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06/05/2013
Carro construído por estudantes do Brasil disputa competição nos EUA, nesta quarta-feira (8)

Alunos de engenharia do Centro Universitário da FEI participam da Fórmula SAE Michigan, de 8 a 11 de maio, nos EUA

Estudantes de engenharia do Brasil construíram dentro da universidade um veículo tipo fórmula para participar da Fórmula SAE Michigan, de 8 a 11 de maio, em Brooklyn, Michigan, nos EUA. Ao todo 120 carros das Américas, Europa e Ásia participam da competição.

Denominado RS7, o protótipo construído por estudantes do Centro Universitário da FEI passou por melhorias na parte dinâmica. O sistema de suspensão ganhou novas mangas de eixo, além de assoalho aerodinâmico, componente que aumenta a aderência ao solo e melhora o equilíbrio do carro em curvas de média e alta velocidade. Outra tecnologia importante é o sistema de telemetria, desenvolvido pela equipe para transmitir informações do carro em tempo real para o box.

O carro pesa 160 kg, atinge velocidade máxima de 125 km/h e faz 8,5 km por litro de E85 (álcool com 15% de gasolina). “A boa relação peso/potência, confiabilidade e manobrabilidade são os pontos mais fortes do nosso carro”, conta o capitão da equipe da FEI, Renato Durães Fontana, estudante de Engenharia Mecânica.

Próxima competição – Entre os dias 19 e 22 de junho acontece a Fórmula SAE Lincoln, em Lincoln, Nebraska. Nesta etapa participam as equipes Fórmula UFSM (combustão), da Universidade Federal de Santa Maria; e Unicamp E-Racing (elétrico), da Universidade de Campinas.

A Fórmula SAE Lincoln estreará na categoria de carros elétricos com 20 equipes do Brasil, EUA, Áustria e Canadá. O Brasil, que iniciou na categoria em 2012, será representado por 11 estudantes, que compõem a equipe Unicamp E-Racing.

As equipes Fórmula FEI, Fórmula UFSM e Unicamp E-Racing ganharam o direito de representar o Brasil na Fórmula SAE Michigan e Fórmula SAE Lincoln após conquistarem o primeiro e segundo lugares, respectivamente, nas categorias combustão, e primeiro lugar na categoria elétrica durante a Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, ocorrida em dezembro de 2012.

Fórmula SAE - ESPECIALIZAÇÃO - Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de 4 tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. Já os elétricos devem ser tracionados com motores elétricos alimentados a partir de baterias de até 600 volts (esse limite varia de acordo com o País onde é realizada a competição). A construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br -, que exige das equipes (com até 20 integrantes) que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro deste tipo, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.

Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA, e, desde então, são projetados por equipes de estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE International e sob a orientação de um professor.

Além do Brasil e Estados Unidos, as competições de carros Fórmula SAE Combustão são realizadas na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com objetivo de fomentar nos estudantes de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho. Já a categoria Elétrica faz parte das competições dos EUA, Alemanha, Itália, Inglaterra, Austrália e, agora, do Brasil. O objetivo principal da categoria elétrica é aumentar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos para as novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas novas tendências da engenharia.

“O objetivo maior do conhecimento tecnológico está no processo de inovação e de introdução de novas tecnologias para sua utilização sistêmica, com fins econômicos e sociais. É essa a filosofia que a SAE BRASIL adota em suas competições estudantis, que desafiamos estudantes de engenharia à ousadia e à criatividade aplicadas aos projetos desenvolvidos por eles”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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