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 Release
04/03/2013
Estudantes de MG, RJ e ES constroem carros mais confortáveis para a Baja SAE BRASIL – PETROBRAS

Estudantes construíram 20 carros off-road que serão avaliados por engenheiros da indústria durante a competição, de 14 a 17 de março, em Piracicaba/SP

Aliar segurança, robustez e conforto de um carro off-road é o objetivo de cerca de 200 universitários de engenharia de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, que projetaram e construíram 20 carros para participar da 19ª Competição Baja SAE BRASIL – PETROBRAS. A competição será realizada de 14 a 17 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, São Paulo.

Minas Gerais e Rio de Janeiro serão representados por nove equipes cada. Ao todo, a competição reunirá 81 equipes, que somam cerca de 1,6 mil estudantes de engenharia, de 68 instituições de ensino, de 17 Estados brasileiros e do Distrito Federal.

Espírito Santo – As equipes do Espírito Santo somam aproximadamente 40 alunos que representam as equipes Sama Baja, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; e Vitória Baja, da Universidade Federal do Espírito Santo.

A Vitória Baja desenvolveu um projeto de direção, com otimização no posicionamento e estrutura da caixa de direção. “As mudanças deixaram o carro mais confortável e ágil nas curvas”, comenta Giovanni Milli, capitão da equipe, aluno do 5º período do curso de Engenharia Mecânica.

A equipe aposta também na utilização de peças em alumínio e fibra de carbono. O protótipo, que pesa atualmente 182 kg, está 9 kg mais leve do que o projeto apresentado em 2012 e atinge velocidade de 62 km/h.

Rio de Janeiro – Outra equipe que investe em conforto é a VR Baja, composta por 22 alunos da Universidade Federal Fluminense, campus Volta Redonda. A equipe, participante desde 2007, aplicou tubos de alta resistência e paredes mais finas na parte estrutural do carro e nos componentes da suspensão, para ganhar leveza, conforto e segurança. A equipe também modificou a geometria de direção e suspensão, atualmente tipo Duplo A de braços desiguais na dianteira e Semi Trailing Arm na traseira.

“O posicionamento do volante melhorou a ergonomia do piloto, além de tornar o carro mais leve para enfrentar o terreno acidentado”, afirma o capitão da equipe, Denis Peixoto, do 7º período do curso de Engenharia Mecância. O carro pesa 220 Kg e atinge aproximadamente 49 km/h.

O Rio de Janeiro tem mais oito equipes inscritas: Minerva Baja UFRJ 1 e Minerva Baja UFRJ 2, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Tuffão A e Tuffão B, da Universidade Federal Fluminense; IPRJ Baja SAE, do Instituto Politécnico da Universidade do Estado do RJ (Nova Friburgo); SuperBaja, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Reptiles PUC-RIO, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC Rio de Janeiro; e Mud Runer, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ)

Minas Gerais – Em Minas, a equipe Saci, formada por 15 estudantes da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), projetou a própria suspensão. Para garantir conforto e alto desempenho durante as provas, os estudantes utilizam amortecedor de 300 mm de curso total, adequado à suspensão. “Também para deixar o carro mais confortável optamos pelo uso de câmbio CVT, que substitui a troca de marchas manual e a partida do motor estendida para dentro do cockpit”, explica Paulo Cesar Romera Junior, capitão da equipe, que em 2012 conquistou a 38ª posição.

As demais equipes de Minas Gerais são a Baja UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Cefast, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG); equipes Komiketo Baja UFSJ 1 e Komiketo Baja UFSJ 2, da Universidade Fed. de São João Del Rei; UFV Baja, da Universidade Federal de Viçosa; Una Baja, do Centro Universitário UNA; Espinhaço UFVJM, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); e Zebu Baja UFTM, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Carros - Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de engenharia, que são orientados por professores das instituições de ensino que representam.

