São José dos Campos recebe, nesta próxima semana – 1 a 4 de novembro –, 98 aviões construídos por estudantes de engenharia que participam da 14ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Além de equipes brasileiras, a competição terá participação internacional. Das 98 equipes inscritas (97 em 2011 e 96 em 2010), seis representam a Venezuela, México, EUA e, pela primeira vez, o Canadá.
Para participar da competição, as equipes, que somam aproximadamente 1,4 mil participantes - entre estudantes, professores orientadores e pilotos – oriundos de 70 instituições de ensino, deverão projetar e construir aviões rádio controlados segundo o regulamento.
Participantes – Entre as 98 equipes inscritas, uma é do Canadá, uma dos EUA, uma da Venezuela e três equipes são do México. As 92 equipes brasileiras representam 16 Estados, mais o Distrito Federal. O Estado com maior número inscrições é São Paulo, com 31 equipes, seguido de Minas gerais com 17, enquanto o Rio Grande do Sul será representado por oito equipes e Rio de Janeiro por seis.
Paraná aparece com cinco equipes e Santa Catarina com quatro. Maranhão, Rio Grande do Norte e Pará têm 3 equipes inscritas cada. Mato Grosso, Bahia, Paraíba e Distrito Federal serão representados por duas equipes cada. Já o Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Piauí possuem uma equipe cada.
Desafios – A competição tem três categorias: Classe Regular (73 equipes inscritas), Classe Advanced (6) e Classe Micro (19). Pelo novo regulamento, os aviões da Classe Regular deverão carregar, como peso, madeira do tipo MDF ou HDF (madeira prensada largamente utilizada na fabricação de móveis). Os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10cm3 ou 0,61in3). As aeronaves serão menores em relação a 2011, pois a limitação dimensional máxima reduziu cerca de 70cm, porém terão compartimentos de carga maiores. Todos os aviões deverão decolar em uma distância máxima de 50m.
Nos aviões da Classe Advanced, a carga transportada deverá ser água, depositada em tanques montados na fuselagem. As aeronaves da categoria podem usar mais de um motor, porém a soma da cilindrada não pode exceder 0,50in3 (8,2cm3). Em 2011, a cilindrada máxima ficava entre 10,65 cm3 (0.65 in3) e 15,07cm3 (0.92 in3).
As aeronaves da Classe Micro deverão transportar bolinhas de tênis, dentro de um compartimento fechado. Lançados à mão, os aviões da Classe Micro não têm restrições geométricas nem quanto ao número de motores, porém a equipe deverá ser capaz de transportar a aeronave numa caixa de 0,175m³.Nesta categoria os motores são elétricos.
Avanços – Com as mudanças no Regulamento, as aeronaves serão menores se comparado com as projetadas em 2011, porém devido principalmente aos compartimentos de carga maiores haverá maior uso de materiais leves. A expectativa também é de novas soluções aerodinâmicas para maximização da carga transportada. Para a Classe Advanced, nova bonificação incentivará o uso de tecnologia embarcada para acompanhar o tempo de voo e medir outros parâmetros, como velocidade, altitude de voo e acelerações. Antes o peso carregado nas três categorias era de barras de chumbo ou aço, materiais consideravelmente mais densos.
“Na competição os jovens também descobrem como trabalhar em equipe e dentro das regras do jogo, situação que eles vão enfrentar mais tarde nas empresas como profissionais”, conta Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, realizadora da competição.
Provas - As avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br.
Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Advanced e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores as pontuações ganham o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2012, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: seis primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Aberta e um primeiro lugar Classe Micro. A SAE East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.
Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade.
PROGRAMA DA COMPETIÇÃO
Dia 1º – das 8h30 às 17h – solenidade de abertura, showroom dos projetos no Prédio de Eletrônica e Computação do ITA e apresentações orais das equipes nas salas do Prédio da Divisão Aeronáutica do ITA.
Endereço – praça Marechal Eduardo Gomes, 50, Jardim das Acácias, SJCampos
De 2 a 4 - das 7h às 18h – Competição de Voo, na Pista de Táxi do Aeroporto do DCTA – aberta ao público. Acesso pela avenida dos Astronautas, ao lado da Embraer.
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