Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
IMPRENSA

CREDENCIE-SE PARA O CONGRESSO SAE BRASIL 2012

NA RECEPÇÃO DO EVENTO

 Release
27/09/2012
Congresso SAE BRASIL 2012 - Programação detalhada de fóruns e painéis de 2 a 4 de outubro

Dia 2 – terça-feira

CERIMÔNIA DE ABERTURA – Com Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL; Alípio Ferreira Pinto Junior, gerente geral do CENPES (Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello) da Petrobras; e Roberto Bastian, diretor de Logística e Infraestrutura da Mercedes-Benz do Brasil, respectivamente presidente e vice-presidente do Congresso SAE BRASIL 2012; David Schutt, CEO da SAE International; e. Auditórios Santana 2 e 3, às 9h30.

Segurança Veicular – SIMULAÇÃO DE DESENCARCERAMENTO DE CARROCERIA
O Corpo de Bombeiros simulará uma operação de desencarceramento, com que é a retirada da vítima confinada num automóvel. O objetivo será conscientizar sobre a importância que a estrutura de um veículo deve ser projetada para oferecer bom desempenho de proteção dos usuários no momento da colisão e ao mesmo tempo permitir à equipe de salvamento realizar o resgate com rapidez e eficiência. Rua E, às 10h30 e 15h.

Educação de Engenharia – DA GRADUAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO, NOSSOS ENGENHEIROS ESTÃO PREPARADOS PARA ISSO? O painel discutirá como a indústria desenvolve estratégias de formação humana e profissional diante da carência de mão de obra e formação especializadas. Com Ricardo Martins, gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Hyundai; Nei Soma, diretor da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e professor do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica); Mauro Andreassa, gerente de Relacionamento com Fornecedores da Ford; e Ivan Witt, diretor da Steer. Mediação: Demétrio Baracat, professor do Instituto Mauá de Tecnologia. Auditório Jaçanã 3, às 13h.

Aeroespacial – INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: COMPETITIVIDADE NO SETOR AEROESPACIAL. O painel apontará os novos desafios tecnológicos aeroespaciais e aeronáuticos. Com Luis Carlos Affonso, vice-presidente de Novos Programas da Embraer; e Carlos Américo Pacheco, reitor do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica). Mediação: Paulo Lourenção, engenheiro sênior da Embraer, e José Farat, gerente sênior de Engenharia de Sistemas da Embraer. Auditório Santana 1, às 13h.

Veículos Leves – PROJETOS DE VEÍCULOS GLOBAIS E INOVAÇÃO LIDERADOS PELAS ENGENHARIAS NO BRASIL. O painel discutrirá como funciona o processo de lançamento de veículos, sistemas e inovações tecnológicas liderados pela engenharia brasileira. Além disso, aborda a competitividade da engenharia nacional no cenário mundial. Com Ruy Quadros, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Marcio Alfonso, diretor de Engenharia da Ford; Albino Marques, diretor de Engenharia da General Motors; Wagner Lemmermann, supervisor de Engenharia da Delphi; Thiago Loureiro e Eduardo Sbragia, engenheiros de Produto da Volkswagen; e Martin Leder, chefe de Engenharia Avançada da Bosch. Mediação: Luc de Ferran, presidente da Luc de Ferran Consultoria. Auditório Santana, às 13h.

Segurança Veicular – SIMULAÇÃO DE DESENCARCERAMENTO DE CARROCERIA
O Corpo de Bombeiros simulará uma operação de desencarceramento, que é a retirada da vítima confinada num automóvel. O objetivo será conscientizar sobre a importância que a estrutura de um veículo deve ser projetada para oferecer bom desempenho de proteção dos usuários no momento da colisão e ao mesmo tempo permitir à equipe de salvamento realizar o resgate com rapidez e eficiência. Rua E, às 15h.

