h05 – Palestra: MOVE - O CAMINHO PARA MANUFATURA ENXUTA NA SCHAEFFLER, com Antônio de Santa Rossa Neto, gerente do projeto MOVE América do Sul da Schaeffler do Brasil.
13h45 – Palestra: LEAN APLICADO A PROCESSOS DE APOIO À MANUFATURA, com Nelson Carvalho Maestrelli, diretor da Nortegubisian Consultoria e Treinamento.
14h25 – Palestra: IMPLEMENTAÇÃO DE EXCELÊNCIA OPERACIONAL - O CASO DE TRANSFORMAÇÃO DA PORSCHE AG, com Luiz Garcia, gerente de projetos da Porsche Consulting.
15h35- Palestra: IMPACTOS DA ESTRATÉGIA DE INBOUND MATERIAL NA MANUFATURA, com Graham Sells, supply chain programme manager, JCB Group Manufacturing de Sorocaba.
16h15 – Palestra: GESTÃO DA MANUFATURA NA HYUNDAI MOTOR BRASIL (HMB), com Ricardo Martins, gerente-geral de assuntos corporativos, relações governamentais e Recursos Humanos da Hyundai Motor Brasil.
16h55 - Encerramento

A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de cinco mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de cinco mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por 93 países.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000/ (11) 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308