Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
07/11/2012
SAE BRASIL premia os melhores trabalhos técnicos do Congresso 2012

Dos 148 papers apresentados dois foram selecionados nas categorias Nacional e Internacional e um terceiro em Meio Ambiente

São Paulo - Lucymara de Resende Alvarenga, da FIAT Automóveis, e Fernando Zenklusen, da Mahle Argentina, são os autores principais dos melhores papers do Congresso SAE BRASIL 2012, nas categorias nacional e internacional, respectivamente. A cerimônia premiação está prevista para 25 de fevereiro de 2013, em São Paulo.

Ambos os trabalhos são relacionados à área de motores e foram selecionados entre os 148 apresentados no Congresso SAE BRASIL.realizado de 2 a 4 de outubro último, no Expo Center Norte. Este ano o evento registrou o número recorde de 314 inscrições e 236 papers aprovados.

A cada ano o Comitê Técnico do Congresso SAE BRASIL, dirigido pelo engenheiro naval e professor doutor da Poli-USP Gilberto Francisco Martha de Souza, faz a avaliação e seleciona os trabalhos que mais se destacam em quesitos como inovação, originalidade, integridade, conteúdo e formato. O público que assiste às apresentações dos papers durante o Congresso também vota. “Procuramos sempre trabalhos que tragam um novo referencial para a Engenharia”, explica Gilberto Souza.

OS PAPERS - NACIONAL - “Estimativa de perdas por atrito e bombeamento em motores de combustão interna flex com sistema de atuação de válvulas variável utilizando medição de pressão na câmara de combustão” é o título do paper campeão nacional, um estudo detalhado das perdas por atrito e por bombeamento em motores com VVA (Sistema de Atuação de Válvulas Variável), solução tecnológica para redução de consumo e de emissões.

Como prêmio a autora principal da pesquisa, Lucymara Alvarenga, participará do SAE INTERNATIONAL Congress & Exibition realizado em Detroit (Michigan-EUA) de 16 a 18 de abril de 2013, com despesas pagas pela SAE BRASIL. Ela também receberá R$ 2 mil do Prêmio Gabriel Gueller, patrocinado pelo engenheiro Gabriel Gueller. Foram co-autores do paper os engenheiros Marcio Caldeira Pierobom, Marcela Esteves Vianna e Rodrigo Viegas Greco Andrade

INTERNACIONAL – O melhor paper internacional 2012, intitulado “Previsão de desgaste em materiais de válvulas de motores de combustão interna”, teve como objetitivo caracterizar os coeficientes de taxa de desgaste de pares bimetálicos comumente utilizados em válvulas de motores de combustão interna, usando resultados experimentais e soluções numéricas no Método de Elementos Finitos. Um modelo numérico de válvula foi apresentado para demonstrar que as simulações e os testes experimentais estão de acordo.

Fernando Zenklusen, autor principal do estudo, participará do Congresso SAE BRASIL 2013 (7 a 9 de outubro em São Paulo), com despesas pagas pela SAE BRASIL. Foram co-autores do trabalho os engenheiros Sandro Rogerio Rodrigues Da Silva, José Maurilio Cordeiro Lins, Alberto Cardona, Federico Cavalieri e Cesar Daniel Luengo.

MEIO AMBIENTE – Tadeu Cavalcante Cordeiro De Melo, da Petrobras, autor principal do trabalho “Procedimento para cálculo da incerteza de medição em ensaios de emissões de motores de ignição por centelha” será homenageado com o Prêmio Gabriel Gueller de Meio Ambiente e o prêmio de R$ 1 mil.

O paper descreve procedimento detalhado para calcular a incerteza de medição de ensaios de emissões, utilizando um analisador de emissões FTIR (Fourier Transformed Infrared). Um motor flex-fuel (gasolina e etanol) foi testado em dinamômetro equipado com sistema automatizado, sob diferentes condições operacionais. Foram feitas quatro medições diferentes para cada condição de operação. A incerteza expandida foi calculada pela combinação de tipo A (devido a repetibilidade) e tipo B (devido à calibração, à resolução do sensor e outros fatores). Foram co-autores do paper Guilherme Bastos Machado e Marcos Fernando Mendes de Brito, da Petrobras e Carlos Eduardo Fernandes Paiva, da UFRJ.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa - Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308