O carro tipo Fórmula construído por estudantes de engenharia do Brasil está entre os 10 melhores do mundo. A equipe Fórmula FEI, do Centro Universitário da FEI, conquistou 737,9 pontos e o 8º lugar na classificação geral da Fórmula SAE Michigan, realizada neste fim de semana – 8 a 11 de maio - em Brooklyn, Michigan, nos Estados Unidos.
A primeira colocada na competição foi a equipe alemã Rennteam Uni Stuttgart, da Universitat Stuttgart, com 831,5 pontos. Ao todo, 120 carros das Américas, Europa e Ásia participaram da competição.
A equipe Fórmula FEI é pentacampeã nacional e em 2012 levou o Brasil a ocupar pela primeira vez o grupo ‘Top Ten’ durante competição internacional, em Lincoln. “A Fórmula SAE Michigan é a competição mais disputada da SAE International, desta forma o resultado foi muito importante para a equipe”, comenta Renato Duraes Fontana, capitão da equipe.
A equipe conquistou boas pontuações em metade das oito provas realizadas durante os três dias de competição. O destaque foi para a 3ª posição na prova dinâmica Skid Pad, em que é testada a habilidade do veículo ao realizar curvas. “O sucesso foi por causa dos testes realizados no veículo antes da competição, nosso carro estava bem preparado e a disputa foi acirrada”, comenta Fontana.
A equipe Fórmula FEI ganhou o direito de representar o Brasil na Fórmula SAE Michigan após conquistar o primeiro lugar na categoria combustão durante a Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, ocorrida em dezembro de 2012.
Próxima competição – Entre os dias 19 e 22 de junho acontece a Fórmula SAE Lincoln, em Lincoln, Nebraska. Nesta etapa participam as equipes Fórmula UFSM (combustão), da Universidade Federal de Santa Maria; e Unicamp E-Racing (elétrico), da Universidade de Campinas. A Fórmula SAE Lincoln estreará na categoria de carros elétricos com 20 equipes do Brasil, EUA, Áustria e Canadá. O Brasil, que iniciou na categoria em 2012, será representado por 11 estudantes, que compõem a equipe Unicamp E-Racing.
Fórmula SAE - Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de 4 tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. Já os elétricos devem ser tracionados com motores elétricos alimentados a partir de baterias de até 600 volts (esse limite varia de acordo com o País onde é realizada a competição). A construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br -, que exige das equipes (com até 20 integrantes) que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro deste tipo, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.
Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA, e, desde então, são projetados por equipes de estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE International e sob a orientação de um professor.
Além do Brasil e Estados Unidos, as competições de carros Fórmula SAE Combustão são realizadas na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com objetivo de fomentar nos estudantes de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho. Já a categoria Elétrica faz parte das competições dos EUA, Alemanha, Itália, Inglaterra, Austrália e Brasil. O objetivo principal da categoria elétrica é aumentar o conhecimento técnico na área de tração com motores elétricos para as novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas novas tendências da engenharia.
“O objetivo maior do conhecimento tecnológico está no processo de inovação e de introdução de novas tecnologias para sua utilização sistêmica, com fins econômicos e sociais. É essa a filosofia que a SAE BRASIL adota em suas competições estudantis, que desafiamos estudantes de engenharia à ousadia e à criatividade aplicadas aos projetos desenvolvidos por eles”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.
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