Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
05/04/2013
SAE BRASIL debate inovações nos materiais veiculares em Belo Horizonte, MG

Encontro terá foco na capacidade da indústria brasileira em se adaptar às novas regras do Inovar Auto e continuar competitiva perante outros países

Para discutir quais os impactos que o novo regime automotivo trará para a indústria da mobilidade no que diz respeito à melhoria da eficiência energética e aos novos padrões de redução de emissão de CO2, a SAE BRASIL realizará dia 18 de abril o Simpósio SAE BRASIL de Materiais, na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, MG (rua Jornalista Djalma Andrade, 1.250, bairro Belvedere).

Promovido pela Seção Minas Gerais da SAE BRASIL, o encontro visa receber mais de 100 participantes e vai responder como a tecnologia de materiais poderá contribuir para o desafio de melhorar a eficiência energética dos motores.

De acordo com José Guilherme Silva, chairperson do simpósio, a necessidade de um debate aberto sobre as diferentes soluções propostas e disponíveis é muito importante, pois para usufruí-las de forma mais efetiva será preciso que sejam consideradas desde o início do projeto dos veículos. Para isso, é preciso haver tecnologia de transformação disponível no País.

“Em outras palavras, o que impede a adoção de soluções tecnologicamente avançadas relativas à redução de peso dos veículos pela indústria automotiva brasileira, não é a falta de vontade das montadoras, muito menos a inexistência de materiais ou soluções por parte de seus produtores, mas a impossibilidade de produção a custos acessíveis por falta da tecnologia necessária à produção instalada no Brasil”, explica Silva.

Para o engenheiro esse problema gera um círculo vicioso que provoca atraso tecnológico em nossos veículos, e sem o preenchimento do gap fica difícil falar em inovação. “É no momento do desenvolvimento do projeto do veículo que se descobre quais as necessidades que a indústria nacional suprirá e o que a montadora precisará trazer de outros mercados”, acrescenta.

Silva acredita que é preciso ocorrer um debate aberto e sincero sobre os reais problemas que a indústria nacional apresenta. Sem isso, dificilmente haverá grande alavancagem. “É preciso aprofundar a discussão sobre a adaptação da indústria nacional para desenvolver materiais mais eficientes e que deverão se adaptar às novas normas do mercado”, diz.

O engenheiro acrescenta ainda que o Brasil enfrenta sério problema, pois não basta apenas ter as tecnologias disponíveis, é preciso que haja parque tecnológico capaz de produzir essa tecnologia. “A demanda para esses desenvolvimentos existe, agora faltam investimentos para a indústria começar produzir”, finaliza.

“Acreditamos que os objetivos finais do desenvolvimento científico e tecnológico são pautados e delimitados pelas realidades econômica, social e política. Daí os simpósios da SAE BRASIL oferecerem oportunidades para debates técnicos conectados com as demandas da sociedade”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL

Confira a programação das palestras no site: http://www.saebrasil.org.br/regional/MG/2013/simposio-materiais/programacao.html

A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de cinco mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de cinco mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por 93 países.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – (11) 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308