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 Release
11/03/2013
81 carros construídos por universitários do Brasil levantam poeira em Piracicaba, neste fim de semana

Novas tecnologias em conectividade, abastecimento de energia e segurança, e exemplo de empreendedorismo acompanham as 81 equipes de universitários de engenharia, que construíram carros off road para disputar a 19ª Baja SAE BRASIL-PETROBRAS. A Competição será realizada entre os dias 14 e 17 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), Piracicaba-SP.

As 81 equipes representam 68 instituições de ensino superior de 17 Estados brasileiros e Distrito Federal (DF). Em 2012 foram 71 equipes participantes.

Algumas novidades nas equipes, que testam agora os carros nas faculdades:

CONECTIVIDADE – Os veículos das equipes Poli Magnus e Poli Phantom, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli USP), possuem sistema de conectividade via internet. Com a utilização de um celular o motorista pode receber informações de sua rede social no painel do carro em movimento.

Os carros também possuem sistema de identificação do piloto. Apenas os habilitados conseguem ligar o carro, que tem armazenadas as preferências do motorista, como posição dos bancos e retrovisores. Os dois carros da Poli USP possuem câmera embarcada para aquisição de imagens, útil para testes.

ENERGIA SOLAR - Todo o sistema de eletrônica embarcada dos carros da Poli USP é alimentado por energia solar. O objetivo é economizar energia e diminuir as emissões de gases poluentes

SEGURANÇA - Participante desde 2010, a equipe ITA Baja, formada por 12 estudantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos, investiu numa tecnologia (quick-release), para soltura rápida do volante. Além de ser proporcionar mais conforto para o piloto entrar no carro, o sistema facilita a saída do veículo com rapidez em caso de acidentes.

EMPREENDEDORISMO - Estreante, a equipe Pantanal Baja MS, do Centro Universitário Anhanguera, de Campo Grande – Mato Grosso do Sul, investiu na facilidade de manutenção do sistema motor/transmissão. Toda a estrutura que sustenta o motor, a transmissão e a suspensão traseira é removível. Os parafusos foram instalados para facilitar a montagem e desmontagem do carro. Como se fosse uma empresa, a equipe visou a comercialização do sistema. Assim, os kits do sistema motor/transmissão/suspensão podem ser vendidos prontos para ser instalados na estrutura que o cliente desejar.

MENU INTERATIVO - Vice-campeã em 2012, a equipe Mangue Baja 1, da Universidade Federal de Pernambuco, investiu num menu interativo no painel, que pode ser alterado pelo piloto. O carro possui sistema de telemetria, que captura informações do carro (temperatura do óleo, nível do fluído de freio, velocidade, aceleração e espaço percorrido) em tempo real.

FAROL AUTOMÁTICO – A equipe FEI Baja 1, do Centro Universitário da FEI desenvolveu um sensor que ascende automaticamente o farol no escuro.

SENSOR DE COMBUSTÍVEL - Para evitar pane seca (falta de combustível), a equipe desenvolveu um sensor, que, por meio de uma luz que ascende no painel e no volante, avisa ao piloto que o combustível acabará em, aproximadamente, 15 minutos.

TRICAMPEÃ MUNDIAL - Na modalidade, a FEI é tricampeã mundial (2004, 2007 e 2008) nos Estados Unidos, e em 2011 comemorou o heptacampeonato nacional (2001, 2002, 2005, 2007, 2009, 2010 e 2011) em Piracicaba. A FEI é a instituição de ensino brasileira com a maior número de títulos nacionais e internacionais no gênero de veículo.

PLANTIO DE ÁRVORES - A equipe Piratas do Vale, da Unesp Guaratinguetá, plantou 50 mudas de árvores, de cinco espécies, em Paraty, Rio de Janeiro. O objetivo foi compensar a emissão de carbono gerada durante a construção e funcionamento do Baja.


Segue abaixo release com mais informações.


Se houver interesse em fazer matéria com as equipes ou se credenciar para cobrir a Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, entre em contato conosco.


Companhia de Imprensa
Juliana Santos – Juliana@companhiadeimprensa.com.br
Gabriela Duarte - gabriela@companhiadeimprensa.com.br
Telefones - 11 4435-0000 e 9.7204-1921



BAJA SAE BRASIL-PETROBRAS TERÁ 81 EQUIPES


De 14 a 17 de março, 81 equipes de estudantes de engenharia de 68 instituições de ensino participam da competição em Piracicaba (SP)


São 81 as equipes inscritas na 19ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, que representam 68 instituições de ensino superior de 17 Estados brasileiros e Distrito Federal (DF). Em 2012 foram 71 as equipes participantes de 57 universidades e 15 Estados do Brasil e DF. As provas serão realizadas de 14 a 17 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), Piracicaba-SP.

