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 Release
23/04/2013
SAE BRASIL debate inovações tecnológicas e perspectivas para construção de rodovias

Encontro que ocorrerá em Porto Alegre, promoverá debate entre lideranças da indústria e do governo no dia 25 de abril

Os dois grandes eventos esportivos que o Brasil receberá nos próximos anos, Copa do Mundo e Olimpíada, serão responsáveis por investimentos vultosos em infraestrutura, principalmente em rodovias. Para discutir os avanços e tecnologias que este mercado demandará será realizado em Porto Alegre, o 1º Simpósio SAE BRASIL de Máquinas para a Infraestrutura da Mobilidade.

O encontro realizado pela Seção Porto Alegre da SAE BRASIL será dia 25 de abril no Centro de Eventos da FIERGS (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre (av.Assis Brasil, 8787).

O simpósio será composto pelos painéis, com os temas: “Perspectivas para ampliação e modernização da infraestrutura rodoviária”, e “Tecnologia e inovação para máquinas de construção de rodovias”. E também pela palestra “Rodovia do futuro”.

De acordo com o diretor da Seção Porto Alegre, Daniel Zacher, o encontro abordará o mercado da indústria de máquinas e equipamentos para construção de rodovias, projetos que o governo desenvolverá nos próximos anos e o que esperar das rodovias do futuro em termos de tecnologia e interatividade com o veículo.

Este encontro mostrará a tecnologia na ótica da interação da rodovia com o veículo e com o maquinário de construção. “As máquinas precisam estar de acordo com as tendências atuais, elas não podem ser obsoletas, já que queremos ter rodovias modernas”, fala Zacher.

Para Elton Antonello, chairperson do simpósio, promover um debate entre as entidades do governo que agregam as demandas de obras e os fabricantes de máquinas, ajuda a conhecer a necessidade real do mercado. “O nosso objetivo é mostrar o que as empresas produtoras têm de tecnologia para oferecer, e ao mesmo tempo, o que o mercado busca nessas empresas”, diz.

Segundo Antonello, aumentar a eficiência de máquinas de construção de rodovias e, com isso, atender às crescentes necessidades do mercado, é o diálogo que o simpósio promoverá entre os principais fabricantes desses equipamentos. “Teremos discussões em que serão debatidos os desafios, as soluções e perspectivas do setor”, explica Antonello.

Além disso, o encontro também dará oportunidade ao governo de mostrar quais serão seus projetos e planos para o futuro, já que o Brasil precisa de mais investimentos em infraestrutura. “Se não conhecermos as demandas, não poderemos adequar nossa indústria para atendê-las”, acrescenta.

Para Elton Antonello, o encontro será uma ferramenta importante para proporcionar aos profissionais do setor, plena noção do que realmente o mercado oferta e o que tem procurado. “Esperamos atingir as empresas fabricantes de equipamentos, fornecedores, entidades de classe, academia, governo e a construção civil”, enumera.

O engenheiro afirma que o mercado brasileiro voltou a engrenar e que nos próximos anos irá obter crescimento. “Tivemos alguns problemas, mas agora o crescimento foi retomado, porém para que as demandas sejam plenamente atendidas é preciso investir para disponibilizarmos máquinas modernas se quisermos projetos atualizados. Será preciso fazer uma força tarefa para que o País possa melhorar e aumentar sua oferta de rodovias”, finaliza.

Veja abaixo a programação do simpósio
13h15 - Abertura
Painel: “PERSPECTIVAS PARA AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA RODOVIÁRIA”
13h30 – Palestra: “Oportunidades para o Rio Grande do Sul alcançar uma malha rodoviária de classe mundial”, com Laércio Toralles, do DAER (Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem).
13h50 – Palestra: “Os gargalos logísticos e os novos projetos de rodovias do DNIT no Rio Grande do Sul”, com Pedro Luzardo, superintendente do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no Rio Grande do Sul.
14h10 – Palestra: “A visão das empresas de construção e manutenção de rodovias do Rio Grande do Sul para a solução dos desafios de infraestrutura no Estado”, com Nelson Sperb, presidente do SICEPOT-RS (Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral – RS).
14h30 – Palestra: “O apagão de mão de obra qualificada e as iniciativas do setor frente a este desafio”, com André Tavares, presidente do Instituto Pavimentar.
14h50 - Debate e sessão de perguntas, mediado por Armando Morilha Junior, da ANEOR (Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias).
15h55 Palestra: “Rodovia do futuro”, com Jorge Augusto Ceratti, pesquisador da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).


Painel: “TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA MÁQUINAS DE CONSTRUÇÃO DE RODOVIAS”
16h30 – Palestra: “Tecnologias de acionamento e controle de máquinas de construção de estradas”, com Tiago Gruske, engenheiro de Vendas da Bosch Rexroth.
16h55 – Palestra: “Inovações para máquinas de construção de rodovias”, com Juliano Gewehr, engenheiro de Vendas da CIBER.
17h20 – Palestra: “Novas tecnologias para pavimentação”, com Reus Rosa, gerente geral da BOMAG MARINI LA.
17h45 - Debate e sessão de perguntas, mediado por Elson Rangel, gerente de Engenharia da Odebrecht.

18h20 - Encerramento

A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de cinco mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de cinco mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por 93 países.



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A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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