Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
14/11/2012
Universitários da Paraíba vencem a Baja SAE BRASIL – Etapa Nordeste

Competição de engenharia reuniu seis de nove Estados do Nordeste, entre os dias 9 e 11 de novembro, em Camaçari, na Bahia

A equipe UFPBaja, formada por estudantes da Universidade Federal da Paraíba, venceu com 822.52 pontos a VII Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nordeste, encerrada neste domingo, dia 11, em Camaçari, na Bahia. A segunda colocada foi a equipe Parahybaja, da também paraibana Universidade Federal de Campina Grande, com 711.66 pontos, seguida pela equipe Carpoeira, da Universidade Federal da Bahia, com 597.85 pontos.

Para participar cada equipe projetou e construiu carros off-road - denominados Baja SAE - para serem testados em provas estáticas e dinâmicas, aplicadas por juízes, todos engenheiros da indústria automobilística. A competição teve início na sexta-feira, dia 9, com nove equipes presentes, entre 14 inscritas. As nove equipes representaram nove instituições de ensino superior de seis Estados do Nordeste: Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Piauí.

Na sexta-feira, dia 9, a competição começou com apresentação oral dos projetos. No sábado, aconteceram as avaliações de segurança, conforto, regulagem de motor, tração, desempenho de dirigibilidade e final de projetos. No domingo, os carros foram submetidos às provas de aceleração, velocidade e ao enduro de resistência, com três horas de duração e aberto ao público.

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

A VII Baja SAE BRASIL – Etapa Nordeste é uma oportunidade também para os estudantes experimentarem os veículos e prepará-los para disputar a Competição Baja SAE BRASIL, realizada anualmente com cerca de 70 equipes de todas as regiões do País, sempre no primeiro trimestre do ano, em Piracicaba, São Paulo.

Além da Etapa Nordeste, a SAE BRASIL realiza mais duas competições regionais durante o ano: Etapa Sudeste, organizada este ano em setembro, em Sarzedo, Minas Gerais; e a Etapa Sul, marcada entre os dias 23 e 25 de novembro, na Dana, Distrito Industrial de Gravataí, Rio Grande do Sul.
“O Baja SAE traz importante vantagem para o desenvolvimento dos futuros engenheiros, colocando-os em situações práticas que só enfrentariam como profissionais, no mercado de trabalho”, resume Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones - 11 4435-0000 – 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308