Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
21/05/2013
SAE BRASIL discute simulação numérica com engenheiros em Joinville, SC

Encontro visa promover troca de ideias e o fomento da formação de mão de obra especializada para o setor de simulação automotiva

Estudar e analisar o comportamento do mercado de testes e simulações e fomentar a formação de mão de obra especializada nesta área são os objetivos do Simpósio SAE BRASIL de Simulação Numérica. O encontro promovido pela Seção Paraná/Santa Catarina acontecerá no dia 22 de maio, na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), em Joinville, SC (av. Aluísio Pires Condeixa, 2550).

De acordo com Edmar Baars, chairperson do simpósio, com o crescimento do setor de simulação numérica a necessidade de profissionais está cada vez mais comum nas empresas. “Este assunto é de alta complexidade científica demandando conhecimentos de engenharia, matemática, computação, entre outros. Por isso, um simpósio como esse é muito importante para fomentarmos discussões sobre as demandas do setor”, explica.

Segundo Alessandro Barbosa, gerente do simpósio, o mercado de simulação está cada vez mais consolidado. Hoje em dia não há como fazer um carro sem usar a simulação, pois com ela é possível saber como um veículo se comportará antes da construção do protótipo, o que reduz os custos. “A simulação mostra o comportamento do objeto na vida real. E com o avanço da tecnologia”, comenta.

O crescimento das demandas da indústria tornou a simulação indispensável para a otimização do tempo de desenvolvimento. “A simulação já está consolidada nas grandes empresas, porém ela ainda precisa se permear na cadeia como um todo. Ainda há médias e pequenas empresas ainda não utilizam essas ferramentas”, explica Barbosa.

CONTEÚDO – Na programação do encontro há palestras que mostrarão o uso da simulação na prática e os resultados alcançados. Barbosa destaca as apresentações sobre o desenvolvimento do Fiat Mio com Paulo Nakamura, coordenador de Design da Fiat Latam, e ergonomia, por Rodrigo Leite, designer da Ford.

O carro da Fiat é 100% virtual e mais de 120 mil pessoas participaram de seu desenvolvimento. “Esse veículo é um ótimo exemplo da aplicação da simulação. Por meio dessa ferramenta a montadora conseguiu desenhar e projetar um carro que teve a participação virtual de muitas pessoas”, diz Barbosa.

A palestra sobre ergonomia da Ford abordará o uso da simulação para desenvolver veículos totalmente confortáveis aos usuários e como eles estão cada vez mais adaptados. “O uso da simulação nos dá a perfeita sensação de estarmos dentro do carro, de tão real que ela é”, argumenta.

PROFISSIONAIS - Outro tema que o simpósio tratará é a formação de mão de obra para o mercado de simulação automotiva. Segundo Baars, há uma carência muito grande de profissionais. “É muito difícil encontrar engenheiros bem capacitados para atuar na área”, enfatiza. O profissional precisa ter conhecimento apurado de matemática, física, informática e engenharia do produto. “Se não bastasse, é muito complicado retermos talentos, em razão da elevada procura”, analisa.

O grande intuito da SAE BRASIL Seção Paraná/ Santa Catarina é crescer junto com a indústria local e também incentivar a participação de estudantes de engenharia e profissionais recém-formados em seus simpósios. “Queremos ser uma importante fonte de conhecimento e aprimoramento profissional e ajudar a fomentar o crescimento da nossa indústria”, finaliza o chairperson.

Programação:
9h - Abertura - Jorge Marquesini, diretor da Seção Paraná e Santa Catarina.
9h15 - Palestra – SIMULAÇÃO CDF – AEROACUSTICA DO RUÍDO GERADO EM DUTOS DE AR CONDICIONADO, com Fabio Kasper, engenheiro de Aplicação da CD-ADAPCO.
9h45 - Palestra - ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DE CAMINHOS E FONTES EM VEÍCULOS, com Edmar Baars, diretor presidente da Vibroacústica.
10h15 - Palestra – MODELAMENTO E ANÁLISE DO CONFORTO TÉRMICO NO INTERIOR DE VEÍCULOS, com Wesley Neves, engenheiro de Aplicação da LMS.
10h45 - Palestra - MAGNA DA FORD, com Rodrigo Peixoto Leite, designer da Ford Camaçari.
11h30 - Debate moderado por Oswaldo Urbani Filho, engenheiro da ESSS.
13h15 - Palestra MAGNA - FIAT MIO, com Paulo Nakamura, coordenador de Design da FIAT Latam.
14h - Palestra - ANÁLISE NUMÉRICA-EXPERIMENTAL DA INTEGRIDADE ESTRUTURAL DO SUPORTE DE AÇO DO TUBO DE ADMISSÃO DE AR DE MOTORES DIESEL DE VEÍCULOS PESADOS, com Thiago Barão Negretti, engenheiro CAE da T-Systems.
14h30 - Palestra – SIMULAÇÃO DAS TENSÕES RESIDUAIS GERADAS PELO PROCESSO DE SOLDAGEM POR FRICÇÃO, com Oswaldo Urbani Filho, engenheiro da ESSS.
15h30 - Palestra - SIMULAÇÃO MULTICORPOS DE SISTEMAS BIELA-MANIVELA, com Luis Miguel López, gerente de P&D da Tecumseh.
16h - Palestra: - VIRTUAL BODY SHOP - TAKING INTO ACCOUNT MANUFACTURING EFFECTS ON THE CRASH PERFORMANCE OF A VEHICLE, com Arthur Camanho, gerente da ESI para A.Latina.
16h30 - Debate moderado por Edmar Baars diretor presidente da Vibroacústica.
17h - Palestra de encerramento



A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de cinco mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de cinco mil normas geradas e mais de 85 mil sócios distribuídos por 93 países.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000/ (11) 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308