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 Release
04/02/2013
Qualificação de empresas do aftermarket: o primeiro passo para a certificação

José Palacio*

Quando o consumidor busca um serviço automotivo, a qualidade é um dos fatores decisivos. Afinal, este é um setor em que o ‘boca-a-boca’ é uma das formas mais efetivas de propaganda. Mas, e quando não há um conhecido para indicar uma boa oficina?

É neste sentido que entra a Certificação IQA – Instituto da Qualidade Automotiva funciona, uma vez que o IQA é um organismo de referência em qualidade no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor.

Assim, as oficinas e centros de reparos automotivos que contam com o Certificado IQA oferecem ao consumidor garantias de qualidade no reparo do veículo, atestadas por uma instituição independente e especializada.

Para conquistar o certificado, a empresa é avaliada e auditada por profissionais experientes, que verificam desde a organização do negócio até a forma de atendimento aos clientes, considerando instalações, ferramentas e equipamentos, e também conhecimento dos técnicos de manutenção automotiva.

Diariamente visitamos centros de reparação e lojas de autopeças (atacado e varejo) e nos quase 18 anos de experiência que adquirimos desde a fundação do IQA, em 1995, notamos que as empresas passam por diversas fases, geralmente com início humilde e, à medida que ganham experiência e tempo de mercado, evoluem, crescem e se estabilizam.

Em muitas ocasiões, verificamos que o empresário enxerga a certificação como um objetivo quase inatingível, que exige um grande esforço humano e financeiro, pois se espelham em exemplos que estão, há anos, inseridos nos conceitos do aperfeiçoamento contínuo, um dos fatores chaves para a certificação.

Assim iniciamos uma nova modalidade que chamamos de Qualificação. Na prática, trata-se de uma etapa anterior à certificação, em que os itens de capital humano são mais importantes, ficando a infraestrutura e equipamentos em segundo plano e numa escala de exigência menor.

Esta estratégia permite a formação de empresas enxutas e eficientes desde o berço, e reforça os conceitos da certificação, que passa a ser automática no momento em que o empreendimento evolui.

Existem diferenças nítidas entre empresas que nascem sob conceitos da qualidade assegurada para outras que as adotam somente quando chegam à maturidade ou já iniciaram este processo.

As principais são o tempo e o custo. Quem já nasce com um conceito preestabelecido, não precisa parar para aprender algo novo, e isso é sinônimo de agilidade e economia. Assim, mesmo que a sua empresa é pequena e iniciante no mercado, é possível começar desde já a investir no processo de certificação, com auditorias de Qualificação.

São procedimentos realizados no período de validade de um ano, com possibilidade de renovação para mais um ano (sendo 2 anos no máximo), e após este período a certificação se torna quase que automática, dependendo da evolução da empresa.

Outra boa notícia é que o processo de Qualificação é também possível realizar em grupos, uma prática que muitas empresas de reparação automotiva e distribuição de autopeças têm utilizado para ganhar competitividade, pois conseguem reduzir custos ao efetuarem juntos procedimentos que individualmente seriam muito onerosos.

*José Palacio é coordenador de Serviços Automotivos do IQA - Instituto da Qualidade Automotiva



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br 11.4435-0000
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br 11.7672-7107

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