Do total de 81 equipes inscritas, 25 são paulistas. Rio de Janeiro e Minas Gerais empatam com nove cada um, seguidos pelos Estados do Rio Grande do Sul, com oito, Santa Catarina, com seis, Paraná e Paraíba, quatro, Pernambuco três, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Bahia duas, e Distrito Federal, Sergipe, Mato Grosso, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Pará (veja lista detalhada).

Provas e premiação – Entre as provas estáticas e dinâmicas estão avaliações de projeto, testes de tração, aceleração, velocidade máxima e o esperado enduro de resistência, que tem quatro horas de duração e é feito em pista de terra em condições severas.

As três universidades que alcançarem as melhores pontuações na soma geral das provas, poderão participar da Baja SAE Rochester (New York-USA, de 6 a 9 de junho de 2013) representando o Brasil.

Carros - Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de engenharia, que são orientados por professores das instituições de ensino que representam.

O programa - O Baja é o primeiro programa estudantil de capacitação organizado pela SAE BRASIL, e está entre os de maior sucesso. Nele os estudantes se organizam em equipes que, sob a orientação de um professor desenvolvem os veículos com o qual irão competir representando a sua instituição de ensino.

Além da construção do protótipo em que praticam o conhecimento adquirido em sala de aula, as equipes são responsáveis por atividades como atendimento de prazos, busca de suporte financeiro para viabilização do projeto e custeio de despesas, entre outras tarefas com as quais se defrontarão no mercado de trabalho.

“As competições estudantis da SAE BRASIL proporcionam aos futuros engenheiros a oportunidade de por em prática as teorias aprendidas nas salas de aula e, assim, desenvolver capacidades e a paixão necessárias a uma boa formação profissional”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

19ª Competição Baja SAE BRASIL–PETROBRAS
Quando – de 14 a 17 de março de 2013
Onde - Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA)
Endereço – rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP


Equipes na 19ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
81 equipes inscritas • 17 Estados mais DF • 67 instituições de ensino


CENTRO-OESTE – (3 estados – 3 equipes - 3 instituições)

Distrito Federal (2 equipes / 2 instituições)
Universidade de Brasília (UnB) – equipe Piratas do Cerrado (carro 14)

Mato Grosso (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Mato Grosso – equipe UFMT Baja SAE (carro 36)

Mato Grosso do Sul (1 equipe / 1 instituição)
Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande- equipe Pantanal Baja MS (carro 78)


NORDESTE – (7 Estados – 14 equipes – 12 instituições)

Bahia (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal da Bahia (UFBA) – equipe Carpoeira (carro 20)
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – equipe Baajatinga (carro 80)

Ceará (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Ceará (UFC) – equipe Siará (carro 51)

Paraíba (4 equipes / 3 instituições)
Universidade Federal de Campina Grande – equipe Parahybaja (carro 10)
Universidade Federal da Paraíba– equipes UFPBaja Inelutável e UFPBaja Indebelável (23-14)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – equipe Bajampa (carro 79)

Pernambuco (3 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – equipes Mangue Baja 1 e Mangue Baja 2 (carros 3 e 4)
Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli PE) – equipes Corisco Coyote (carro 46)

Rio Grande do Norte (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal Rural do Semi-Árido – equipe Cactus Baja (carro 52)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – equipe Car-Kará (carro 21)

Sergipe (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Sergipe – equipe Serbaja Nardelli (carro 58)

Maranhão (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Estadual do Maranhão – equipe Bumba Meu Baja (carro 65)

NORTE – (1 Estado – 1 equipe – 1 instituição)

Pará (1 equipe / 1 instituição)
Instituto Federal do Pará – equipe Tupinambaja (carro 67)


SUDESTE - 4 Estados - 45 equipes – 37 instituições

Grande São Paulo – (10 equipes / 7 instituições)
Escola Politécnica da Universidade de S.Paulo/USP – equipes Poli Magnus e Poli Phantom (carros 1 e 2)
Centro Universitário da FEI – equipes FEI Baja 1 e FEI Baja 2 (carros 8 e 9)
Instituto Mauá de Tecnologia – equipes Mauá 1 e Mauá 2 (carros 13 e 12)
Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec SP) – equipe Fatecnólogos (carro 37)
Fundação Armando Alvares Pentado (Faap) – equipe Baja Faap (carro 55)
Universidade Presbiteriana Mackenzie – equipe Mack Gear (carro 60)
Universidade Federal do ABC – equipe Baja UFABC (carro 69)

