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 Release
04/03/2013
Estudantes da Grande SP levam carros conectados para Baja SAE BRASIL – PETROBRAS

Estudantes de engenharia de São Paulo e do ABC construíram 10 carros para a competição, de 14 a 17 de março, em Piracicaba/SP

Carros mais interativos e conectados é a aposta dos estudantes de engenharia da Grande São Paulo que projetaram e construíram 10 protótipos off-road para a 19ª Competição Baja SAE BRASIL – PETROBRAS. Marcada para os dias 14 a 17 de março, a competição acontece no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, interior de SP.

Os estudantes representam sete instituições de ensino de São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. Ao todo, a competição reunirá 81 equipes, que somam cerca de 1,6 mil estudantes de engenharia de 17 Estados brasileiros e do Distrito Federal.

Conectividade – Vinte e seis estudantes da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli USP) levarão dois carros: Poli Magnus e Poli Phantom, campeão e 3º colocado, respectivamente, em 2012. Entre as principais inovações nos veículos está um sistema de conectividade via internet. Com a utilização de um celular o motorista pode receber informações de sua rede social no painel do carro em movimento.

Entre outras tecnologias os carros possuem sistema de identificação de usuários baseado na tecnologia RFID (Identificação por Rádio Frequência). Apenas pessoas habilitadas com etiqueta RFID conseguem ligar o carro. Além disso, podem ser criados perfis que armazenam as preferências do motorista, como posição dos bancos e retrovisores.

Os dois carros possuem câmera embarcada para aquisição de imagens, útil para testes. “Todo o sistema de eletrônica embarcada é alimentado por energia solar, o que economiza combustível e diminui emissões”, afirma Paulo Hideki Yamagata, capitão da equipe Poli Magnus.

Para garantir baixo peso os carros utilizam muito alumínio e materiais compósitos. O Phantom pesa 150 kg e o Magnus 148 kg. Ambos tracionam cargas superiores a 330 kg e atingem velocidade de 57 km/h em 100m.

A equipe Baja Faap, formada por sete universitários da Fundação Armando Álvares Penteado, aposta na construção de um carro simples para a estreia. “Construímos um veículo que seja acessível financeiramente e seguro”, comenta André Dias, estudante do 9º semestre de Engenharia Mecânica.

Na construção, a equipe apostou na robustez e baixo peso do carro, com uso de tubos leves e diminuição da gaiola. Já para garantir melhor dirigibilidade foi colocado o centro de gravidade mais próximo ao solo, o banco do piloto foi fixado no centro do veículo, para que o peso fosse distribuído de maneira uniforme. O carro, que pesa aproximadamente 180 kg e atinge 54 km/h, tem 1,45 m de altura, 1,80 de comprimento e 1,40 m de largura.

As demais equipes representantes da Grande São Paulo são: Fei Baja 1 e FEI baja 2, do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), de São Bernardo do Campo; Mauá 1 e Mauá 2, do Instituto Mauá de Tecnologia, São Caetano do Sul; Fatecnológos, da Faculdade de Tecnologia de São Paulo; Mack Gear, da Universidade Presbiteriana Mackenzie; e Baja UFABC, da Universidade Federal do ABC, de Santo André.

Carros - Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de engenharia, que são orientados por professores das instituições de ensino que representam.

O programa - O Baja é o primeiro programa estudantil de capacitação organizado pela SAE BRASIL, e está entre os de maior sucesso. Nele os estudantes se organizam em equipes que, sob a orientação de um professor desenvolvem os veículos com o qual irão competir representando a sua instituição de ensino.

Além da construção do protótipo em que praticam o conhecimento adquirido em sala de aula, as equipes são responsáveis por atividades como atendimento de prazos, busca de suporte financeiro para viabilização do projeto e custeio de despesas, entre outras tarefas com as quais se defrontarão no mercado de trabalho.

“As competições estudantis da SAE BRASIL proporcionam aos futuros engenheiros a oportunidade de por em prática as teorias aprendidas nas salas de aula e, assim, desenvolver capacidades e a paixão necessárias a uma boa formação profissional”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

19ª Competição Baja SAE BRASIL–PETROBRAS
Quando – de 14 a 17 de março de 2013
Onde - Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA)
Endereço – rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP



Equipes na 19ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
81 equipes inscritas • 17 Estados mais DF • 67 instituições de ensino

CENTRO-OESTE – (3 estados – 3 equipes - 3 instituições)

Distrito Federal (2 equipes / 2 instituições)
Universidade de Brasília (UnB) – equipe Piratas do Cerrado (carro 14)

Mato Grosso (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Mato Grosso – equipe UFMT Baja SAE (carro 36)

Mato Grosso do Sul (1 equipe / 1 instituição)
Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande- equipe Pantanal Baja MS (carro 78)


NORDESTE – (7 Estados – 14 equipes – 12 instituições)

Bahia (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal da Bahia (UFBA) – equipe Carpoeira (carro 20)
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – equipe Baajatinga (carro 80)

Ceará (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Ceará (UFC) – equipe Siará (carro 51)

Paraíba (4 equipes / 3 instituições)
Universidade Federal de Campina Grande – equipe Parahybaja (carro 10)
Universidade Federal da Paraíba– equipes UFPBaja Inelutável e UFPBaja Indebelável (23-14)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – equipe Bajampa (carro 79)

Pernambuco (3 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – equipes Mangue Baja 1 e Mangue Baja 2 (carros 3 e 4)
Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli PE) – equipes Corisco Coyote (carro 46)