Engenheiros-chefe – ENGENHEIROS GLOBAIS – PESQUISAS E DESENVOLVIMENTOS DE TECNOLOGIAS PARA OTIMIZAÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA. O painel debaterá a competitividade local e global, e apresenta o desafio que a engenharia global enfrenta para pesquisar e desenvolver produtos inovadores e acessíveis aos potenciais compradores. Com Alexandre Pinto, engenheiro chefe da Peugeot Citroën Brasil; Gastão Rachou, diretor de Engenharia da MAN; Gino Montanari, diretor de Engenharia da Magneti Marelli; Luciano Santos, diretor de Engenharia da General Motors; e Waldir Gonçalves, diretor de Engenharia da Embraer. Mediação: Reinaldo Muratori, diretor de Planejamento e Engenharia da Mitsubishi. Auditórios Santana 2 e 3, às 15h30.

Motorsport – O APOIO DAS MONTADORAS E SISTEMISTAS AO MOTORSPORT – Investir em atividades relacionadas ao Motorsports no mundo traz grandes benefícios aos fabricantes, no desenvolvimento de componentes para veículos. O painel trará a visão dos fabricantes, mostrando o investimento e o retorno obtidos, e das categorias e equipes apoiadas, que explicam como suas atividades podem contribuir com os fabricantes. Com Mark Kent, gerente da GM Racing; Dener Pires, diretor da Porsche GT3 Cup; Cesar Urnhani, piloto de Testes da Pirelli; Edu Bassani, engenheiro da Stock Car; e Vinícius Sá, gerente de Marketing da Goodyear. Mediação: Wagner Gonzales, da CBA. Auditório Jaçanã 3, às 15h30.

Prêmio Jovem Engenheiro – A SAE BRASIL premiará um dos 11 engenheiros indicados pelas empresas onde trabalham. Concorrem ao prêmio Ricardo Bizi, engenheiro de Desenvolvimento Jr da Robert Bosch; Andre Takashi Matsum, engenheiro de produto da General Motors; Andre Luiz de Carvalho, mecânico de Desenvolvimento da Mercedes Benz; Marcos Paulo Santos, chefe de Projetos da Magneti Marelli; Pedro Oliveira,engenheiro de produto senior da Schaeffler; Fernando Coelho, supervisor de Engenharia do Produto da Delphi; Debora Lalo, engenheira de produto junior. da Ford; Ricardo Cometi, coordenador de Qualidade e Processo da Continental; Eliel W. Marcelino, engenheiro produto senior da Visteon; Gabriel T. Silva, engenheiro de Desenvolvimento do Produto da Iveco; e Aneide da Paz Santos, engenheira do produto da Volkswagen. Auditório Santana 1, às 18h.


Dia 3 – quarta-feira

Veículos Elétricos e Híbridos – CONSCIENTIZAR PARA DISSEMINAÇÃO DO USO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS - Os veículos elétricos e híbridos têm lugar de destaque face ao interesse mundial quanto ao uso de alternativas energéticas renováveis e ambientalmente corretas. O painel debaterá alternativas para viabilizar a introdução de novas tecnologias na área da mobilidade levando em consideração a sustentabilidade e a realidade brasileira e mundial. Com Brian Engle, especialista em Segmento Automotivo da GE Measurement & Control Solutions; Ivan Berntz, sócio na área de Consultoria da Deloitte; Carlos Motta, professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) que desenvolveu o Pompeo (carro brasileiro movido à energia elétrica e solar); Bert Hellwig, diretor de Engenharia da Divisão Ônibus da ZF Alemanha. Mediação: Ronaldo Mazará, chairman do Comitê de Veículos Elétricos e Híbridos. Auditório Jaçanã 2 e 3, às 8h30.