O programa - O Baja é o primeiro programa estudantil de capacitação organizado pela SAE BRASIL, e está entre os de maior sucesso. Nele os estudantes se organizam em equipes que, sob a orientação de um professor desenvolvem os veículos com o qual irão competir representando a sua instituição de ensino.

Além da construção do protótipo em que praticam o conhecimento adquirido em sala de aula, as equipes são responsáveis por atividades como atendimento de prazos, busca de suporte financeiro para viabilização do projeto e custeio de despesas, entre outras tarefas com as quais se defrontarão no mercado de trabalho.

“As competições estudantis da SAE BRASIL proporcionam aos futuros engenheiros a oportunidade de praticar as teorias aprendidas na universidade e assim desenvolver capacidades e a paixão necessárias a uma formação profissional mais completa”, diz Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL 2013/2014.

19ª Competição Baja SAE BRASIL–PETROBRAS
Quando – de 14 a 17 de março de 2013
Onde - ECPA- rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP


Equipes na 19ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
81 equipes inscritas • 17 Estados mais DF • 67 instituições de ensino


CENTRO-OESTE – (3 estados – 3 equipes - 3 instituições)

Distrito Federal (2 equipes / 2 instituições)
Universidade de Brasília (UnB) – equipe Piratas do Cerrado (carro 14)

Mato Grosso (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Mato Grosso – equipe UFMT Baja SAE (carro 36)

Mato Grosso do Sul (1 equipe / 1 instituição)
Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande- equipe Pantanal Baja MS (carro 78)


NORDESTE – (7 Estados – 14 equipes – 12 instituições)

Bahia (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal da Bahia (UFBA) – equipe Carpoeira (carro 20)
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – equipe Baajatinga (carro 80)

Ceará (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Ceará (UFC) – equipe Siará (carro 51)

Paraíba (4 equipes / 3 instituições)
Universidade Federal de Campina Grande – equipe Parahybaja (carro 10)
Universidade Federal da Paraíba– equipes UFPBaja Inelutável e UFPBaja Indebelável (23-14)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – equipe Bajampa (carro 79)

Pernambuco (3 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – equipes Mangue Baja 1 e Mangue Baja 2 (carros 3 e 4)
Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli PE) – equipes Corisco Coyote (carro 46)

Rio Grande do Norte (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal Rural do Semi-Árido – equipe Cactus Baja (carro 52)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – equipe Car-Kará (carro 21)

Sergipe (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Sergipe – equipe Serbaja Nardelli (carro 58)

Maranhão (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Estadual do Maranhão – equipe Bumba Meu Baja (carro 65)

NORTE – (1 Estado – 1 equipe – 1 instituição)

Pará (1 equipe / 1 instituição)
Instituto Federal do Pará – equipe Tupinambaja (carro 67)











SUDESTE - 4 Estados - 45 equipes – 37 instituições

Grande São Paulo – (10 equipes / 7 instituições)
Escola Politécnica da Universidade de S.Paulo/USP – equipes Poli Magnus e Poli Phantom (carros 1 e 2)
Centro Universitário da FEI – equipes FEI Baja 1 e FEI Baja 2 (carros 8 e 9)
Instituto Mauá de Tecnologia – equipes Mauá 1 e Mauá 2 (carros 13 e 12)
Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec SP) – equipe Fatecnólogos (carro 37)
Fundação Armando Alvares Pentado (Faap) – equipe Baja Faap (carro 55)
Universidade Presbiteriana Mackenzie – equipe Mack Gear (carro 60)
Universidade Federal do ABC – equipe Baja UFABC (carro 69)

