Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
12/06/2013
AMANHÃ EM PENEDO (RJ) - SAE BRASIL discute os rumos da eletroeletrônica embarcada

Na quarta edição, o encontro reunirá a cadeia industrial da mobilidade nos dias 13 e 14 de junho, em Penedo, RJ

Para discutir os rumos e as tendências tecnológicas aplicadas à mobilidade, visando troca de informações, experiências e a busca de um consenso para a indústria de veículos automotores começa amanhã, no Rio de Janeiro, o 4º Colloquium SAE BRASIL de Eletroeletrônica Embarcada e Mostra de Engenharia, no City Park Hotel, em Penedo, RJ (praça Toivo Uuskallio, 10).

Promovido pela Seção Rio de Janeiro da SAE BRASIL, o encontro que é realizado bienalmente vai tratar dos mais variados temas ligados à eletroeletrônica veicular, em que se destacam a segurança veicular e a eletroeletrônica aplicada a ganhos operacionais. Haverá apresentações técnicas, painéis de debates, trabalhos técnicos e exposição de produtos e serviços na área da eletroeletrônica embarcada.

De acordo com o co-chairperson do colloquium, Ricardo Camargo, esse encontro será uma ótima oportunidade para que as empresas discutam e aprimorem seus projetos. “Estamos vivenciando grandes mudanças no setor automotivo e este cenário, aliado à política de incentivo proporcionada pelo InovarAuto nos motiva a discutir os rumos da eletroeletrônica automotiva no Brasil, considerando as iniciativas do governo, por meio de seus órgãos regulamentadores bem como as ações tomadas pelas cadeia industrial”, comenta.

O encontro é dividido em duas partes que ocorrem paralelamente: apresentações de trabalhos técnicos, voltados para o profissional do mercado; e o evento estudantil, com palestras técnicas e minicurso. “Essa divisão torna o evento democrático e acrescenta muito conhecimento aos engenheiros e demais profissionais do setor”, explica.

Dirigido por Mithermayer Menabó Junior, o Colloquium espera receber cerca de 250 participantes, entre engenheiros, executivos de montadoras, sistemistas, indústrias de autopeças e comunidade acadêmica, que buscam os avanços da tecnologia para aplicação no dia a dia.

PROGRAMAÇÃO – A palestra de abertura do dia 13, com o título ‘Tendências no desenvolvimento de software de ECU’s para sistemas de alta integridade’, será apresentada por Tom Erkkinen, Gerente de aplicações embarcadas na MathWorks (EUA). No dia 14, Rodrigo Chaves, diretor-executivo de Engenharia da MAN Latin América, abrirá os trabalhos com a palestra ‘Desafios e Oportunidades da Eletroeletrônica Aplicada a Mercados Emergentes’.

Ao final de cada dia ocorrerão mesas redondas em que executivos, engenheiros e especialistas do segmento da mobilidade discutirão os temas da atualidade eletroeletrônica.

Para Renato Mastrobuono, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL, os eventos organizados pelas Seções Regionais demonstram que a engenharia brasileira da mobilidade está na vanguarda tecnológica. “Nossos encontros se destacam pela alta qualidade do seu conteúdo, tecnologia e apresentados pelos melhores especialistas do setor”, afirma Mastrobuono.

