Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
28/05/2013
Avanços da nanotecnologia na indústria nacional serão debatidos pela SAE BRASIL em SP

Encontro vai mostrar como que essa tecnologia pode contribuir para o crescimento da engenharia nacional e seu aprimoramento na indústria da mobilidade

Em tempos de Inovar Auto a necessidade de desenvolver materiais mais tecnológicos para a construção dos automóveis, tem transformado a nanotecnologia numa saída interessante para a indústria. Em razão disso, toda a comunidade ligada à engenharia da mobilidade deve se agendar para o Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia. O encontro será dia 3 de junho, no Centro de Convenções Milenium (rua Dr. Bacelar, 1.043, Vila Mariana, SP).

A nanotecnologia estuda a manipulação da matéria numa escala atômica e ou molecular, e busca invenções para proporcionar mais qualidade de vida ao ser humano e novas propriedades, nunca antes alcançadas pelos materiais tradicionais.

Promovido pela Seção São Paulo da SAE BRASIL, o simpósio vai promover um debate sobre os avanços em novos materiais, o desenvolvimento de equipamentos que possibilitem a manipulação em escala manométrica e, ainda, levantar as evoluções sobre o assunto no mundo e no Brasil. “Além disso, abordaremos os temas relacionados às novas regras Inovar Auto, que tem sido um grande desafio para a indústria nacional”, explica o chairperson do encontro, Marco Colosio.

Segundo o diretor da Seção São Paulo, Edgar De Lucas, o contínuo aparecimento de novas aplicações das chamadas nano formas na indústria automobilística não deixa dúvidas de que o futuro chegou. “E no Brasil, as necessidades de redução de massa e otimização de consumo de combustível impostas pelo novo regime automotivo trazem impulso adicional, permitindo que os novos desenvolvimentos globais possam chegar mais rapidamente ao nosso mercado”, comenta.

Programação – O simpósio contará com quatro painéis que terão a presença dos mais renomados profissionais do mercado. O primeiro painel sobre “Universidades, institutos de pesquisa e órgãos do governo” terá como destaque as pesquisas desenvolvidas em nanotecnologia e os incentivos do governo para esse mercado, além de abordar o que está sendo desenvolvido para suprir as necessidades do Inovar Auto.

Em seguida, o painel “Materiais metálicos” trará os avanços na utilização de alumínio e aços de alta resistência e de última geração na indústria da mobilidade.

No painel “Materiais poliméricos e compósitos com nanotecnologia” o participante conhecerá a possível substituição de vidros em veículos, uso de compostos poliméricos para fixação de estruturas, compostos mais leves, silenciosos e mais fortes.

Por último o painel “Lideranças da indústria e das instituições” trará os executivos da área de suprimentos de grandes indústrias com o objetivo de proporcionar uma discussão para traçar um caminho viável para a construção de produtos mais confiáveis, com materiais de última geração e a custos menores.

VISITA - Para complementar o aprendizado do simpósio será feito no dia 4 de junho, uma visita técnica ao IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). Os participantes conhecerão o Núcleo de Bionanomanufatura e o Centro de Tecnologia em Metalurgia e Materiais.

Para Edgar De Lucas, a indústria vive uma era de profundas transformações na forma como trabalha os materiais e seus processos produtivos. “Novas ferramentas surgem em consequência, na simulação computacional e nos métodos de fabricação das nanoestruturas. Uma verdadeira mudança de patamar, da pura pesquisa científica, com seus laboratórios de prototipagem especializados, até a industrialização dos novos produtos, com seus desafios comerciais, de confiabilidade e produtividade”, diz.

“Os simpósios da SAE BRASIL promovem o debate sobre áreas específicas da mobilidade com foco na ciência, na tecnologia e na inovação, que são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social brasileiro”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Veja a programação:
8h20 – Palestra de abertura com Marco Colosio, chairperson do Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia.

8h30 - PAINEL DAS UNIVERSIDADES, INSTITUTOS DE PESQUISAS E ÓRGÃOS DO GOVERNO
“ENSINO E PESQUISAS DAS UNIVERSIDADES E INSTITUTOS E O PROGRAMA BRASILEIRO INOVAR AUTO”

Palestra – “Novos Materiais e Nanotecnologia”, com Zehbour Panossian do IPT.
Palestra – “Quadro geral da pesquisa no setor automotivo – Inovar”, com Alfonso Abrami da Pieracciane.
Palestra – “Soldagem e processamento de materiais por atrito com pino - estado atual e perspectivas para indústria automobilística”, com Antonio J. Ramirez da LNLS.
Palestra – “Nanotecnologia”, com Gustavo Martini Dalpian da UFABC.
Debate moderado por Alexandre Barros do Centro Tecnológico Cetec - Senai/ Engenharia de Superfícies – MG.

10h40 - PAINEL INOVAÇÃO DE MATERIAIS METÁLICOS E NANOTECNOLOGIA
“MATERIAIS METÁLICOS: FERROSOS E NÃO-FERROSOS E ANÁLISE DE FALHAS”

Palestra – “Utilização de PHS na indústria automobilística”, com Ivan Polidoro e Luiz Gustavo Campos da General Motors do Brasil.
Palestra – “Aplicação de alumínio em peças externas veiculares estampadas”, com Adriano Ferreira da Novelis.
Palestra – “Roll Forming e processamento de aços avançados de alta resistência”, com Jesse Paegle da Gestamp.
Palestra – “Análise falha direcionada para os aços avançados”, com Edison Serbino da Volkswagen do Brasil.
Debate moderado por Flávio Lemos da Edag.

13h40 – PAINEL NOVOS MATERIAIS POLIMÉRICOS, COMPÓSITOS E NANOTECNOLOGIA
“MATERIAIS POLIMÉRICOS, RESINAS, COMPÓSITOS, FIBRAS, BORRACHAS E ANÁLISE DE FALHAS”

Palestra – “Abordagem do contínuo e crescente uso de compostos poliméricos para fixação de estruturas associado ao emprego da nanotecnologia neste campo”, com Adilson Alves da 3M.
Palestra – “PC Glazing - Policarbonato aplicado na substituição de vidros em veículos”, com Márcio Sanches da Sabic.
Palestra – “CBS - Composite body solutions for lighter, quieter, stronger and safer products”, com Edivaldo B. Borba da L&L Products.
Palestra – “Estruturas fabricadas em material compósito: projetos e análise de falhas”, com Dr. Volnei Tita da EESC USP.
Debate moderado por Mauro Paraíso da Mercedes-Benz.

15h20 – PAINEL DEBATE DAS LIDERANÇAS DA INDÚSTRIA DA MOBILIDADE
“NOVAS MATÉRIAS PRIMAS E O IMPACTO DO INOVAR AUTO: OPORTUNIDADES E DESAFIOS”

Debate moderado por Paulo Alves da Continental. Participantes: Antônio Lozano Diretor Comercial da Brasmetal; Wilson Toyama, Diretor Comercial da Continental; Rodrigo de Queiroz, Gerente Comercial da Bridgestone; Ugo Ibusuki, gerente-sênior comercial da Mercedes-Benz; Luis Carlos Guedes vice-presidente da Tupy.

16h50 – Palestra de encerramento com Edgar T. De Luccas, diretor da Seção São Paulo da SAE BRASIL.

A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de cinco mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 5 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por 93 países.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – Michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000/ (11) 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308