Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
26/10/2012
SAE BRASIL leva discussão sobre manufatura e sustentabilidade a São José dos Campos

Engenheiros mostrarão como que as empresas da região do Vale do Paraíba podem melhorar seus processos mantendo-se sustentáveis e competitivas

O que é importante considerar nos novos projetos para que a indústria da mobilidade brasileira se mantenha competitiva? Para responder esta e outras perguntas será realizado dia 31 de outubro, em São José dos Campos, SP, o Simpósio SAE BRASIL de Manufatura Sustentável. O encontro acontece no Parque Tecnológico (rodovia Presidente Dutra, km 137,8).

Com o simpósio, a seção São José dos Campos da SAE BRASIL quer responder também até que ponto os conceitos lean podem ser tropicalizados para sobreviver às flutuações do mercado. E ainda: qual a importância da formação dos profissionais da mobilidade? Quais as inovações que a indústria nacional tem desenvolvido no sentido da manufatura sustentável?

De acordo com Luiz Nerosky, diretor da seção São José dos Campos, o encontro irá promover grande discussão abrindo espaço para que as empresas locais possam apresentar suas reais necessidades. “Ao viabilizar um evento desta magnitude, as demandas e desafios das indústrias serão efetivamente conhecidas, permitindo a busca conjunta de soluções”, explica.

Segundo o engenheiro, a SAE BRASIL quer levar conhecimento e dividir com as empresas da região. “Vamos falar sobre práticas de qualidade e quais as tendências que podem alavancar a indústria da região no quesito da manufatura”, enfatiza Nerosky.

Benchmarking - Sérgio Caracciolo, chairman do simpósio, acrescenta que mesmo a região do Vale do Paraíba sendo muito rica, ela ainda não possui um fórum específico para estes temas, por isso, esse encontro contribuirá bastante. “A nossa expectativa é de que esse evento seja de grande valia, já que é o primeiro que a SAE promove abordando esse assunto, por aqui. Esperamos a interação dos participantes e que estes aproveitem a oportunidade de conhecimento e intercâmbio de ideias”, comenta Caracciolo.

Na região há organizações de diferentes setores, o que viabiliza benchmarking da engenharia da mobilidade com outras áreas e segmentos da indústria. “Trocar experiências é essencial. Podemos trazer para as nossas empresas um projeto ou programa que deu certo em outra corporação”, aponta Caracciolo.

Programação – Para discutir as possibilidades relacionadas à manufatura sustentável, participarão do simpósio profissionais renomados. “Logo na abertura teremos a presença solene do Prefeito da Cidade de São José dos Campos, Sr. Eduardo Cury, destacando a importância do evento para a região”, esclarece Caracciolo.

Além do Prefeito, estarão presentes executivos de grandes montadoras e indústria aeronáutica, professores e pesquisadores de importantes universidades, bem como representantes de associações ligadas à engenharia da mobilidade brasileira. “O Simpósio SAE BRASIL de Manufatura Sustentável é um divisor de águas, já que a Seção Regional precisa sair de sua atual posição e ganhar mais notoriedade em sua região. Não há dúvidas de que esse encontro será de grande valia para seus participantes”, acrescenta Renato Mastrobuono, Diretor das Seções Regionais da SAE BRASIL.

Programação:
8h30 - Abertura com Luiz Nerosky, diretor da Seção Regional São José dos Campos, e Sérgio Caracciolo, chairman do simpósio.
8h45 - Palestra de abertura com Eduardo Cury, prefeito de São José dos Campos.
9h05 - Palestra – QUALIDADE COMO BASE DA MANUFATURA SUSTENTÁVEL, com Mônica Azzali, diretora de Qualidade da GM - América do Sul.
9h45 - Painel - A TROPICALIZAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN COMO BASE DE SOBREVIVÊNCIA DA INDÚSTRIA DA MOBILIDADE NACIONAL, com Sérgio Caracciolo, Lean coordinator da GM América do Sul; Walter Cruz, professor Lean Manufacturing da FAAP; e Luiz Alberto Gentil Mendes, gerente de Excelência Empresarial na Engenharia e Tecnologia da Embraer. Mediação do professor José Roberto Ferro, presidente do Lean Institute Brasil.
11h20 - Palestra – SUSTENTABILIDADE DO SETOR AUTOMOTIVO SOB ÓTICA DE MERCADO, com Alexandre Bernardes, vice-presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
12h - Palestra – A SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS E OS IMPACTOS NA INDÚSTRIA DA MOBILIDADE, com Ozires Silva, reitor da Unimonte.
12h40 - Case – PLANTA INDUSTRIAL SUSTENTÁVEL DA GM EM JOINVILLE, com João Sidney Fernandes, diretor de Energias e Facilidades da GM - América do Sul.
14h30 - Painel - TECNOLOGIAS DE MANUFATURA SUSTENTÁVEL NA INDÚSTRIA DA MOBILIDADE, Palestras- "Tecnologia de Friction Stir Welding na Indústria Aeronáutica", com Fernando Fernandez, engenheiro de Desenvolvimento de Produto da Embraer; "Aspectos de sustentabilidade da nova pintura da VW Taubaté", com Celso Luis Placeres, diretor da Engenharia de Manufatura da Volkswagen; e "Análise virtual de defeitos de superfícies", com Carlos Sakuramoto, engenheiro pelo ITA. Mediação: Renato Mastrobuono, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL.
16h20 - Palestra – COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA DA MOBILIDADE NACIONAL POR MEIO DE INVESTIMENTOS EM PROJETOS E MANUFATURA SUSTENTÁVEIS, com Felipe Cury, diretor da FIESP São José dos Campos.
16h55 - Palestra – VIDA ÚTIL DOS AUTOMÓVEIS NO BRASIL, com José Joaquim Filho, coordenador de programas futuros, pós-graduando da Universidade Mauá.

A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de cinco mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 5 mil normas geradas e mais de 85 mil sócios distribuídos por 93 países.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – (11) 99368-6311 - (11) 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308