São Paulo / Interior – (15 equipes / 13 instituições)
Escola de Engenharia de São Carlos da USP – equipes EESC USP 1 e EESC USP 2 (carros 5 e 6)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica – equipe Ita Baja (carros 15)
Universidade Estadual Paulista / UNESP Ilha Solteira – equipe Tec-Ilha (carro 29)
Universidade Estadual Paulista/UNESP Bauru–equipes PAC Baja Unesp 1 e PAC Baja Unesp 2 (carros 30- 31)
Universidade Estadual Paulista / UNESP Guaratinguetá – equipe Piratas do Vale (carro 40)
Uniararas - Centro Universitário Hermínio Ometto – equipe Bajarara Délson (carro 45)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – equipe Unicamp Baja SAE (carro 47)
Universidade Estadual de Campinas campus Limeira (Unicamp - Limeira) – equipe Baja FCA Unicamp(carro 48)
Universidade Metodista de Piracicaba – equipe Baja Unimep (carro 56)
Universidade de Franca – equipe Baja Unifran (carro 57)
Universidade Federal de São Carlos – equipe Baja UFSCar (carro 64)
Escola de Engenharia de Piracicaba – equipe E.E.P. Baja (carro 72)
Faculdade de Sorocaba (Facens) – equipe Fase Racing (carro 81)

Minas Gerais – (9 equipes / 8 instituições)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – equipe Baja UFMG (carro 7)
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) – equipe Cefast (carro 17)
Universidade Fed. de SãoJoão Del Rei-equipes Komiketo Baja UFSJ 1 e Komiketo Baja UFSJ 2 (carros 26-27)
Universidade Federal de Viçosa – equipe UFV Baja (carro 28)
Universidade Federal de Itajubá – equipe Saci (carro 41)
Centro Universitário UNA – equipe Una Baja (carro 62)
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – equipe Espinhaço UFVJM (carro 68)
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – equipe Zebu Baja UFTM (carro 66)

Espírito Santo – (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Espírito Santo – equipe Vitória Baja (carros 16)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – equipe Sama Baja (carro 76)

Rio de Janeiro (9 equipes /7 instituições)
Universidade Federal do Rio de Janeiro – equipes Minerva Baja UFRJ 1 e Minerva Baja UFRJ 2 (carros 32-33)
Universidade Federal Fluminense – equipes Tuffão A e Tuffão B (carros 42 e 43)
Universidade Federal Fluminense – Campus Volta Redonda – equipe VR Baja (carro 49)
Instituto Politécnico da Universidade do Estado do RJ - Nova Friburgo – equipe IPRJ Baja SAE (carro 50)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – equipe SuperBaja (carro 59)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC Rio de Janeiro – equipe Reptiles PUC-RIO (carro 63)
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ) – equipe Mud Runer (carro 73)

SUL - 3 Estados - 18 equipes – 15 instituições

Santa Catarina (6 equipes / 5 instituições)
Instituto Superior Tupy – equipe Ciser Ist Baja SAE (carro 11)
Universidade Federal de Santa Catarina–equipes UFSC Puma e UFSC Jaguar (carros 34 e 35)
Universidade Federal de Santa Catarina campus Joinville – equipe Baja Cem (carro 61)
Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC – equipe Udesc Velociraptor (carro 44)
Universidade da Região de Joinville (Univille) – Equipe BajaUniville (carro 70)

Rio Grande do Sul (6 equipes / 5 instituições)
Universidade Federal de Santa Maria – equipes Bombaja/UFSM 1 e Bombaja/UFSM 2 (carros 19 e 18)
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – equipe Baja de Galpão (carro 25)
Faculdade Horizontina (Fahor) – equipe Sinuelo (carro 54)
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) – Equipe Panambaja (carro 71)
Universidade Regional Integrada - Santo Ângelo – Equipe URI Baja (carro 74)
Universidade de Passo Fundo – Equipe Mas Baja Tchê (carro 75)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – equipe Tchê (carro 77)

Paraná (4 equipes / 3 instituições)
Universidade Federal do Paraná – equipe UFPR Baja SAE (carro 22)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná–equipes Imperador UTFPR 1 e Imperador UTFPR 2(carros 38-39)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná – equipe Baja Cataratas (carro 53)



Mais informações à imprensa:
Juliana Santos – Juliana@companhiadeimprensa.com.br
Gabriela Duarte - gabriela@companhiadeimprensa.com.br
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
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A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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