Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
26/10/2012
SAE BRASIL debate mercado de veículos elétricos e híbridos em São Paulo

Engenheiros irão mostrar como anda o desenvolvimento desses carros
no Brasil e o que ainda falta evoluir neste setor

Analisar o potencial do mercado de veículos elétricos e híbridos e mostrar com profundidade o que dele podemos esperar são os objetivos do 1º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos. O encontro promovido pela Seção São Paulo da SAE BRASIL será realizado no dia 5 de novembro no Club Transatlântico, em São Paulo (rua José Guerra, 130 , bairro Chácara Santo Antônio).

Este simpósio terá a participação de nomes de grande influência e formadores de opinião do meio automotivo, como representantes de montadoras, fornecedores, academia e governo. “Teremos acesso a diversas informações e tecnologias que estão norteando o futuro desse mercado”, conta Ronaldo Mazará, chairman do encontro.

Segundo o engenheiro também serão abordados temas como a necessidade da reinvenção do automóvel em decorrência da escassez de combustíveis e das questões ecológicas advindas do uso de motores a combustão interna. “Veremos também as tendências tecnológicas locais e mundiais, questões de infraestrutura e planos de implementação e o papel da engenharia brasileira nesse setor. Discutiremos a fundo sobre tudo o que norteia e que pode influenciar diretamente o futuro desses veículos”, explica Mazará.

Para Mazará essa será oportunidade única de aprimorar os conhecimentos sobre esta nova vertente da tecnologia automotiva. Além de conhecer os principais avanços tecnológicos da área, os participantes terão informações sobre o que o marketing das grandes montadoras tem a dizer sobre as perspectivas de introdução destes produtos no Brasil.

Painéis - O encontro está dividido em quatro painéis que irão abordar com grande propriedade o mercado de carros elétricos e híbridos. O primeiro intitulado “Sistemas de carga e eletrificação”, se destaca pela palestra de dois representantes da Fundação CPqD.

No painel, especialistas irão abordar o atual estágio de desenvolvimento das baterias para veículos elétricos, bem como os desafios tecnológicos para vencer as barreiras atuais de autonomia e tempo de carga. Além disso, apresentarão tecnologias para gerenciamento dessas baterias, discutindo seu funcionamento em regimes mais favoráveis, assegurando sua integridade e operação otimizada.

No painel “As tendências tecnológicas” serão tratados os impactos da adoção de sistemas de armazenamento de energia e de propulsão elétricos, tanto em veículos híbridos quanto puramente elétricos, sobre os sistemas de distribuição dessa energia. Serão abordados fatores como a necessidade de novos tipos de cabeamento e seu dimensionamento, blindagem contra suas irradiações eletromagnéticas e susceptibilidade às irradiações do meio, entre outros fatores.

Seguindo a programação, o painel “Eficiência energética e homologação” abordará a questão da homologação desses veículos no mercado, e haverá também uma palestra sobre a Etiquetagem Veicular no Novo Regime Automotivo que mostrará uma Proposta de Protocolo de Testes, que visa adequar e padronizar os ensaios, garantindo que os veículos elétricos e híbridos sejam adequadamente rotulados quanto à eficiência energética.

Por fim, o último painel trará a “Visão das Montadoras” sobre suas perspectivas para a introdução desses produtos no mercado brasileiro, bem como a formação de seu público consumidor que garanta retorno dos investimentos nesta nova tecnologia. Quais são as barreiras de entrada? Quais as tecnologias que apontam serem as mais promissoras? Qual o tempo de maturação deste mercado?

“Nesse simpósio poderemos conhecer a real situação do setor, quais suas necessidades e o que ainda dificulta este desenvolvimento. Será uma oportunidade única para os participantes”, afirma Mazará.

Para Renato Mastrobuono, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL, os eventos organizados pelas Seções Regionais demonstram que a engenharia brasileira da mobilidade está na vanguarda tecnológica. “Nossos encontros se destacam pela alta qualidade do conteúdo, tecnologia de ponta e apresentados pelos melhores especialistas do setor”, afirma Mastrobuono.

