Minas Gerais bateu recorde de equipes inscritas na 14ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, marcada para 1º a 4 de novembro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP. O Estado será represento por 17 equipes (foram 14 em 2011) na competição de engenharia, que reunirá ao todo 98 equipes do Brasil, Venezuela, México, EUA e Canadá.
As 98 equipes reúnem cerca de 1,4 mil universitários (250 são de Minas Gerais), que projetaram e construíram aviões rádio controlados, para disputar a 14ª Competição SAE BRASIL AeroDesign.
A competição abrange três categorias (Regular, Advanced e Micro), e a partir de 2012, ao invés de barras de chumbo ou aço, o material a ser transportado pelos aviões mudou. Na classe Regular, a carga deve ser madeira do tipo MDF ou HDF (prensadas, largamente utilizadas na fabricação de móveis), enquanto na classe Advanced o volume transportado deve ser água, e, na classe Micro, bolinhas de tênis. O peso total transportado em cada aeronave varia de acordo com o projeto e a criatividade da equipe, porém as equipes devem buscar transportar a máxima carga possível em todos os voos.
Micro Asa Voadora – A equipe Micro-Raptor, formada por 10 alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora, desenvolveu uma aeronave na configuração chamada de 'asa voadora', em que a fuselagem está inserida na asa e esta não apresenta empenagens separadas. Inscrita na Classe Micro, a pequena aeronave pesa 550 gramas e transporta até 21 bolinhas de tênis. “Estamos bem preparados para enfrentar os desafios da competição e a nossa expectativa é vencer”, afirma a capitã Daiane Lemos Rapinelli. A universidade também será representada na Classe Regular com a equipe Mamutes.
Viçosa – A região de Viçosa será representada pela equipe Skywards, formada por 13 alunos da Universidade Federal de Viçosa. O avião, inscrito na Classe Regular, está 12% mais leve do que o projeto apresentado na competição passada, quando conquistou a 45ª colocação.
A aeronave pesa 3,5 kg, transporta 11 kg de madeira e atinge velocidade máxima de 16 m/s. “Corrigimos os erros no projeto, por isso esperamos um bom resultado”, afirma Lucas Coelho Vasconcelos, aluno do 3º ano do curso de Engenharia Mecânica e capitão da equipe.
Participante desde a primeira edição da SAE BRASIL AeroDesign e responsável pelo sexto título do Brasil na SAE Aerodesign East, conquistado este ano nos EUA, a equipe Uai, Sô! Fly!!, formada por 10 estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma das participantes. Da Classe Regular, a equipe construiu um avião, cujo somatório dimensional é de 5,7 metros, 2,4 kg e capaz de carregar 14,6 kg de madeira. “Devido ao novo regulamento, a aeronave ficou menor e mais leve, porém a fuselagem está maior para conseguir transportar a quantidade de carga ideal ao projeto”, conta o capitão Bruno Arruda Alves, estudante do 8º período de Engenharia Aeroespacial. A UFMG será representada, ainda, pela equipe Uai, Sô! Fly!!! Kids, na Classe Micro.
Também representarão Minas Gerais as equipes 12 Bis, da Universidade Federal de Ouro Preto; Acauã, da Universidade Federal de Viçosa campus Florestal; Cefast AeroDesign, do Centro Federal Tecnológico de Minas Gerais; Noizavua, da Universidade Federal de São João Del Rei campus Alto Paraopeba; equipes Trem Ki Voa Micro, Trem Ki Voa Regular e Trem Ki Voa Advanced, da Universidade Federal São João Del Rei; Triângulo Aéreo, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro; equipes Tucano e Tucano Micro, da Universidade Federal de Uberlândia; e equipes Uirá e Uirá Micro, da Universidade Federal de Itajubá.
Regulamento – Os aviões da Classe Regular, que deverão transportar madeira, são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10cm3 ou 0,61in3). As aeronaves serão menores em 2012, pois a limitação dimensional máxima reduziu cerca de 70cm, porém terão compartimentos de carga maiores. Todos deverão decolar em uma distância máxima de 50m. Nos aviões da Classe Advanced, a carga transportada deverá ser água, depositada em tanques montados na fuselagem. As aeronaves da categoria podem usar mais de um motor, porém a soma da cilindrada não pode exceder 0,50in3 (8,2cm3). Em 2011, a cilindrada máxima ficava entre 10,65 cm3 (0.65 in3) e 15,07cm3 (0.92 in3). As aeronaves da Classe Micro terão que transportar as bolinhas de tênis dentro de um compartimento fechado. Lançados à mão, os aviões da Classe Micro não têm restrições geométricas nem quanto ao número de motores, porém a equipe deverá ser capaz de transportar a aeronave numa caixa de 0,175m³. Nesta categoria os motores são elétricos.
Provas - As avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br. Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Advanced e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores as pontuações ganham o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2013, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: seis primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Aberta e um primeiro lugar Classe Micro. A SAE East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.
Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade.
“Vitrine para as empresas que buscam jovens talentos e laboratório para o desenvolvimento técnico dos estudantes voltados à engenharia aeroespacial. Assim eu defino o Projeto SAE BRASIL AeroDesign”, afirma o engenheiro Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL.
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