São Paulo / Interior – (15 equipes / 13 instituições)
Escola de Engenharia de São Carlos da USP – equipes EESC USP 1 e EESC USP 2 (carros 5 e 6)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica – equipe Ita Baja (carros 15)
Universidade Estadual Paulista / UNESP Ilha Solteira – equipe Tec-Ilha (carro 29)
Universidade Estadual Paulista/UNESP Bauru–equipes PAC Baja Unesp 1 e PAC Baja Unesp 2 (carros 30- 31)
Universidade Estadual Paulista / UNESP Guaratinguetá – equipe Piratas do Vale (carro 40)
Uniararas - Centro Universitário Hermínio Ometto – equipe Bajarara Délson (carro 45)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – equipe Unicamp Baja SAE (carro 47)
Universidade Estadual de Campinas campus Limeira (Unicamp - Limeira) – equipe Baja FCA Unicamp(carro 48)
Universidade Metodista de Piracicaba – equipe Baja Unimep (carro 56)
Universidade de Franca – equipe Baja Unifran (carro 57)
Universidade Federal de São Carlos – equipe Baja UFSCar (carro 64)
Escola de Engenharia de Piracicaba – equipe E.E.P. Baja (carro 72)
Faculdade de Sorocaba (Facens) – equipe Fase Racing (carro 81)

Minas Gerais – (9 equipes / 8 instituições)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – equipe Baja UFMG (carro 7)
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) – equipe Cefast (carro 17)
Universidade Fed. de SãoJoão Del Rei-equipes Komiketo Baja UFSJ 1 e Komiketo Baja UFSJ 2 (carros 26-27)
Universidade Federal de Viçosa – equipe UFV Baja (carro 28)
Universidade Federal de Itajubá – equipe Saci (carro 41)
Centro Universitário UNA – equipe Una Baja (carro 62)
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – equipe Espinhaço UFVJM (carro 68)
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – equipe Zebu Baja UFTM (carro 66)

Espírito Santo – (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Espírito Santo – equipe Vitória Baja (carros 16)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – equipe Sama Baja (carro 76)

Rio de Janeiro (9 equipes /7 instituições)
Universidade Federal do Rio de Janeiro – equipes Minerva Baja UFRJ 1 e Minerva Baja UFRJ 2 (carros 32-33)
Universidade Federal Fluminense – equipes Tuffão A e Tuffão B (carros 42 e 43)
Universidade Federal Fluminense – Campus Volta Redonda – equipe VR Baja (carro 49)
Instituto Politécnico da Universidade do Estado do RJ - Nova Friburgo – equipe IPRJ Baja SAE (carro 50)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – equipe SuperBaja (carro 59)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC Rio de Janeiro – equipe Reptiles PUC-RIO (carro 63)
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ) – equipe Mud Runer (carro 73)

SUL - 3 Estados - 18 equipes – 15 instituições

Santa Catarina (6 equipes / 5 instituições)
Instituto Superior Tupy – equipe Ciser Ist Baja SAE (carro 11)
Universidade Federal de Santa Catarina–equipes UFSC Puma e UFSC Jaguar (carros 34 e 35)
Universidade Federal de Santa Catarina campus Joinville – equipe Baja Cem (carro 61)
Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC – equipe Udesc Velociraptor (carro 44)
Universidade da Região de Joinville (Univille) – Equipe BajaUniville (carro 70)

Rio Grande do Sul (6 equipes / 5 instituições)
Universidade Federal de Santa Maria – equipes Bombaja/UFSM 1 e Bombaja/UFSM 2 (carros 19 e 18)
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – equipe Baja de Galpão (carro 25)
Faculdade Horizontina (Fahor) – equipe Sinuelo (carro 54)
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) – Equipe Panambaja (carro 71)
Universidade Regional Integrada - Santo Ângelo – Equipe URI Baja (carro 74)
Universidade de Passo Fundo – Equipe Mas Baja Tchê (carro 75)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – equipe Tchê (carro 77)

Paraná (4 equipes / 3 instituições)
Universidade Federal do Paraná – equipe UFPR Baja SAE (carro 22)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná–equipes Imperador UTFPR 1 e Imperador UTFPR 2(carros 38-39)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná – equipe Baja Cataratas (carro 53)



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A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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