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 Release
18/03/2013
Estudantes brasileiros mais uma vez vencem a SAE AeroDesign East Competition, no Texas

Universitários de engenharia de MG, RJ e SC apresentaram excelente desempenho em competição que reúne Américas e Europa

A equipe Uai Sô Fly, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sagrou-se bicampeã na SAE AeroDesign East Competition, encerrada neste domingo (17) em Fort Worth, no Estado do Texas, Estados Unidos. A aeronave da Classe Regular bateu recorde mundial da categoria ao carregar 17,2 kg, o maior peso da competição. Com o resultado, o Brasil sagra-se campeão pela sétima vez em 14 participações na Classe Regular da tradicional competição aeronáutica da SAE International.

A equipe Uai Sô Fly! é formada por nove estudantes e um piloto. Para disputar a East Competition, os estudantes construíram um avião monoplano de 3,70 m de envergadura, que pesa 3,2 kg e transporta até 18 kg de placas de aço.

Outro mérito brasileiro foi obtido pela equipe Cefast, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet MG). Também da Classe Regular, a equipe foi a terceira colocada na East Competition, atrás de equipe da Universidade da Virginia (USA). A equipe levou também o troféu de terceiro maior peso carregado com 13,3 kg. O avião mineiro mede pouco mais de 3 m de envergadura, pesa 3,5 kg e transporta cargas superiores a 15 kg. A Classe Regular reuniu 39 equipes.

Na Categoria Micro, a equipe Céu Azul, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi a terceira colocada na competição, atrás das equipes de Cincinatti e Geórgia, entre 23 equipes. A equipe brasileira apresentou o terceiro Melhor Relatório e a Melhor Relação Carga Paga x Peso Aeronave da Classe Micro. A pequena aeronave catarinense tem 1 m de envergadura, pesa 200 gramas e transporta até 800 gramas de chapas de aço.

A quarta equipe a representar o Brasil na SAE AeroDesign East Competition foi a equipe Aerorio Advanced, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Todas as equipes da categoria - total 13 - foram apenas avaliadas nos quesitos relatório e apresentação oral. A equipe PUC Rio ganhou como Melhor Relatório e ficou com a quarta colocação na classificação geral da Classe Advanced. A aeronave carioca possui 2,4 m de envergadura, 1,8 m de comprimento, pesa 3,6 kg e transporta 11,8 kg de barras cilíndricas de aço 1020.

A SAE AeroDesign East Competition teve início dia 15 com 75 equipes inscritas de instituições de ensino das Américas e Europa. Para participar, as equipes projetaram e construíram aeronaves radio controladas, capazes de transportar cargas.

As quatro equipes brasileiras ganharam o direito de representar o Brasil por conquistarem as melhores pontuações na 14ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, realizada em novembro do ano passado, em São José dos Campos, SP, com a participação de 88 equipes de 63 instituições de ensino.

BRILHANTISMO - Na SAE Aero Design East Competition, as equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações, incluindo assim sete primeiros lugares na Classe Regular, quatro primeiros lugares na Classe Avançada e um primeiro lugar na Classe Micro.

“O objetivo do conhecimento tecnológico é o processo da inovação e da introdução de novas tecnologias na prática social para sua utilização sistêmica com fins econômicos e sociais. É essa a filosofia que a SAE BRASIL adota em suas competições, que desafiam estudantes de engenharia à ousadia e à criatividade aplicada aos projetos desenvolvidos por eles”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL para o biênio 2013/2014.

REGULAMENTO - Na Classe Advanced não existem restrições geométricas às aeronaves nem ao número de motores instalados, desde que a soma das cilindradas não exceda 7.54cc (7.538cm3 ou 0.46in3). A distância máxima de decolagem é medida por um sistema eletrônico embarcado. A grande novidade da Classe Advanced no AeroDesign East em 2013 foi o desafio de lançamento de uma carga humanitária (simulando o lançamento de alimentos etc) em uma área específica. Esta carga devia ser lançada por um segundo piloto que visualiza a área de lançamento utilizando-se de sistema de visão remota instalado na aeronave de forma que seja possível lançar a carga no alvo. Nesta categoria podem participar também estudantes de pós-graduação.

Já na Classe Regular os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10cc (10cm3 ou 0,61in3). O regulamento estabelece limite para as dimensões máximas das aeronaves, que devem ser capazes de decolar em uma distância máxima delimitada de 61m (200ft).

Na Classe Micro não há restrições geométricas aos projetos nem ao número de motores, porém a equipe deve ser capaz de transportar a aeronave dentro de uma caixa comercial de 60.9 x 45.7 x 20.3cm (24 x 18 x 8in). Nessa categoria as aeronaves devem usar motores elétricos e decolar via lançamento manual ou com sistema de elásticos. Desde o Aero Design East 2011 o uso de barras de chumbo não é mais permitido. Nesse caso, a carga deve ser composta de barras metálicas (aço) ou material similar à escolha da equipe. O compartimento de carga para a Classe Micro deve possuir as dimensões mínima de 2 x 2 x 5in (5 x 5 x 12,7cm).




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