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 Release
12/03/2013
SAE BRASIL discute as inovações na dinâmica veicular em Sorocaba, (SP)

Encontro é voltado aos profissionais de toda a cadeia da engenharia da mobilidade ligados a dinâmica veicular

Discutir as inovações que a indústria da mobilidade desenvolve e promover as novas tecnologias para o mercado de dinâmica veicular são os objetivos do 3º Simpósio SAE BRASIL de Dinâmica Veicular, que será realizado dia 13 de março, no Parque Tecnológico de Sorocaba, SP (av. Itavuvu, 11.777, Sorocaba).

O encontro que é promovido pelas seções São Carlos/Piracicaba e Campinas e conta com o apoio do Parque Tecnológico de Sorocaba e da Prefeitura Municipal de Sorocaba irá discutir temas relevantes para a indústria nacional, como o Inovar-Auto e a navegação autônoma. “Queremos compartilhar com toda a comunidade da engenharia os conhecimentos e oportunidades que o mercado desenvolve visando o crescimento da indústria nacional”, comenta Argemiro Costa, chairman do simpósio.

Segundo o engenheiro o novo regime automotivo tem como meta a redução de combustível e o aumento de investimentos em P&D, fatores que irão afetar toda a área de engenharia de montadoras e autopeças. “Para a SAE BRASIL esse simpósio é uma ótima oportunidade para discutir o que será preciso fazer para adequar o mercado a essas exigências”, complementa.

Para Costa a expertise em dinâmica veicular no Brasil cresce a cada ano, o que demonstra a preparação tecnológica da nossa indústria em curso, para absorver as demandas que virão com o novo regime. “Nosso País é um relevante mercado consumidor e produtor, e para que possa se manter competitivo perante aos demais é muito importante que passe a desenvolver, cada vez mais, tecnologias localmente”, explica.

O engenheiro comenta que as empresas instaladas no Brasil estão investindo pesado na formação de equipes para P&D e em novos centros de pesquisa e campos de prova. “Esses investimentos deixarão o País mais competitivo e cada vez mais capaz de ser desenvolvedor de tecnologias e produtos globais”, completa.

Conteúdo – A programação do simpósio conta com dois painéis temáticos: ‘Dinâmica veicular e Inovar-Auto - desafios e oportunidades’ e ‘O programa de etiquetagem do pneu e redução de consumo de combustível’.

Serão, ainda, ministradas sete palestras técnicas sobre dinâmica veicular. “Os participantes terão acesso a conteúdos atualizados além poderem fazer contato com pesquisadores e engenheiros que são referência do setor”, comenta Costa.

”Acreditamos que os objetivos finais do desenvolvimento científico e tecnológico são pautados e delimitados pelas realidades econômica, social e política. Daí os simpósios da SAE BRASIL oferecerem oportunidades para debates técnicos conectados com as demandas da sociedade”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

As seções regionais da SAE BRASIL São Carlos/Piracicaba e Campinas são dois pólos vocacionados na área de dinâmica veicular, onde se concentram três das maiores universidades com cursos dedicados à matéria (a UFSCar/Universidade Federal de São Carlos, Escola de Engenharia de São Carlos da USP e a Unicamp/Universidade Estadual de Campinas), além de vários campos de provas em que as empresas realizam seus testes.

Programação
8h45 -Cerimônia de abertura com Argemiro Costa, chairman do encontro.
9h - Painel: “DINÂMICA VEICULAR E INOVAR-AUTO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES”
Moderador: Valter Pieracciani – diretor da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas
Tema: “Novo regime automotivo (Inovar - Auto) e seu impacto na área de pesquisa e desenvolvimento na área de dinâmica”, palestrante: Valter Pieracciani – diretor da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas.
Tema: “Métricas de dinâmica vertical: como otimizar o conforto veicular para seu cliente?”
Palestrantes: Cláudio Fernandes, gerente de produto e Rômulo Castro, coordenador de Dinâmica Veicular da PSA.
Tema: “Soluções para redução de massa dos veículos”, com Jesse Paegle, R&D Mercosul Manager da Gestamp.
Tema: “Motores três cilindros: tendências e seus impactos na dinâmica vertical”
Palestrante: Roberto Moringa P/T NVH Spv&TS (Powertrain Controls, Calibration and NVH) da Ford.
Debates


10h30 - Palestra técnica: "Desafios para a navegação autônoma", com Arthur de Miranda Neto, professor da UNICAMP.
11h35 - Palestra técnica: "Utilização de simulações de dinâmica em aplicação de amortecedor com resposta de frequência", com João Franco, diretor da Improvement e Vinícius Serrano, engenheiro da Magneti Marelli – Cofap.
12h10 - Palestra técnica: "Redução de peso em veículos pesados x Estabilidade do veículo - mudança de velocidade crítica", com Claudio Crivelaro, (Product Development/Technology) da Metalsa.

13h55 - Painel: “O PROGRAMA DE ETIQUETAGEM DO PNEU E REDUÇÃO DE CONSUMO DE COMBUSTÍVEL”
Moderador e apresentador: Roberto Falkenstein, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli.
Tema: “Como é o projeto da banda de rodagem (frenagem no molhado, ruído)”
Palestrante: Argemiro Costa, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Pirelli.
Tema: “Efeito do aumento da pressão de inflação dos pneus em consumo, dinâmica veicular e frenagem”
Palestrante: Antônio Seta, gerente geral de desenvolvimento do produto da Bridgestone.


15h - Palestra técnica: “Avaliação dinâmica de um reboque de arrasto inovador com freio eletromagnético em testes on-road de caminhões”, com Haraldo Rehder, consultor da Rehder Consultoria.
16h05 - Palestra técnica: “Caminhão híbrido para o Brasil”, com Rodrigo Chaves, diretor de Engenharia de Desenvolvimento do Produto da MAN Latin America.
16h40 - Palestra técnica: “Active safety assessment electronic stability and dynamic handling test methods”, com Raúl Saez, Product Manager, Durability da Applus IDIADA.
17h15 - Palestra de Encerramento: “Simulação em tempo real e otimização paramétrica aplicadas a veículos de competição: O caso BMW Team Brasil”, com Jean Tavares Horcaio da BMW Team Brasil / ESSS / Multicorpos.

A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de cinco mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de cinco mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por 93 países.



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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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