São Paulo - Roberto Bastian, diretor da Mercedes-Benz do Brasil, será o próximo presidente do Congresso SAE BRASIL em 2013. O anúncio foi feito por Alípio Ferreira Pinto Jr., que presidiu o evento este ano, durante a cerimônia de encerramento da edição 2012 nesta quinta-feira (4), no Expo Center Norte, em São Paulo. O Congresso SAE BRASIL 2013 será realizado no mesmo local, de 7 a 9 de outubro, sob o tema A Qualificação da Engenharia Brasileira na busca por Soluções Inovadoras. Osias Galantine, diretor de Compras da FIAT, será o vice-presidente do Congresso em 2013.
Ao dar início à solenidade de encerramento do Congresso SAE BRASIL 2012, Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, falou da importância do Congresso como ferramenta para o fomento da engenharia brasileira. O ciclo de três dias de apresentações e debates do maior fórum de engenharia da mobilidade do Hemisfério Sul foi fechado com o Painel dos Presidentes, com apresentações de Steven Armstrong, presidente da Ford Brasil e Mercosul; Luiz Carlos Andrade, vice-presidente da Toyota; e Besaliel Botelho, presidente da Bosch América Latina, sobre tecnologia e competitividade. No debate, mediado por Mario Laffitte, diretor de Comunicação Corporativa da Mercedes-Benz, o tema novo regime automotivo predominou.
Steven Armstrong, que esteve pela primeira vez no Congresso SAE BRASIL se disse impressionado com o alto nível das apresentações dos debates e das tecnologias exibidas na Exposição Tecnológica. Armstrong confirmou o investimento da Ford Brasil em plataformas globais como estratégia para reduzir custos e aumentar a competitividade, e destacou que o mercado brasileiro está amadurecendo. “A indústria não deve esperar que o governo resolva seus problemas de competitividade, mas descobrir como reduzir seus custos; não podemos continuar não competitivos como somos”, afirmou.
Luiz Carlos Andrade citou o novo Toyota Etios como aposta da montadora para conferir a “aceitabilidade” do mercado brasileiro ao carro híbrido, e festejou o novo regime automotivo. “O que é auspicioso é que agora temos indicadores de performance para perseguir”, disse.
Besaliel Botelho abordou a baixa competitividade do setor de autopeças que atribuiu principalmente à tributação excessiva na cadeia do segmento e ao elevado custo de energia elétrica e outros insumos. Para o executivo, o novo regime automotivo traz oportunidades de recuperação e mais atratividade para a indústria de autopeças.
BALANÇO – Com público recorde de 12,7 mil visitantes (12,2 mil em 2011), o Congresso SAE BRASIL 2012 debateu entre os dias 2 e 4 o tema A Engenharia da Mobilidade em Mercados Competitivos: Soluções por meio de Inovações Tecnológicas em 22 painéis nas áreas Aeroespacial, Veículos Leves, Caminhões e Ônibus, Transporte Ferroviário, Internacional, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção, Segurança Veicular, Sustentabilidade, Tecnologia da Informação, e Telemática e Infotainment além de 4 novos: Intermodal, Compras, Competitividade e Veículos Elétricos e Híbridos.
Também foram apresentados 148 trabalhos técnicos (papers) do total recorde de 314 recebidos. “A elevada qualidade dos trabalhos apresentados contribui para o sucesso do Congresso”, afirmou Alípio Ferreira Pinto Jr.
OPERAÇÃO DE RESGATE - Além de quatro painéis inéditos o 21º Congresso SAE BRASIL apresentou pela primeira vez quatro simulações de resgate de vítimas em acidentes automobilísticos, em que equipe do Corpo de Bombeiros mostrou a operação de salvamento em automóveis cedidos por fabricantes.
Coordenadas pela Comissão Técnica de Segurança Veicular da SAE BRASIL e Escola Superior de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com veículos cedidos pela FIAT, Ford, General Motors e Volkswagen, as simulações mostraram a prática do projeto desenvolvido em parceria inédita pelas duas instituições com apoio de 10 empresas montadoras e de autopeças do setor automotivo, além da Anfavea, nessa fase piloto. Nessa cooperação, as fabricantes fornecem ao Corpo de Bombeiros informações técnicas atualizadas sobre os veículos, que indicam antecipadamente que pontos que devem ser evitados em cada modelo para afastar riscos na hora do posicionamento das ferramentas de corte durante operação de resgate de vítimas em acidente automobilístico.
O Congresso apresentou ainda Exposição Tecnológica que ocupou 12,5 mil m² do Expo Center Norte, com mais de 80 empresas, 19 inéditas, em 142 estandes, que apresentaram o estado da arte da mobilidade, sobretudo tecnologias para oferecer mais segurança, conectividade e redução de consumo e emissão de poluentes.
Com o é tradição nos Congressos, a SAE BRASIL faz pesquisa com os visitantes do evento, referendada pelo Comitê de Reconhecimento da SAE BRASIL e elege 3 empresas expositoras que mostraram os maiores destaques da Exposição Tecnológica, aplicáveis ao mercado brasileiro. Este ano, os destaques no Congresso foram Continental, Magneti Marelli e Visteon.
Como todos os anos, a SAE BRASIL homenageou uma personalidade que tenha prestado relevantes contribuições para a mobilidade do País. Este ano o escolhido foi Jürgen Ziegler, presidente Mercedes-Benz, com o título Prêmio SAE BRASIL 2012.
PERSONALIDADES TEMÁTICAS - O encerramento do Congresso SAE BRASIL 2012 foi marcado com homenagem a personalidades de destaque do setor automotivo em nove áreas. Foram distinguidos:
Carlos Américo Pacheco, reitor do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica)–Aeroespacial;
Rosangela Moreira de Araújo, superintendente de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos da ANP (Agência Nacional de Petróleo) – Combustíveis e Emissões;
Armando Antonio Maria Laganá, professor doutor da USP – Educação;
Jurandir Fernandes, titular da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo– Ferroviário;
Bart Laton, vice-presidente de Produção de Agregados Mercedes-Benz–Manufatura;
Márcio Alfonso, diretor de Engenharia da Ford Motor Company – Projeto de Produto;
Décio Luiz Assaf, professor da FAAP, FEI e Mackenzie, e consultor–Segurança Veicular;
Marco Antonio Lage, diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade do Grupo FIAT Chrysler América Latina – Sustentabilidade;
e Ricardo Fanucchi, engenheiro-chefe da Linha Mid SizeTruck da General Motors – Inovação.
|