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 Release
26/11/2012
Estudantes mineiros e cariocas testam oito carros para a Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS

Carros foram construídos pelos universitários e serão avaliados durante competição por engenheiros especializados no setor automotivo

Oito carros tipo Fórmula projetados e construídos por estudantes de engenharia de Minas Gerais e do Rio de Janeiro recebem os últimos ajustes para participar da 9ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, que será realizada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, interior paulista, de 30 de novembro a 2 de dezembro.

A competição, que lança este ano a categoria de carros elétricos (disputada por três equipes de São Paulo e uma de Minas Gerais), terá 31 equipes no total com 600 universitários de 27 instituições de ensino superior do Brasil, vindos das regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste. Na tradicional categoria de carros com motores movidos a combustão estão inscritas, ao todo, 27 equipes (22 em 2011) de todo o País.

Minas Gerais - O Estado de Minas será representado pelas equipes Fórmula Cefast, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet MG); Fórmula UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Cheetah Racing e a estreante Iron Racers, da Universidade Federal de Itajubá (UniFEI campus Itabira); e a Cheetah Racing, da (UniFEI campus Itajubá), única equipe mineira inscrita na categoria de carros elétricos.

A veterana Fórmula Cefast, do Cefet MG, investiu no uso de sistema de telemetria com três módulos e comunicação via câmera, fabricado pela equipe para acompanhar informações de tempo de motor ligado, velocidade, consumo de combustível, entre outros dados.

Outras alterações para melhorias em conforto e desempenho do carro foram aplicadas pela equipe, que também confeccionou um chicote 3D, substituiu o motor por um modelo mais novo e potente, trocou a central eletrônica do sistema de suspensão, que passou a ter uma barra estabilizadora, e substituiu o sistema de direção que agora possui junta universal. “Esperamos completar todas as provas e manter a equipe entre as melhores”, diz Carlos Augusto Pereira da Costa, capitão da equipe que em 2011 conquistou a 6ª posição entre 22 equipes participantes.

A Iron Racers, com 16 integrantes, apostou no uso de testes de simulações computacionais para desenvolvimento e planejamento do protótipo que estreia na prova. “Nesta primeira participação projetamos um carro robusto capaz de suportar todos os testes da competição”, afirma o capitão Gabriel Duarte do Páteo, estudante de Engenharia Mecânica. O carro tem a carenagem assemelhada a de um Fórmula 1, em fibra de vidro.

Rio de Janeiro – A Equipe Icarus Michelin UFRJ, formada por 20 estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, construiu um carro robusto e com facilidade para manutenção e reparo, característica obtida com a redução de peças e simplicidade nos processos de montagem. Os futuros engenheiros inovaram com o emprego de materiais compósitos e novos processos de fabricação, como usinagem por comando numérico. O carro pesa 290 kg e atinge velocidade máxima de 200 km/h. “Os materiais foram selecionados de acordo com as exigências do projeto, como leveza, resistência e baixo custo”, explica Sara Maria de Souza, única capitã de equipe da competição. Também participarão da prova as equipes Buffalo, da Universidade Federal Fluminense (UFF); e Ufformula, da UFF campus Volta Redonda.

AVALIAÇÃO - Em Piracicaba, os carros serão avaliados por especialistas da indústria da mobilidade, desde a concepção técnica (projeto, relatórios de engenharia e inspeção técnica de segurança) até viabilidade comercial (relatório de custos e apresentação do produto) e também em provas dinâmicas. No domingo, acontecerá a prova mais difícil: o enduro de resistência de 22 km, numa pista travada, que exige muito dos carros e pilotos.

Ao final da competição, duas das equipes da Categoria Combustão e uma da estreante Categoria Elétrica que obtiverem as melhores pontuações na soma geral das provas poderão representar o Brasil nas competições da SAE INTERNATIONAL, em 2013, nos Estados Unidos: na Categoria Combustão, a primeira colocada poderá participar da Fórmula SAE Michigan, e a segunda colocada, da Fórmula SAE Lincoln, na Califórnia, onde a Categoria Elétrica fará sua estreia nas competições da SAE INTERNATIONAL no próximo ano.

ESPECIALIZAÇÃO - Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de 4 tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. Já os elétricos devem ser tracionados com motores elétricos alimentados a partir de baterias de até 600 volts. A construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br -, que exige das equipes (com até 20 integrantes) especialização nos variados sistemas que compõem um carro desse tipo, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.

Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA, e, desde então, são projetados por equipes de estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE INTERNATIONAL e sob a orientação de um professor. As competições de carros Fórmula SAE Combustão são realizadas também na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004. A categoria Elétrica faz parte das competições dos EUA, Alemanha, Itália, Inglaterra, Austrália e, agora, do Brasil.

“É na prática das teorias aprendidas na universidade que se desenvolvem as capacidades e a paixão pela engenharia, muito importantes para a formação do profissional. E as competições estudantis da SAE BRASIL proporcionam isso”, afirma Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL.

9ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS
30 de novembro a 2 de dezembro – ECPA – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo - Piracicaba/SP

SUL
Paraná – (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – equipe Imperador URFPR

Rio Grande do Sul - (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – equipe RS Racing Team
Universidade Federal de Santa Maria – equipe Fórmula UFSM

Santa Catarina - (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Santa Catarina – equipe Fórmula UFSC
Universidade Federal de Santa Catarina Campus Joinville – equipe Fórmula Cem

SUDESTE
Minas Gerais – (4 equipes / 4 instituições)
Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet MG) – equipe Fórmula Cefast
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – equipe Fórmula UFMG
Universidade Federal de Itajubá campus Itabira – equipe Iron Racers
Universidade Federal de Itajubá campus Itajubá – equipes Cheetah Racing e Cheetah Racing Elétrico

Rio de Janeiro - (3 equipes / 3 instituições)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – equipe Icarus Michelin UFRJ
Universidade Federal Fluminense (UFF) – equipe Buffalo
Universidade Federal Fluminense (UFF campus Volta Redonda) – equipe Ufformula

São Paulo – (14 equipes / 11 instituições)
Grande São Paulo
Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) – equipes Fórmula FEI e Fórmula FEI Elétrico
Universidade Paulista – equipe Fórmula UNIP
Instituto Mauá de Tecnologia – equipe Mauá Racing
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli USP) – equipe Poli Racing

Interior de SP
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo – equipe EESC USP
Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) – equipes V8 Racing e B’energy (elétrica)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – equipes FSAE-Unicamp e Unicamp E-Racing (elétrica)
Universidade Estadual Paulista (Unesp) - campus Guaratinguetá – Unesp Rancing
Universidade Estadual Paulista (Unesp) - campus Ilha Solteira – Fênix Racing
Universidade Federal de São Carlos – equipe Fórmula Route
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – equipe Fórmula ITA

CENTRO-OESTE
Distrito Federal - (1 equipe / 1 instituição)
Universidade de Brasília – equipe Apuama Racing

NORDESTE
Bahia - (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal da Bahia – equipe KRT UFBA
Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec – equipe Fast Track

Paraíba - (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal da Paraíba – equipe Fórmula UFPB



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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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