Segurança Veicular – POSIÇÃO DO BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL DA SEGURANÇA VEICULAR – ‘DÉCADA DE AÇÃO POR SEGURANÇA NO TRÂNSITO’ - Painel discutirá a necessidade de adequar a infraestrutura de nossas ruas e governos, à educação no trânsito e apontar as tecnologias disponíveis em relação a segurança passiva. Vai identificar inovações tecnológicas que podem contribuir consideravelmente para se alcançar todos os objetivos da ação. Com Luis Miura, ex-diretor presidente do Detran (Departamento Estadual de Transito); Eduardo J. Daros, presidente da Abraspe (Associação Brasileira de Pedestres); e Marcelo Bertocchi, diretor da General Motors. Mediação: J. Pedro Corrêa, repórter da JPC Comunicação. Auditório Jaçanã 3, às 9h.

Manufatura – DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA MANUFATURA COM O NOVO REGIME AUTOMOTIVO - O novo regime automotivo, em vigor a partir de 2013, deve impactar o mercado, principalmente a produção de veículos. Especialistas debaterão processos e caminhos para a competitividade diante das novas regras. Com Marcelo Araujo, gerente Divisão Chassis Systems da Bosch; Tarcisio Telles, vice-presidente de Operações da JAC Motors; e Ricardo A. Martins, gerente senior de Assuntos Corporativos da Hyundai. Mediação: Reinaldo Muratori, diretor da Mitsubishi. Auditório Santana 1, às 9h.

Manufatura – QUALIDADE NA CADEIA AUTOMOTIVA – RESPONSABILIDADES DAS MONTADORAS E FORNECEDORES - Com prazos de garantia maiores e veículos com conteúdos cada vez mais complexos, fabricantes aprimoram a qualidade da produção para garantir competitividade. O painel discutirá o limite e a parcela de responsabilidade da cadeia nesse processo e como é feita essa parceria. Cases de sucesso ilustrarão como cada elo da cadeia contribui para a qualidade da produção até o cliente final. Com Rubens Vaz, diretor de Assistência Técnica para Fornecedores SAM da Ford; Dalton Damoulis, diretor de Operações da Magna; e Ingo Pelikan, gerente sênior de Logística & Agregados da Mercedes. Mediação: Mario Guitti, superintendente do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva). Auditório Santana 1, às 11h.

TI – NANOTECNOLOGIA E REDES NEURAIS APLICADAS NA MOBILIDADE – A tecnologia embarcada está cada vez mais presente nos veículos, afetando dirigibilidade, motoristas, infraestrutura rodoviária e municipal, serviços de emergência etc. O painel apresentará tecnologias em crescente aplicabilidade no setor e interligação com a tecnologia da informação. Com Sergio Borger, diretor de Estratégias do Laboratório de Pesquisas da IBM Brasil; e Fabiano Miranda da Silva, professor da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). Mediação do engenheiro Avi Zins. Auditório Santana 2 e 3, às 11h.

Sustentabilidade – DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA - Painel apresentará conceitos de sustentabilidade para gerar competitividade e as necessidades de inovação em materiais, energia e reuso na área de produtos e processos. Com Henrique Lian, gerente de Relacionamento Institucional do Instituto Ethos; e Ricardo Munerato, diretor de Desenvolvimento de Produtos da Ford. Mediação: Gábor Deák, presidente da Delphi. Aud. Jaçanã 3, às 11h.

Telemática e Infotainment – INFORMAÇÃO, ENTRETENIMENTO, SERVIÇOS E CONVERGÊNCIA COM SEGURANÇA NA DIREÇÃO, A SOLUÇÃO SEGURA DOS SISTEMISTAS O&M COM AS MONTADORAS - Diversas formas de integração em infotainment e telemática baseadas na infraestrutura de telecomunicações trazem diversas possibilidades de entretenimento e informação aos novos veículos. O painel debaterá como prover o conteúdo tecnológico competitivamente sem afetar a atenção do condutor. Com Rodrigo Piquet, diretor Comercial Autotrac/Telecom; Gustavo Daniel, gerente geral de Vendas da Gemalto; Rahul Misra, diretor de Engenharia de Vendas de Automóveis da Harman; e Upton Bowden, gerente de Marketing e Gestão de Portifólio da Visteon. Mediação: Cileneu Nunes, vice-presidente de Tecnologia da Zatix. Auditórios Santana 2 e 3, às 13h30.

