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 Release
21/11/2012
SAE BRASIL debate novas tecnologias e recentes estudos em NVH, em Florianópolis - SC


Experts mundiais apresentarão tendências e avanços na indústria da mobilidade no NVH 2012

Apresentar as tendências mundiais em vibrações e acústica (NVH), mostrar as últimas tecnologias relacionadas à área aplicadas ao setor da mobilidade e debater suas aplicações são os objetivos do 3rd SAE BRASIL International Noise and Vibration Colloquium – NVH 2012. O encontro será realizado de 25 a 27 de novembro no Oceania Convention Center (rua do Marisco, 550, Praia dos Ingleses, Florianópolis, SC).

O NVH 2012 reunirá especialistas internacionais em cinco palestras e apresentações de 33 trabalhos técnicos (papers), cinco deles internacionais. Além disso, haverá mostra de engenharia com a participação das principais empresas do segmento nas indústrias automotiva e aeroespacial, como 01DB, Brüel & Kjaer Sound and Vibration, National Instruments Brazil, SIGNALWORKS, ESI e Tuper.

De acordo com o prof. Samir N. Y. Gerges, Ph.D, chairman do NVH 2012, esse encontro é uma oportunidade para discutir as últimas tecnologias relacionadas às novas aplicações e pesquisas em NHV, equipamentos de medição, instrumentos de previsão, materiais de controle, normas e ensaios. “Hoje em dia falamos muito em poluição sonora, na necessidade reduzir ou controlar essas emissões de ruído e esse também será um dos assuntos presentes nas discussões do encontro”, ressalta.

Palestras – Durante os três dias do colloquium acontecerão palestras com especialistas internacionais que irão abordar temas relevantes para o setor de NVH.

O especialista em acústica e diretor do Head Acoustics, Klaus Genuit, fará a palestra de abertura dia 25. Em sua apresentação, intitulada de “Future Acoustics of Electric Vehicle”, será abordada a problemática da falta de ruído dos carros elétricos. “Como esses carros não emitem ruídos eles podem oferecer perigo aos pedestres, pois não há como perceber sua aproximação”, explica Samir Gerges.

No dia 26, o pesquisador senior do Swedish National Road and Transport Research Institute (VTI), Ulf Sandberg, discorrerá o tema “Recent development in Europe aiming at the reduction of exterior vehicle noise by producing quieter vehicles, tires and pavements". “Sandberg é especialista em estudos de ruídos de pneus acoplado a estradas. Acima de 50 km/h o ruído interno é apenas desse atrito, e sua apresentação mostrará as atuais técnicas que visam melhorar essa performance”, diz Gerges.

Também no dia 26, o prof. Dr-Ing. Joachim Scheuren, especialista em engenharia acústica do Grupo Müller-BBM, ministrará a palestra “Active control of sound – scientific development, technological status and relevance for automotive applications”, que irá falar sobre controle ativo de ruído. Joachim tem mais de 30 anos de experiência no mercado de acústica de veículos e apoia o trabalho do Departamento de Acústica Aplicada como professor adjunto na Universidade de Tecnologia Chalmers, em Gotemburgo, na Suécia.

No dia 27, último dia do encontro, o diretor global de pesquisa da LMS International, dr. Herman Van der Auweraer, abrirá a programação com o tema “Source-Transfer- Receiver Approach to NVH Engineering of Hybrid/Electric Vehicles", em que falará sobre as últimas tecnologias para ensaios de veículos e acústicas de vibrações.

E para encerrar a programação de palestras, Hans Bodén, presidente do Instituto Internacional de Acústica e Vibrações (IIAV), fará a palestra com o tema “Recent advances in IC-Engine Exhaust and Intake System Acoustic Source Characterization”, em que irá tratar sobre ruídos de escapamento de veículos com motores diesel.

“Os seminários, colloquiuns e fóruns realizados pelas 10 seções regionais que representam a SAE BRASIL são focados em temas ligados à vocação específica de cada região, o que estimula a geração de novas tecnologias”, explica Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL.

PAPERS – Serão apresentados 33 trabalhos técnicos nacionais e internacionais nas áreas de controle de ruído passivo e ativo; subsistemas dos veículos; técnicas de ensaios e medições; ruído interno e externo; métodos numéricos para modelagem; ruídos de pneus acoplados as estradas; tecnologias para identificar as fontes de ruído; ruídos na comunidade; qualidade sonora; e ruído aerodinâmico.

Informações, inscrições e a programação dos papers podem ser obtidas no site http://www.saebrasil.org.br/eventos/secao_parana_sc/nvh2010/site/ .

Confira a programação
Dia 25/11
15h - Credenciamento
17h - Palestra de abertura com Samir Gerges, chairman do Colloquium
17:45 – Palestra “Future Acoustics of Electric – Vehicle”, com Klaus Genuit, director do Head Acoustics

Dia 26/11
8h às 12h – apresentação de papers
12h – Palestra “Recent Development in Europe Aiming at the Reduction of Exterior Vehicle Noise by Producing Quieter Vehicles, Tires and Pavements", com Dr. Ulf Sandberg, pesquisador senior do Swedish National Road and Transport Research Institute (VTI), Sweden.
14h às 16h30 - apresentação de papers
17h - Palestra – “Active control of sound – scientific development, technological status and relevance for automotive applications", com o prof. Dr-Ing. Joachim Scheuren, especialista do Grupo Müller-BBM

Dia 27/11
8h – Palestra “A Source-Transfer- Receiver Approach to NVH Engineering of Hybrid/Electric Vehicles", com Dr. Herman Van der Auweraer, director global de pesquisa da LMS International, KU Leuven.
9h30 às 11h30 – apresentação de papers
11h30 – Palestra “Recent advances in IC-Engine Exhaust and Intake System Acoustic Source Characterization”, com Hans Bodén, Presidente do Instituto Internacional de Acústica e Vibrações (IIAV).






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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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