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 Release
27/11/2012
Estudantes do Sul constroem carros mais leves para a 9ª Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS

Universitários do Paraná, Rio Grande do Sul e de Santa Catarina participam com cinco carros da competição, de 30 de novembro a 2 de dezembro, em Piracicaba/SP

Estudantes de engenharia de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná optaram por novos materiais e redução do tamanho da estrutura para obter carros mais leves para a disputa da 9ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, que será realizada entre os dias 30 de novembro a 2 de dezembro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, interior paulista.

Este ano a competição lança a categoria de carros elétricos, disputada por três equipes de São Paulo e uma de Minas Gerais. Na tradicional categoria de carros com motores movidos a combustão, são 27 as equipes inscritas (22 em 2011). Ao todo somam 31 equipes com 600 universitários de 27 instituições de ensino superior do Brasil, vindos das regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste.

A região Sul será representada por cinco equipes: Imperador UTFPR, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; RS Racing Team, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Fórmula UFSM, da Universidade Federal de Santa Maria; Fórmula UFSC, da Universidade Federal de Santa Catarina; e Fórmula Cem, da Universidade Federal de Santa Catarina campus Joinville.

Paraná – Formada por 20 estudantes a Imperador UTFPR empregou peças em alumínio e materiais compósitos, como fibra de carbono e fibra de vidro, com o que reduziu em 20% o peso do carro em relação ao do ano passado – o veículo atual pesa 190 kg e atinge velocidade máxima de 115 km/h. O projeto usa transmissão automática do tipo CVT (Transmissão Continuamente Variável), que torna a condução mais fácil e confortável.

“Nosso objetivo nessa prova é adquirir conhecimento na área automotiva, na seleção de materiais e na escolha de processo de fabricação”, afirma o capitão Heitor Nogarolli Cordeiro, que espera ficar entre as oito melhores equipes da competição. No ano passado a Imperador UTFPR conquistou a 12ª posição entre 22 carros participantes.

Santa Catarina – A equipe Fórmula Cem, composta por 18 estudantes do campus Joinville da UFSC, diminuiu a estrutura do projeto e conseguiu um carro 20% mais leve em relação ao apresentado em 2011. O veículo tem cerca de 250 kg e atinge velocidade máxima de 110 km/h. “Nosso carro é simples, mas eficiente. Esperamos completar todas as provas da competição”, diz o capitão da equipe Guilherme Cordova, estudante de Engenharia da Mobilidade. Em 2011 a equipe ficou em 20º lugar.

Rio Grande do Sul – A gaúcha RS Race Team, construiu um carro de 175 kg e que atinge velocidade de até 160 km/h. O protótipo está 40 cm menor e 50 kg mais leve em relação ao do ano passado, com aplicação peças de fibra de carbono. Para aumentar a eficiência do motor e diminuir o consumo de combustível, a equipe optou pela injeção eletrônica ProTune, de alto nível, capaz de controlar com segurança todos os sistemas eletrônicos do carro. “Desejamos um lugar no pódio”, diz Thiago Fernandes de Oliveira, capitão da equipe composta por 20 estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

AVALIAÇÃO - Em Piracicaba, os carros serão avaliados por especialistas da indústria da mobilidade, desde a concepção técnica (projeto, relatórios de engenharia e inspeção técnica de segurança) até viabilidade comercial (relatório de custos e apresentação do produto) e também em provas dinâmicas. No domingo, acontecerá a prova mais difícil: o enduro de resistência de 22 km, numa pista travada, que exige muito dos carros e pilotos.

Ao final da competição duas das equipes da Categoria Combustão e uma da estreante Categoria Elétrica que obtiverem as melhores pontuações na soma geral das provas poderão representar o Brasil nas competições da SAE INTERNATIONAL, em 2013, nos Estados Unidos: na Categoria Combustão, a primeira colocada poderá participar da Fórmula SAE Michigan, e a segunda colocada, da Fórmula SAE Lincoln, em Nebraska, onde a Categoria Elétrica fará sua estreia nas competições da SAE INTERNATIONAL no próximo ano.

ESPECIALIZAÇÃO - Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de 4 tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. Já os elétricos devem ser tracionados com motores elétricos alimentados a partir de baterias de até 600 volts. A construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br -, que exige das equipes (com até 20 integrantes) especialização nos variados sistemas que compõem um carro desse tipo, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.

Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA, e, desde então, são projetados por equipes de estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE INTERNATIONAL e sob a orientação de um professor.

As competições de carros Fórmula SAE Combustão são realizadas também na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com objetivo de fomentar nos estudantes de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho. Já a categoria Elétrica faz parte das competições dos EUA, Alemanha, Itália, Inglaterra, Austrália e, agora, do Brasil. O alvo é aumentar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos para as gerações de engenheiros responsáveis pelas novas tendências da engenharia.

“É na prática das teorias aprendidas na universidade que se desenvolvem as capacidades e a paixão pela engenharia, muito importantes para a formação do profissional. E as competições estudantis da SAE BRASIL proporcionam isso”, afirma Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL.

9ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS
30 de novembro a 2 de dezembro – ECPA – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo - Piracicaba/SP

SUL
Paraná – (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – equipe Imperador URFPR

Rio Grande do Sul - (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – equipe RS Racing Team
Universidade Federal de Santa Maria – equipe Fórmula UFSM

Santa Catarina - (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Santa Catarina – equipe Fórmula UFSC
Universidade Federal de Santa Catarina Campus Joinville – equipe Fórmula Cem

SUDESTE
Minas Gerais – (4 equipes / 4 instituições)
Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet MG) – equipe Fórmula Cefast
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – equipe Fórmula UFMG
Universidade Federal de Itajubá campus Itabira – equipe Iron Racers
Universidade Federal de Itajubá campus Itajubá – equipes Cheetah Racing e Cheetah Racing Elétrico

Rio de Janeiro - (3 equipes / 3 instituições)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – equipe Icarus Michelin UFRJ
Universidade Federal Fluminense (UFF) – equipe Buffalo
Universidade Federal Fluminense (UFF campus Volta Redonda) – equipe Ufformula

São Paulo – (14 equipes / 11 instituições)
Grande São Paulo
Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) – equipes Fórmula FEI e Fórmula FEI Elétrico
Universidade Paulista – equipe Fórmula UNIP
Instituto Mauá de Tecnologia – equipe Mauá Racing
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli USP) – equipe Poli Racing

Interior de SP
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo – equipe EESC USP
Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) – equipes V8 Racing e B’energy (elétrica)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – equipes FSAE-Unicamp e Unicamp E-Racing (elétrica)
Universidade Estadual Paulista (Unesp) - campus Guaratinguetá – Unesp Rancing
Universidade Estadual Paulista (Unesp) - campus Ilha Solteira – Fênix Racing
Universidade Federal de São Carlos – equipe Fórmula Route
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – equipe Fórmula ITA

CENTRO-OESTE
Distrito Federal - (1 equipe / 1 instituição)
Universidade de Brasília – equipe Apuama Racing

NORDESTE
Bahia - (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal da Bahia – equipe KRT UFBA
Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec – equipe Fast Track

Paraíba - (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal da Paraíba – equipe Fórmula UFPB




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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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