Programação do dia 13
9h – Palestra de abertura com Mitermayer Menabo, chairperson do Colloquium
9h30 – Palestra - “Tendências no desenvolvimento de software de ECU’s para sistemas de alta integridade’, com Tom Erkkinen, gerente de aplicativos da MathWorks.
11h – paper: SIMULAÇÃO DE VEÍCULOS HÍBRIDOS E ELÉTRICOS APLICADA AS FASES INICIAIS DE DESENVOLVIMENTO, com Lucas de Andrade Kostetzer, analista de Suporte da ESSS.
11h30 – paper: INTERFACE HOMEM-MÁQUINA INTELIGENTE PARA ACESSO A PLACAS DE SINALIZAÇÃO SEM FIO, com Alvaro Arrue, Project Manager da IDIADA Automotive Technologies.
12h – Paper: TECNOLOGIAS DE BATERIA, BMS E ELETRONICA EMBARCADA PARA VEÍCULOS HIBRIDOS E ELÉTRICOS NO BRASIL, com Ricardo Y. Takahira, gerente de Novos Negócios e Inovação da Magneti Marelli; Raul Fernando Beck, responsável técnico da ASE - Área de Sistemas de Energia do CPqD e; Maria de Fátima N.C. Rosolem, pesquisadora da ASE Área de Sistemas de Energia do CPqD.
14h – paper: NOVAS TÉCNICAS DE TESTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE MOTORES ELETRICOS MAIS EFICIENTES, com Marco Cardoso Lima Costa, gerente de Desenvolvimento de Negócios da National Instruments.
14h30 – paper: O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE TRANSMISSÃO DE DADOS SEM FIO APLICADO A UM VEÍCULO DE FORMULA SAE, com Paulo B. Zanetti, estudante da Universidade Federal de Santa Catarina.
15h – paper: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EM REDES VANET: UMA ANÁLISE RISCO SEGUNDO A ISO27005, com Ricardo Muhlbauer, analista de TI da Fatec - São Caetano do Sul.
16h30 – Mesa redonda: OS CAMINHOS E DESAFIOS DA SEGURANÇA AUTOMOTIVA NA BUSCA DO CARRO À PROVA DE ACIDENTES, mediada por Felipe Giaffone (TBD), piloto Formula Truck MAN. Participante: Ricardo Wetzel, gerente de Engenharia e Desenvolvimento para Eletrônica em Veículos Comerciais da Continental.

Evento estudantil
11h – Palestra técnica: ENGENHARIA DE SOFTWARE E SUAS TENDÊNCIAS NO MERCADO AUTOMOTIVO ELETRÔNICO, com Roberval de Assis, diretor de programas e Engenharia Visteon.
11h30 - Palestra técnica: O IMPACTO DA MOBILIDADE ELÉTRICA NO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA EM UM VEÍCULO SUPER ESPORTIVO, Pedro Nogueira, gerente de Inovação e Tecnologia da Kromberg & Schubert.
12h - Palestra técnica: PROTOTIPAGEM RÁPIDA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO DE SW AUTOMOTIVO, com Henrique Meira, engenheiro do Produto da ETAS GmbH.
14h - Palestra técnica: DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AUTOMOTIVO UTILIZANDO DESENVOLVIMENTO BASEADO EM COMPONENTES E PROTOTIPAGEM RÁPIDA PARA MELHORAR A QUALIDADE E REDUZIR O TEMPO DE DESENVOLVIMENTO, com James Edward Godden e Rodrigo Silva Santos, engenheiros da IAV do Brasil.
14h30 - Palestra técnica: TECNOLOGIAS PARA SOLUÇÕES FRUGAIS EM PROJETOS AUTOMOTIVOS, com Marcelo I. Brandão, supervisor de Engenharia, e Antonio C. Rosati, gerente de Engenharia, ambos da Delphi Automotive Systems.
15h - Palestra técnica: ACELERANDO A INOVAÇÃO COM PROJETO GRÁFICO DE SISTEMA NI LABVIEW, com Marcos Cardoso Lima Costa, engenheiro da National Instruments.

Programação do dia 14
8h30 – Palestra de abertura: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA ELETROELETRÔNICA APLICADA A MERCADOS EMERGENTES, com Rodrigo Chaves, diretor-executivo de Engenharia da MAN Latin América.
10h – paper: UTILIZAÇÃO DE DADOS VEICULARES E DE NAVEGAÇÃO PARA APOIO À ATIVIDADE MILITAR DE COMANDO E CONTROLE E À LOGÍSTICA MILITAR TERRESTRE, com Hebert Azavedo Sá, adjunto projeto FBMR Guarani Instituto Militar de Engenharia.
10h30 – paper: COMPARAÇÃO DE CUSTOS DE SUBSTITUIÇÃO DAS BATERIAS, CONSUMO DE COMBUSTIVEL E ENERGIA ELÉTRICA EM VEÍCULOS COM PROPULSÃO ELÉTRICA, com André Arruda Falcão Maranhão, supervisor de Treinamento da Nissan do Brasil.
11h – paper: MONITOR VEICULAR, com Adriano dos Santos, analista de Produto da Semcom.
11h30 - Mesa redonda: A ELETROELETRONICA APLICA A GANHOS OPERACIONAIS, mediada por Rodrigo Santos Powertrain Mechatronics Manager da IAV do Brasil.

Evento estudantil
10h - Mini Curso – Ferramentas para desenvolvimento e validação de código embarcado – ministrado pela Mathworks/ Opencadd


A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de cinco mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de cinco mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por 93 países.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000/ (11) 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308