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 Release
16/11/2012
É preciso discutir metrologia na mobilidade

Por Rodrigo Lemos

Ano após ano podemos observar a constante evolução tecnológica promovida pelos engenheiros na mobilidade, seja pela aplicação de materiais mais nobres e com menores custos, seja pela busca de veículos com maior sustentabilidade.

Por qualquer um dos caminhos desenhados anteriormente, o fato é que esses produtos estão cada vez mais se tornando objetos de pesquisa. Isso implica em um profundo processo de desenvolvimento, testes e validações.

Por outro lado, os consumidores despertam para uma nova percepção se tornando cada vez mais exigentes. Tecnologia embarcada, conforto, segurança e qualidade são atributos que certamente são observados e fazem parte dos critérios de decisão para aquisição de novos produtos.

Todo esse ambiente cria diversas variáveis. Mas a pergunta que tira o sono de muitos engenheiros é: de que forma os clientes poderão perceber os atributos focados durante a fase de desenvolvimento? Apesar da variabilidade dos processos produtivos, as soluções de controle de fabricação associadas às mais diversas técnicas de gestão imprimem uma tendência na busca pela excelência da qualidade e produtividade na cadeia automotiva.

A metrologia tem sido uma das ferramentas mais utilizadas como base para que esses processos tenham eficiência. Na mais ampla abrangência, a atividade de medição tem total relação com o conceito qualitativo quando falamos na forma de garantir as especificações.

Se fizermos uma breve reflexão observaremos que desde a fabricação de matérias-primas até a aplicação nas linhas de produção, encontraremos equipamentos e técnicas de medição adaptados às características de cada processo e produto. No entanto, para que os resultados encontrados possam servir aos engenheiros como dados seguros é necessário que sejam confiáveis. E novamente voltamos à questão: como assegurar a confiabilidade?

A norma ABNT NBR ISO/IEC 17025: 2005 estabelece requisitos que os laboratórios procuram seguir como referência. Mas somente por si só uma norma não é suficiente para que padrões sejam atendidos. Uma entidade maior deve não só regulamentar como também inspecionar e monitorar esses dispositivos.

Assim nasceu em 1968 o Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INPM), que em 1973, por meio de projeto de lei, teve seu escopo ampliado e transformado no que conhecemos hoje como Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, o INMETRO, um gabaritado centro de pesquisa dedicado à área metrológica. Com ótimo nível de profissionais, nesse instituto todas as áreas da metrologia são devidamente estudadas e padronizadas a fim de estabelecer às redes metrológicas de acreditação referências de ensaios e gestão.

Mudando um pouco o foco, quando falamos de avanço tecnológico de laboratórios, constatamos que esses têm sido alvo de investimentos pesados e de última geração. Os profissionais envolvidos nessa área têm conseguido, com sucesso, aprofundamento científico na aplicação de técnicas investigativas. Equipamentos, como o microscópio eletrônico de varredura (MEV) e a metrologia dimensional ótica, comprovam a competência desses profissionais, porém isso nos remete a capítulo à parte, chamado capacitação de profissionais.

Voltando ao debate, percebemos que o setor da metrologia sofre com a falta de um diálogo centralizado para as normas metrológicas focadas na cadeia das indústrias da mobilidade. Assim, cada empresa estabelece métodos e técnicas de forma única não colaborando com o desenvolvimento da comunidade.

Diante disso fica claro que o mercado necessita de um fórum específico de discussões que permita a interação entre as empresas que compõem essa cadeia. É preciso um espaço para que as montadoras apresentem suas tecnologias e digam o que esperam de seus fornecedores e que o governo apresente as tendências no aspecto metrológico e não apenas normas. O Simpósio SAE BRASIL de Metrologia na Mobilidade, que será dia 6 de dezembro, em Resende, no Rio de Janeiro, vem cumprir este papel.

* Rodrigo Lemos é o chairman do 1º Simpósio SAE BRASIL de Metrologia na Mobilidade




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A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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