Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
17/10/2012
SAE BRASIL reúne especialistas em Campinas para debater o setor ferroviário nacional

Entidade promove encontro para discutir a qualidade do mercado de material rodante e possíveis melhorias no segmento

Para disseminar o conhecimento tecnológico da mobilidade no setor ferroviário, será realizado no dia 18 de outubro, o 1º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia Ferroviária. O encontro acontece no auditório da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, em Campinas, São Paulo.

O encontro organizado pela seção Campinas da SAE BRASIL irá reunir diversos especialistas do setor que mostrarão suas soluções para melhorar esse que é um transporte barato e rápido e pode otimizar, e muito, os gastos com logística.

Pedro Nogueira, chairman do fórum, acredita que essa também será uma ótima oportunidade para os mercados automotivo e ferroviário se comunicarem e fazerem intercâmbio de ideias. “Hoje procuramos por soluções e quebramos a cabeça para descobrir coisas que já são aplicadas, basta apenas pesquisar e incorporar ao seu mercado. É preciso fazer benchmarking”, explica.

O encontro irá tratar com mais objetividade a questão de como que a qualidade do material rodante pode ajudar a melhorar a estrutura desse transporte. “Não iremos abordar a questão da infraestrutura. O que queremos mostrar é a competência que a nossa indústria tem para resolver alguns gargalos apenas desenvolvendo bons componentes para esse mercado”, afirma Nogueira.

Participantes – Para discutir e dar um amplo panorama de como está o setor ferroviário no Brasil, Vicente Abate, presidente da Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), fará uma palestra no fórum. “Essa participação nos dará a noção da real situação desse mercado no País, e, além disso, teremos o Bernardo Figueiredo, presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) que também enriquecerá o nosso encontro”, afirma Nogueira.

Serão apresentados, ainda, dois painéis com a participação de profissionais ligados à indústria produtora de material rodante. “Focamos os painéis na direção que queremos tomar daqui para frente na SAE BRASIL, pois enxergamos este fórum como uma grande oportunidade para reforçar a modalidade ferroviária no portfólio da entidade”, explica o chairman.

“Pela qualidade de seu conteúdo e fidelidade aos objetivos da SAE, os eventos das Seções Regionais da SAE BRASIL vêm contribuindo para o avanço de mobilidade brasileira. O foco de seus participantes e patrocinadores torna esses encontros ocasiões ideais para lançamento de produtos inovadores e ideias avançadas”, diz Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL.

Veja abaixo a programação completa do fórum:
9h - Palestra de abertura
9h10 - Palestra de Vicente Abate, presidente da ABIFER.
9h30 – Palestra “CONFORTO EM TRANSPORTE”, com Fabiano Fruett professor da Unicamp.
10h45 - Painel -"INOVAÇÕES PARA O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS", com Sérgio Valente Lombardi da Siemens; Jean Carlos Pejo, CEO da Jean Pejo Consultores Associados; e Luiz Fernando Ferrari, diretor comercial da Alstom. Moderação do jornalista Gerson Toller.
11h45 - Painel - "DESTRAVANDO O GARGALO LOGÍSTICO POR MEIO DE MATERIAL RODANTE INOVADOR", com João Sergio Barra de Almeida, gerente de engenharia da Progress Rail; Sérgio Jabur da Schaeffler; e Jean Carlos Pejo, CEO da Jean Pejo Consultores Associados. Moderação do jornalista Gerson Toller.

Quando – dia 18 de outubro de 2012
Onde - Unicamp – Faculdade de Engenharia Mecânica - 2º Piso - Bloco ID2 - rua Mendeleyev, 200 - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Distrito de Barão Geraldo - Campinas SP.




A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 5 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 5 mil normas geradas e mais de 85 mil sócios distribuídos por 93 países.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 / 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308