Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
02/10/2012
IQA apresenta certificação de produtos Inmetro no Congresso SAE BRASIL 2012

O evento ocorre de 2 a 4 de outubro, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte

De 2 a 4 de outubro, especialistas do IQA - Instituto da Qualidade Automotiva, farão plantão na mostra de engenharia do Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL 2012, para tirar todas as dúvidas das empresas do setor de automotivo sobre a certificação de produtos obrigatória instituída pela Portaria nº 301 de 21/07/2011 do Inmetro.

Segundo a portaria, a partir de janeiro do ano que vem, fabricantes de amortecedores, bombas de combustível (ciclo Otto), buzinas, pistões de liga leve de alumínio, pinos e anéis de trava (retenção), anéis de pistão, bronzinas e lâmpadas automotivas devem certificar os produtos para venda no mercado de reposição.

“Ainda há muita dúvida sobre o assunto, por isso focaremos nossos esforços em esclarecer todas elas”, afirma o gerente técnico do IQA, Sérgio Kina, ao ressaltar que o instituto é uma entidade sem fins lucrativos, organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, criado e dirigido pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa, etc. “Somos especializados no setor automotivo”, diz.

Além disso, o IQA focará também a unidade de treinamentos para a indústria automotiva, como os cursos sobre as normas VDA, que o instituto representa oficialmente no Brasil e Argentina. “Isso significa que os treinamentos ministrados por nós são oficiais e equivalentes aos realizados na Alemanha, pela própria VDA”, afirma o gerente de novos negócios, Alexandre Xavier.

Além dos treinamentos VDA, o IQA oferece diversos outros cursos sobre qualidade para o setor automotivo em datas abertas, como APQP 2ª Edição, CEP 2ª Edição, FMEA 4ª Edição, IMDS (e sua integração com APQP e PPAP), MASP Básico e Avançado (alinhado com CQI-10, AIAG), MSA 4ª Edição, PPAP 4ª Edição, Formação EQF, NBR 17025 – conceitos fundamentais e interpretação dos requisitos, e GD&T – Dimensionamento e Tolerância Geométrica.

Fóruns
O IQA ainda estará presente no fórum de debates do comitê de Manufatura e Qualidade, no dia 3 de outubro (quarta-feira), das 11h às 12h30, que abordará o tema: Qualidade na cadeia automotiva - responsabilidades das montadoras e dos fornecedores. Na ocasião, Mario Guitti, superintendente de IQA, será o mediador do encontro que discutirá os limites e as parcelas de responsabilidade de montadoras e seus fornecedores no processo produtivo.

O fórum contará com a participação de Rubens Vaz, diretor de Lançamentos e Assistência Técnica para Fornecedores da Ford, Dalton Damoulis, diretor de Operações da Magna, e Ingo Pelikan, gerente Senior da Mercedes-Benz, que discutirão o tema, apresentarão cases de sucesso, e explicarão de que forma cada elo da cadeia contribui para a qualidade da produção desde a fabricação de componentes até o veículo pronto para o cliente final.

Maior fórum de engenharia do hemisfério Sul, o Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL 2012, ocorre em São Paulo de 2 a 4 de outubro, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme).

Presidido este ano pelo engenheiro Alípio Ferreira Pinto Jr., gerente geral de Pesquisa e Desenvolvimento em Abastecimento e Biocombustíveis do Centro de Pesquisas da Petrobras, o Congresso SAE BRASIL 2012 terá como tema este ano A Engenharia da Mobilidade em Mercados Competitivos: Soluções por meio de Inovações Tecnológicas.

Sobre o IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um órgão de fomento da qualidade especializado no setor automotivo e organismo de certificação sem fins lucrativos, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua em Certificação de Serviços Automotivos, de Produtos, de Sistemas de Gestão, Publicações e Treinamentos.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br 11.4435-0000
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br 11.7672-7107

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308