Veja a programação:

8h30 - Palestra de abertura com Renato Mastrobuono, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL.
8h40 - Pronunciamento ABNT, com José Luiz Albertin, coordenador - ABNT CB05.
Painel 1 - Sistemas de Carga e Eletrificação
8h50 - Palestra: “BATERIAS PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS”, com Fatima Rosolem, pesquisadora da área de sistemas de energia da Fundação CPqD.
9h10 - Palestra: “GERENCIAMENTO BMS”, com Raul Beck, responsável técnico da área de sistemas de energia da Fundação CPqD.
9h30 - Palestra: “MOTORES ELÉTRICOS PARA TRAÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS”, com Alex Passos, coordenador tração veicular da WEG.
9h50 - Palestra: “LITHIUM AND ULTRACAPACITOR CELL TO PACK INTEGRATION FOR ELECTRIC VEHICLES”, com Peter Dooley da Cleancarb Sarl.
10h10 - Debate coordenado por Ricardo Takahira, business manager da Magneti Marelli.


Painel 2 - Tendências Tecnológicas
11h – Palestra: “LIGHTWEIGHT EV BIW FOCUS”, com Jesse Wili Paegle Filho, technical business development da Arcelor Mittal.
11h20 - Palestra: “THE IMPACT OF E-MOBILITY ON WIRING HARNESSES IN ROAD VEHICLES”, com Pedro Nogueira, gerente de inovação e novas tecnologias da Kromberg & Schubert.
11h40 - Palestra: “ELETRÔNICA DE POTÊNCIA EM VEÍCULOS ELÉTRICOS – DESAFIOS”, com Rivaldo Caram, diretor de vendas da L.A. Semikron.
12h - Palestra: “EV TECHNOLOGIES IN LIGHT COMERCIAL VEHICLES”, com Fabio Nicora, advanced engineering & innovation da IVECO.
12h20 - Debate coordenado por Wanderlei Marinho, pesquisador do Centro Tecnológico da Marinha – CTMSP.


13h55 - Palestra: “Development of an Electrical Light Duty Truck”, com Klaus Kersting, Project Manager da IDIADA.

Painel 3 - Eficiência Energética e Homologação
14h15 - Palestra: “SISTEMA START/STOP E SUA EVOLUÇÃO”, com Rafael Borelli, gestor de marketing e produto da Bosch.
14h35 - Palestra: “HOMOLOGAÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS NO BRASIL”, Gabriel Murgel Branco, diretor Environmentality.
14h55 - Palestra: “ETIQUETAGEM VEICULAR NO NOVO REGIME AUTOMOTIVO – PROPOSTA DE PROTOCOLO DE TESTES ‘ECOTEST’ DA ADAC”, com Alejandro Furas, technical director da Latin NCAP.
15h15 - Debate coordenado por Ricardo Takeo, diretor da Seção São Paulo da SAE BRASIL.


Painel 4 - A Visão das Montadoras - Formação de Público Consumidor
16h05 - Visão da Ford, com Oswaldo Ramos, gerente -geral de marketing da Ford
16h25 - Visão da GM, com Gustavo Colossi, diretor de marketing da GMB
16h45 - Visão da Fiat, com Leonardo Cavalieri, supervisor de veículos especiais da Fiat.
17h05 - Visão da Toyota, com Frank Peter Gundlach, diretor comercial da Toyota.
17h25 - Visão da BMW, com José Sétimo Spini, diretor pós-vendas da BMW.
17h45 - Debate coordenado por Edgar De Luccas, diretor de engenharia da EDAG.


18h15 - Encerramento com Ronaldo Mazará, chairman do Simpósio


A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de cinco mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 5 mil normas geradas e mais de 85 mil sócios distribuídos por 93 países.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – Michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000/ (11) 97204-1921/ (11) 993686311

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308