Máquinas Agrícolas e de Construção – MÁQUINAS AGRÍCOLAS E DE MOVIMENTAÇÃO DE TERRA – TECNOLOGIA BATENDO NA PORTA. O painel discutirá a aplicação de sistemas autônomos, telemetria, protocolos de comunicação e geoprocessamento em máquinas agrícolas e de movimentação de terra. Com Elson Rangel, gerente de Engenharia e Recursos Humanos da Odebrecht; Carlos Joaquim Stocco Portes, gerente de Desenvolvimento de Produtos e Engenharia da Caterpillar; Gregory Riordan, gerente de Marketing do Produto PA&C da CNH; e Werner Santos, diretor de Vendas da John Deere. Mediação: jornalista Fred Carvalho. Auditório Jaçanã 3, às 13h30.

Segurança Veicular – SIMULAÇÃO DE DESENCARCERAMENTO DE CARROCERIA
O Corpo de Bombeiros simulará uma operação de desencarceramento, que é a retirada da vítima confinada num automóvel. O objetivo será conscientizar sobre a importância que a estrutura de um veículo deve ser projetada para oferecer bom desempenho de proteção dos usuários no momento da colisão e ao mesmo tempo permitir à equipe de salvamento realizar o resgate com rapidez e eficiência. Rua E, às 15h.

Internacional – OPORTUNIDADES E DESAFIOS DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA COM A NOVA ECONOMIA E CENÁRIOS ENERGÉTICOS. A indústria automobilística mundial será cada vez mais confrontada com desafios econômico e ambiental. Fabricantes de veículos e fornecedores tentam reduzir custos com plataformas globais e estratégias de modularização. O painel discutirá soluções para reduzir custos, consumo de combustível e emissões de CO2, com opções de eletrificação de veículos híbridos ou até mesmo elétricos. Com David Schutt, CEO da SAE International (USA); Wilson Bricio, presidente da ZF do Brasil; Shrikant Marathe, presidente da SAE Índia e diretor da ARAI (Associação de Pesquisa Automobilística da Índia); Stefan Pischinger, presidente e CEO da FEV GmbH e presidente da VKA Aachen University; professor doutor Hans Joachim Helml, vice-presidente e COO da Neumayer Tekfor Group; e Sergio Habib, presidente da JAC Motors Brasil. Mediação: Horst Bergmann, conselheiro para Veículos Comerciais da FEV GmbH; e o jornalista Bob Sharp. Auditório Santana 2 e 3, às 16h.


Dia 4 – quinta-feira

Compras – A COMPETITIVIDADE NA VISÃO DE COMPRAS. A área de compras é cada vez mais estratégica na obtenção de parâmetros sustentáveis de competitividade. Aspectos como logística, custo total, segurança no fornecimento e gestão do produto interagem com as áreas de suprimentos em busca de objetivos comuns. A melhor compra é a de menor preço? Com Osias Galantine, diretor de Compras da Fiat América do Sul; João Pimentel, diretor de Compras da Ford América do Sul; Edgar Pezzo, vice-presidente de Compras da General Motors América do Sul; Ricardo Vieira Santos, diretor de Compras da Mercedes-Benz; e Franco Nullo, diretor de Compras da Magneti Marelli. Mediação: Stephan Keese, diretor da Roland Berger. Auditório Santana 1, às 9h.

Caminhões e Ônibus – A TECNOLOGIA COMO COMPLEMENTO AO FATOR HUMANO – PARTE 1. Elementos tecnológicos devem facilitar a operação realizada pelo transporte de carga e passageiros. O painel apresenta tecnologias que atendem ao atual nível de exigência de desempenho e produtividade para os veículos pesados. Com Leonardo Delefrate, gerente da Wabco; Ricardo Wetzel, gerente da Continental; Ronaldo Cândido, gerente da MAN; e Rogério Pires, gerente da Voith. Auditório Santana 2 e 3, às 9h.

