Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
15/01/2013
Yakult inaugura nova unidade no complexo industrial de Lorena

Brasil tem a única fábrica da companhia no mundo a fabricar, em uma única planta industrial, toda a linha de produtos

Com investimentos da ordem de R$ 40 milhões, a Yakult do Brasil, filial da multinacional japonesa Yakult Honsha – líder no segmento de leite fermentado em todo o mundo – inaugurou neste sábado (12) a Fábrica 3 do Complexo Industrial de Lorena, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. A nova planta industrial, de aproximadamente 11 mil m2 de área construída, será destinada à produção da sobremesa láctea fermentada Sofyl e dos alimentos adicionados de nutrientes essenciais enriquecidos de vitaminas Taffman-EX e Hiline F, que eram fabricados na unidade de São Bernardo do Campo. Com a ampliação, o Complexo Industrial totaliza 35 mil m2 de área construída, instalado em área total de 440 mil m2.

Na cerimônia de inauguração, o diretor presidente da Yakult do Brasil, Ichiro Amano, lembrou que a transferência das linhas de produção de São Bernardo do Campo para Lorena ocorre principalmente porque a fábrica do ABC paulista – a primeira a ser inaugurada pela companhia no Brasil, em 1968 – está instalada em área de proteção ambiental que não permite ampliações. "Queremos gerar empregos e preservar o meio ambiente", reiterou. A Yakult pretende transformar a fábrica de São Bernardo do Campo em uma unidade de armazenamento de produtos, que poderá ser utilizada pela própria companhia ou por outras empresas.

O diretor superintendente da Yakult Honsha, Chizuka Kai, ressaltou que, com a transferência das linhas, a fábrica brasileira da Yakult será a única da organização no mundo a produzir toda a linha de produtos em uma única planta fabril, o que servirá de modelo para outras unidades ao redor do planeta. "Não é fácil administrar um complexo industrial deste porte, mas tenho absoluta certeza que o conhecimento acumulado ao longo desses 45 anos contribuirá para que a Yakult continue entregando produtos da mais alta qualidade aos consumidores brasileiros", enfatizou.

Em Lorena trabalham aproximadamente 300 funcionários e, com a nova linha, 40 novos postos de trabalho deverão ser criados. “Uma boa parte dos funcionários deverá ser transferida de São Bernardo do Campo para Lorena, e aqueles que não tiverem interesse em mudar de cidade poderão ser contratados pela nova empresa de armazenamento. Não queremos que a transferência da produção gere desemprego”, afirma o presidente.

Também estiveram presentes na inauguração o vice-presidente executivo da Yakult Honsha, Yoshihiro Kawabata; o presidente da Yakult México, Tooru Ogawa; o diretor superintendente da empresa Matsusho (acionista da Yakult), Hirotsugu Kugimoto; o cônsul geral do Japão no Brasil, Noriteru Fukushima; o presidente da Investe São Paulo, Hanz Alcis Schaeffer Niemann; o diretor superintendente técnico da Construtora Toda do Brasil (responsável pela obra), Vanderlei Roasio; o deputado estadual de São Bernardo do Campo, Orlando Morando; o prefeito de Lorena, Fábio Marcondes; e vereadores de Lorena e Guaratinguetá, funcionários da Yakult do Brasil e convidados. Para simbolizar a inauguração foi plantada uma muda de pau-brasil na entrada da planta industrial.

A unidade brasileira da Yakult está entre as sete filiais mais importantes da organização – que está presente em 31 países – e chegou ao Brasil em 1966, dando início à produção do leite fermentado em 1968 na fábrica de São Bernardo do Campo. No País, a empresa possui linha de produtos composta de Leite Fermentado Yakult e Yakult 40, sobremesa láctea fermentada Sofyl – os três com os exclusivos probióticos Lactobacillus casei Shirota –, bebida à base de extrato de soja Tonyu, bebida láctea Yodel, Suco de Maçã e alimentos adicionados de nutrientes essenciais Hiline F e Taffman-EX.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br

Juliana Santos – Juliana@companhiadeimprensa.com.br

Telefones – (11) 4435-0000 – 9.7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O Leite Fermentado Yakult completa 84 anos em 2019 e é o carro-chefe da empresa. Desde que o médico Minoru Shirota criou o Leite Fermentado com o exclusivo Lactobacillus casei Shirota, em 1935, e fundou a Yakult, em 1955, a empresa sempre teve grande preocupação em desenvolver alimentos que beneficiem a saúde das pessoas. Por isso, mantém o Instituto Central Yakult, em Kunitachi, Tóquio, no Japão, que realiza inúmeros estudos relacionados ao intestino humano.

Nos 40 países e regiões em que está presente, a Yakult possui aproximadamente 80 mil comerciantes autônomas (conhecidas como Yakult Ladies) -- 35 mil no Japão e 47 mil em 12 outros países, incluindo o Brasil -- que levam os produtos de porta a porta para milhões de consumidores, mesmo nos locais mais distantes. No mundo, mais de 40 milhões de pessoas consomem Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota diariamente (resultado de 2018). A fábrica brasileira, localizada em Lorena, produz média de 2 milhões de frascos de Leite Fermentado Yakult e é uma das mais modernas da companhia no mundo.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308