Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
16/10/2012
SAE BRASIL discute desenvolvimento, mobilidade e sustentabilidade em Salvador, BA

Engenheiros se reunirão no dia 17 de outubro para debaterem como a indústria
da mobilidade pode colaborar para o desenvolvimento sustentável

Em virtude do controle das emissões dos gases poluentes e da redução do consumo de combustível, bem como a sustentabilidade e utilização de novos materiais representarem um grande desafio para o mercado da mobilidade, a SAE BRASIL realiza pelo quinto ano consecutivo o Fórum SAE BRASIL de Tecnologia, Mobilidade e Meio Ambiente.

O fórum será realizado no dia 17 de outubro na Faculdade de Tecnologia SENAI Cimatec (av. Orlando Gomes, 1845, Piatã). O encontro é organizado pela Seção Bahia da SAE BRASIL e tem a finalidade de proporcionar a oportunidade para que os profissionais da região discutam as principais tecnologias para a melhoria da relação entre mobilidade e meio ambiente.

Segundo Rodrigo Leite, diretor de eventos da Seção Bahia, esta edição destacará materiais, emissões e sustentabilidade. “É necessário que o mercado discuta e verifique o que tem sido feito para que essa relação seja cada vez mais desenvolvida, pois é importante que a sociedade possa usufruir da melhoria na condição de vida e de produtos mais modernos e sustentáveis”, afirma.

Leite conta que para fomentar a formação de profissionais mais conscientes, o encontro ocorrerá dentro do SENAI Cimatec e contará com a participação de estudantes de engenharia e áreas afins. “Queremos incentivar a formação de engenheiros preparados para o mercado que teremos num futuro próximo. Isso é bom para desenvolver mão de obra local especializada”, complementa.

Palestras – A programação contempla palestras com especialistas, que discutirão os temas “Mobilidade urbana sustentável como motor do desenvolvimento social, urbano e ambiental”, “Sistema de pintura KTL, que une alta tecnologia, zero emissão de VOC e baixos índices de resíduos”, “Stanyl e Akulon para substituição de peças metálicas”, “Mobilidade híbrida e inteligente: encontrando o equilíbrio certo das tecnologias apropriadas para a melhor eficiência do veículo”.

Entre os palestrantes estão Lincoln Paiva, presidente da Green Mobility e do Instituto Mobilidade Verde, que liderou diversas missões técnicas de mobilidade e desenvolvimento urbano em países europeus, asiáticos e americanos, e também Armando Canales, diretor da MIRA do Brasil, que trabalhou numa variedade de projetos de pesquisa de veículos elétricos e híbridos e células de combustível nos EUA e na Coréia.

“Os temas são bem atuais e possuem muita relevância para o mercado da mobilidade. Além disso, os palestrantes são profissionais com muita bagagem de informação”, finaliza Leite.

O fórum, que será um evento Neutro de Carbono, também contará com a exposição dos veículos Ranger Bio-Diesel B100 que participaram da Travessia Interoceânica promovida pela parceria Ford/Universidade Federal da Bahia, e do Ford Fusion Híbrido, primeiro veículo com essa tecnologia a ser comercializado no país.

“Pela sua qualidade de conteúdo e fidelidade aos objetivos, os eventos das Seções Regionais da SAE BRASIL vêm contribuindo para o avanço de ações na área da mobilidade brasileira. O foco de seus participantes e patrocinadores torna esses encontros ocasiões ideais para lançamento de produtos inovadores e ideias avançadas”, diz Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL.

Confira a programação:
13h20 - palestra de abertura com Ricardo Muneratto, diretor da Seção Bahia e com Daniel Motta
do SENAI Cimatec.
13h30 - Palestra - "Mobilidade Urbana sustentável como motor do desenvolvimento social, urbano e ambiental", com com Lincoln Paiva, presidente da Green Mobility.
14h05 - Palestra - "Veículos com Foco Ambiental: ontem, hoje e amanhã", com Ricardo Muneratto, diretor da Seção Bahia.
14h40 - Palestra - "Mobilidade híbrida e inteligente: encontrando o equilíbrio certo das tecnologias apropriadas para a melhor", com Armando Canales, diretor da MIRA do Brasil.
15h15 - Debate 1: Mobilidade e meio ambiente, mediado por Arilma Tavares do SENAI.
16h - Palestra - "Substituição de peças metálicas por plásticas", com Haroldo Marcos, líder técnico da DSM Plásticos de Engenharia.
16h35 - Palestra - "Compósitos poliméricos a partir de resíduos: nova matéria prima para peças da indústria automobilística", com Zora Ionara Gama dos Santos, do SENAI Cimatec.
17h05 - Palestra - "Sistema de Pintura KTL: alta tecnologia, zero emissão de VOC e baixo índices de resíduos", com Claudio Pereira Penna, da Maxcoat.
17h35 - Debate 2: materiais e processos sustentáveis, mediado por Fabrizzio Cedraz, do Instituto Surear.
18h20 - Palestra - "Travessia Interoceânica B100", com Fabrizzio Cedraz, do Instituto Surear.
18h50 - Palestra - "Emissões veiculares versus qualidade de ar: controle e alternativas para redução de impacto", com Dra. Neuza Neves, do SENAI Cetind
19h20 - Palestra - "Projeto de geração de energia de Pituaçu", com Ana Christina Mascarenhas, da
Coelba.
19h50 - Palestra de encerramento.

A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de cinco mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 5 mil normas geradas e mais de 85 mil sócios distribuídos por 93 países.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000/ (11) 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308