Caminhões e Ônibus - A TECNOLOGIA COMO COMPLEMENTO AO FATOR HUMANO – PARTE 2. Case sobre a aplicação dos elementos tecnológicos que facilitaram a operação considerada pelo atual nível de exigência de desempenho e produtividade no transporte de carga e passageiro. Com Itamar Lopes dos Santos, gerente da Viação Santa Brígida, com mediação de Wagner Fonseca, diretor da Netz. Auditórios Santana 2 e 3, às 11h.

Ferroviário - O AVANÇO TECNOLÓGICO CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE FERROVIÁRIA. O painel debaterá o avanço e a competitividade ferroviária, er soluções para a melhor eficiência do transporte ferroviário de passageiros. Com Rezier Possidente, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Divisão Mobility da Siemens Brasil; Luiz Fernando Ferrari, diretor da Alstom; João Gouveia, diretor da SuperVia; e Jean Carlos Pejo, diretor da J. C. Pejo Consultores e Associados. Mediação: Massimo Giavina-Bianchi, presidente da T’Trans e vice-presidente do Simefre. Auditório Santana 1, às 11h.

Competitividade – COMPETITIVIDADE. COMO FAZER? Com Frederico da Costa Amâncio, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco; Erino Tonon, vice-presidente da Randon; e Harry Schmelzer Junior, presidente da WEG. Mediação: José Luiz Albertin, diretor da SAE BRASIL. Auditório Santana 1, às 13h30.

Intermodal - SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS E LOGÍSTICAS EM OPERAÇÕES MULTIMODAIS. O painel vai abordará a intermodalidade entre os sistemas rodoviário e ferroviário. Com Carlos Monteverde, diretor da Monteverde Consultoria; Vicente Abate, presidente da Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária; Fabio Veloso, gerente da JS Logística; Rogério Belda, engenheiro da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP). Mediação: Marcio Schettino, assessor técnico da Secretaria de Transportes de São Paulo. Auditórios Santana 2 e 3, às 13h30.

Segurança Veicular – SIMULAÇÃO DE DESENCARCERAMENTO DE CARROCERIA
O Corpo de Bombeiros simulará uma operação de desencarceramento, com que é a retirada da vítima confinada num automóvel. O objetivo é sobre a importância que a estrutura de um veículo deve ser projetada para oferecer bom desempenho de proteção dos usuários no momento da colisão e ao mesmo tempo permitir à equipe de salvamento realizar o resgate com rapidez e eficiência. Rua E, às 15h.

PAINEL DOS PRESIDENTES - Com Steven Armstrong, presidente da Ford; Besaliel Botelho, presidente da Bosch; e Luiz Carlos Andrade, vice-presidente da Toyota. Mediação: Mario Laffite, diretor de Comunicação Corporativa da Mercedes-Benz. Auditório Santana 2 e 3, às 16h.

Cerimônia de Encerramento – Com Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL; Alípio Ferreira Pinto Jr., gerente geral CENPES (Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello) da Petrobras; e Roberto Bastian, diretor de Logística e Infraestrutura da Mercedes-Benz do Brasil, respectivamente presidente e vice-presidente do Congresso SAE BRASIL 2012; Osias Galantine, diretor de Compras da Fiat; e Ricardo Reimer, presidente da Schaeffler e vice-presidente da SAE BRASIL. Auditório Santana 2 e 3, às 18h.


21º Congresso e Exposição Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade
Data: 2 a 4 de outubro de 2012 – das 9h às 20h
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo – SP.
O acesso aos painéis e exposição é gratuito com exceção às sessões técnicas



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi - susete@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 e 9.7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308