Rio Grande do Norte (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal Rural do Semi-Árido – equipe Cactus Baja (carro 52)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – equipe Car-Kará (carro 21)

Sergipe (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Sergipe – equipe Serbaja Nardelli (carro 58)

Maranhão (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Estadual do Maranhão – equipe Bumba Meu Baja (carro 65)

NORTE (1 equipe / 1 instituição)

Pará (1 equipe / 1 instituição)
Instituto Federal do Pará – equipe Tupinambaja (carro 67)


SUDESTE - 4 Estados - 45 equipes – 37 instituições

Grande São Paulo – (10 equipes / 7 instituições)
Escola Politécnica da Universidade de S.Paulo/USP – equipes Poli Magnus e Poli Phantom (carros 1 e 2)
Centro Universitário da FEI – equipes FEI Baja 1 e FEI Baja 2 (carros 8 e 9)
Instituto Mauá de Tecnologia – equipes Mauá 1 e Mauá 2 (carros 13 e 12)
Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec SP) – equipe Fatecnólogos (carro 37)
Fundação Armando Alvares Pentado (Faap) – equipe Baja Faap (carro 55)
Universidade Presbiteriana Mackenzie – equipe Mack Gear (carro 60)
Universidade Federal do ABC – equipe Baja UFABC (carro 69)

São Paulo / Interior – (15 equipes / 13 instituições)
Escola de Engenharia de São Carlos da USP – equipes EESC USP 1 e EESC USP 2 (carros 5 e 6)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica – equipe Ita Baja (carros 15)
Universidade Estadual Paulista / UNESP Ilha Solteira – equipe Tec-Ilha (carro 29)
Universidade Estadual Paulista/UNESP Bauru–equipes PAC Baja Unesp 1 e PAC Baja Unesp 2 (carros 30- 31)
Universidade Estadual Paulista / UNESP Guaratinguetá – equipe Piratas do Vale (carro 40)
Uniararas - Centro Universitário Hermínio Ometto – equipe Bajarara Délson (carro 45)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – equipe Unicamp Baja SAE (carro 47)
Universidade Estadual de Campinas campus Limeira (Unicamp - Limeira) – equipe Baja FCA Unicamp(carro 48)
Universidade Metodista de Piracicaba – equipe Baja Unimep (carro 56)
Universidade de Franca – equipe Baja Unifran (carro 57)
Universidade Federal de São Carlos – equipe Baja UFSCar (carro 64)
Escola de Engenharia de Piracicaba – equipe E.E.P. Baja (carro 72)
Faculdade de Sorocaba (Facens) – equipe Fase Racing (carro 81)

Minas Gerais – (9 equipes / 8 instituições)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – equipe Baja UFMG (carro 7)
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) – equipe Cefast (carro 17)
Universidade Fed. de SãoJoão Del Rei-equipes Komiketo Baja UFSJ 1 e Komiketo Baja UFSJ 2 (carros 26-27)
Universidade Federal de Viçosa – equipe UFV Baja (carro 28)
Universidade Federal de Itajubá – equipe Saci (carro 41)
Centro Universitário UNA – equipe Una Baja (carro 62)
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – equipe Espinhaço UFVJM (carro 68)
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – equipe Zebu Baja UFTM (carro 66)

Espírito Santo – (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Espírito Santo – equipe Vitória Baja (carros 16)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – equipe Sama Baja (carro 76)

Rio de Janeiro (9 equipes /7 instituições)
Universidade Federal do Rio de Janeiro – equipes Minerva Baja UFRJ 1 e Minerva Baja UFRJ 2 (carros 32-33)
Universidade Federal Fluminense – equipes Tuffão A e Tuffão B (carros 42 e 43)
Universidade Federal Fluminense – Campus Volta Redonda – equipe VR Baja (carro 49)
Instituto Politécnico da Universidade do Estado do RJ - Nova Friburgo – equipe IPRJ Baja SAE (carro 50)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – equipe SuperBaja (carro 59)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC Rio de Janeiro – equipe Reptiles PUC-RIO (carro 63)
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ) – equipe Mud Runer (carro 73)

SUL - 3 Estados - 18 equipes – 15 instituições

Santa Catarina (6 equipes / 5 instituições)
Instituto Superior Tupy – equipe Ciser Ist Baja SAE (carro 11)
Universidade Federal de Santa Catarina–equipes UFSC Puma e UFSC Jaguar (carros 34 e 35)
Universidade Federal de Santa Catarina campus Joinville – equipe Baja Cem (carro 61)
Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC – equipe Udesc Velociraptor (carro 44)
Universidade da Região de Joinville (Univille) – Equipe BajaUniville (carro 70)

Rio Grande do Sul (6 equipes / 5 instituições)
Universidade Federal de Santa Maria – equipes Bombaja/UFSM 1 e Bombaja/UFSM 2 (carros 19 e 18)
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – equipe Baja de Galpão (carro 25)
Faculdade Horizontina (Fahor) – equipe Sinuelo (carro 54)
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) – Equipe Panambaja (carro 71)
Universidade Regional Integrada - Santo Ângelo – Equipe URI Baja (carro 74)
Universidade de Passo Fundo – Equipe Mas Baja Tchê (carro 75)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – equipe Tchê (carro 77)

Paraná (4 equipes / 3 instituições)
Universidade Federal do Paraná – equipe UFPR Baja SAE (carro 22)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná–equipes Imperador UTFPR 1 e Imperador UTFPR 2(carros 38-39)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná – equipe Baja Cataratas (carro 53)



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Telefones (11) 4435-0000 – 9.7204-1921

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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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