Estudantes de engenharia de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná optaram por novos materiais e redução do tamanho da estrutura para obter carros mais leves para a disputa da 9ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, que será realizada entre os dias 30 de novembro a 2 de dezembro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, interior paulista.
Este ano a competição lança a categoria de carros elétricos, disputada por três equipes de São Paulo e uma de Minas Gerais. Na tradicional categoria de carros com motores movidos a combustão, são 27 as equipes inscritas (22 em 2011). Ao todo somam 31 equipes com 600 universitários de 27 instituições de ensino superior do Brasil, vindos das regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste.
A região Sul será representada por cinco equipes: Imperador UTFPR, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; RS Racing Team, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Fórmula UFSM, da Universidade Federal de Santa Maria; Fórmula UFSC, da Universidade Federal de Santa Catarina; e Fórmula Cem, da Universidade Federal de Santa Catarina campus Joinville.
Paraná – Formada por 20 estudantes a Imperador UTFPR empregou peças em alumínio e materiais compósitos, como fibra de carbono e fibra de vidro, com o que reduziu em 20% o peso do carro em relação ao do ano passado – o veículo atual pesa 190 kg e atinge velocidade máxima de 115 km/h. O projeto usa transmissão automática do tipo CVT (Transmissão Continuamente Variável), que torna a condução mais fácil e confortável.
“Nosso objetivo nessa prova é adquirir conhecimento na área automotiva, na seleção de materiais e na escolha de processo de fabricação”, afirma o capitão Heitor Nogarolli Cordeiro, que espera ficar entre as oito melhores equipes da competição. No ano passado a Imperador UTFPR conquistou a 12ª posição entre 22 carros participantes.
Santa Catarina – A equipe Fórmula Cem, composta por 18 estudantes do campus Joinville da UFSC, diminuiu a estrutura do projeto e conseguiu um carro 20% mais leve em relação ao apresentado em 2011. O veículo tem cerca de 250 kg e atinge velocidade máxima de 110 km/h. “Nosso carro é simples, mas eficiente. Esperamos completar todas as provas da competição”, diz o capitão da equipe Guilherme Cordova, estudante de Engenharia da Mobilidade. Em 2011 a equipe ficou em 20º lugar.
Rio Grande do Sul – A gaúcha RS Race Team, construiu um carro de 175 kg e que atinge velocidade de até 160 km/h. O protótipo está 40 cm menor e 50 kg mais leve em relação ao do ano passado, com aplicação peças de fibra de carbono. Para aumentar a eficiência do motor e diminuir o consumo de combustível, a equipe optou pela injeção eletrônica ProTune, de alto nível, capaz de controlar com segurança todos os sistemas eletrônicos do carro. “Desejamos um lugar no pódio”, diz Thiago Fernandes de Oliveira, capitão da equipe composta por 20 estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
AVALIAÇÃO - Em Piracicaba, os carros serão avaliados por especialistas da indústria da mobilidade, desde a concepção técnica (projeto, relatórios de engenharia e inspeção técnica de segurança) até viabilidade comercial (relatório de custos e apresentação do produto) e também em provas dinâmicas. No domingo, acontecerá a prova mais difícil: o enduro de resistência de 22 km, numa pista travada, que exige muito dos carros e pilotos.
Ao final da competição duas das equipes da Categoria Combustão e uma da estreante Categoria Elétrica que obtiverem as melhores pontuações na soma geral das provas poderão representar o Brasil nas competições da SAE INTERNATIONAL, em 2013, nos Estados Unidos: na Categoria Combustão, a primeira colocada poderá participar da Fórmula SAE Michigan, e a segunda colocada, da Fórmula SAE Lincoln, em Nebraska, onde a Categoria Elétrica fará sua estreia nas competições da SAE INTERNATIONAL no próximo ano.
ESPECIALIZAÇÃO - Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de 4 tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. Já os elétricos devem ser tracionados com motores elétricos alimentados a partir de baterias de até 600 volts. A construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br -, que exige das equipes (com até 20 integrantes) especialização nos variados sistemas que compõem um carro desse tipo, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.
Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA, e, desde então, são projetados por equipes de estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE INTERNATIONAL e sob a orientação de um professor.
As competições de carros Fórmula SAE Combustão são realizadas também na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com objetivo de fomentar nos estudantes de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho. Já a categoria Elétrica faz parte das competições dos EUA, Alemanha, Itália, Inglaterra, Austrália e, agora, do Brasil. O alvo é aumentar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos para as gerações de engenheiros responsáveis pelas novas tendências da engenharia.
“É na prática das teorias aprendidas na universidade que se desenvolvem as capacidades e a paixão pela engenharia, muito importantes para a formação do profissional. E as competições estudantis da SAE BRASIL proporcionam isso”, afirma Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL.
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