Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
21/09/2012
Estudantes de engenharia apresentam três papers no Congresso SAE BRASIL

Redução de consumo e emissões é o foco principal dos trabalhos, apresentados durante Painel Educação de Engenharia, dia 2 de outubro, às 13h

Já foram selecionados os três melhores trabalhos desenvolvidos por estudantes de engenharia que serão apresentados em 2 de outubro, durante o painel Educação de Engenharia do Congresso e Exposição Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, que abre neste dia e segue até 4 de outubro, no Pavilhão Vermelho, do Expo Center Norte, em S.Paulo.

Os trabalhos ‘Projeto de um sistema de tração elétrica para um veículo utilitário’, ‘Desenvolvimento de uma injeção eletrônica para motor ES monocilíndrico de baixa cilindrada’ e ‘Desenvolvimento de um sistema de suspensão e direção aplicado a um veículo Baja SAE’ foram, respectivamente, os três primeiros colocados, todos produzidos por estudantes do Instituto Mauá de Tecnologia.

Além de expor os trabalhos no Congresso SAE BRASIL, o autor principal do trabalho classificado em 1º lugar receberá como prêmio um curso de MBA ou pós-graduação no Instituto Mauá de Tecnologia + R$ 2 mil. A equipe 2ª colocada receberá R$ 1,5 mil + 1 mil em crédito de produtos de educação e/ ou eventos promovidos pela SAE BRASIL (cursos ou eventos); e a 3ª colocada será contemplada com R$ 1 mil + R$ 800,00 em crédito de produtos de educação e ou eventos promovidos pela SAE BRASIL (cursos ou eventos). Participaram da análise dos trabalhos oito profissionais da área automotiva e área acadêmica.

1º Colocado - O ‘Projeto de um sistema de tração elétrica para um veículo utilitário’, desenvolvido por Ramon Perez, Denis Minharro Goshi e Bernardo Curioni, é um estudo sobre a redução de emissões num veículo utilitário movido a combustão transformado em elétrico. “Com o projeto é possível adequar a instalação de um motor elétrico (ME) com o sistema de transmissão original do veículo”, explica Ramon Perez, aluno de Engenharia Mecânica.

Os estudantes estimam que o protótipo possa atingir velocidade máxima em torno de 90 km/h, com autonomia que varia entre 52 e 95 km, de acordo com a velocidade do veículo.

2º Colocado - O estudo ‘Desenvolvimento de uma injeção eletrônica para motores monocilíndrico de baixa cilindrada’, realizado por Bruno Pavão, Anderson Tucan, Rodrigo Hollosi e Thiago Garcia, tem como objetivo principal também diminuir o consumo de combustível. Os estudantes desenvolveram uma injeção eletrônica monocilíndrica parametrizável, embarcada em um microcontrolador ARM, que utiliza sistema operacional de tempo real. A arquitetura foi concebida para testar diferentes estratégias de controle do motor, e em diversos regimes de carga.

3º Colocado - ‘Desenvolvimento de um sistema de suspensão e direção aplicado a um veículo Baja SAE’, realizado por Edgar S. Moreno, Leonardo Capocio Neto e Marlon de Oliveira, abrange algumas fases de um projeto de construção de um carro, como a modelagem 3D dos componentes, avaliação da geometria de suspensão e direção, análise da dinâmica veicular, análise estrutural através do método de elementos finitos (MEF), construção do protótipo e validação da dinâmica do veículo através de instrumentação e comparação, com os resultados de programa de simulação. Com o estudo foi possível constatar maior manobrabilidade, conforto e segurança ao Baja SAE.

PAINEL - Com o título ‘Da graduação para o mercado de trabalho: nossos engenheiros estão preparados para esta tarefa?’, o Painel Educação de Engenharia é dirigido por Demétrio Baracat e será realizado a partir das 13h, no auditório Jaçanã 3. Participam do painel Ricardo Martins, gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Hyundai; Mauro Andreassa, gerente de Relacionamento com Fornecedores da Ford; Ivan Witt, diretor da Steer; e Nei Yoshihiro Soma, engenheiro de Produção pela Escola de Engenharia da USP São Carlos, mestre pelo INPE, doutor pela University of Sheffield, estágio pós-doutorado na Universidade de Bologna, professor associado do ITA e representante da área das Engenharias III na CAPES.

CONGRESSO - Com o tema A Engenharia da Mobilidade em Mercados Competitivos: Soluções por meio de Inovações Tecnológicas, o Congresso SAE BRASIL 2012 será presidido este ano pelo engenheiro Alípio Ferreira Pinto Jr, gerente geral de Pesquisa e Desenvolvimento em Abastecimento e Biocombustíveis do Cenpes (Centro de Pesquisas da Petrobras).

Serão 22 fóruns e painéis, quatro deles inéditos - Competitividade, Compras, Intermodal, Veículos Elétricos e Híbridos, e os tradicionais nas áreas de Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Ferroviário, Internacional, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção, Segurança Veicular, Sustentabilidade, Tecnologia da Informação, Telemática e Infotainment, e Veículos Leves. Serão apresentados, ainda, 148 trabalhos técnicos (‘papers’), de profissionais de indústrias e universidades, sobre o aprimoramento de produtos e processos na engenharia da Mobilidade.

Mostra Tecnológica - O Congresso SAE BRASIL 2012 exibirá também sua tradicional Mostra Tecnológica, em uma área de 14 mil m², com mais de 100 estandes de produtos e serviços evidenciando o estado da arte da tecnologia da mobilidade.“O Congresso SAE BRASIL permite aos profissionais de engenharia acesso ao mais elevado padrão técnico-científico de toda a cadeia automotiva brasileira e internacional. É o maior dos eventos técnicos de engenharia do Brasil, reunindo os mais destacados experts nacionais e estrangeiros”, ressalta Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL.

Congresso e Exposição Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade
Data: 2 a 4 de outubro de 2012 – das 8h30 às 20h
Painel Educação de Engenharia – dia 2, a partir das 13h, Auditório Jaçanã 3
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho - rua José Bernardo Pinto, 333 - vila Guilherme, São Paulo – SP. Informações: www.saebrasil.org.br



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa - Telefones (11) 4435-0000 e 97204-1921
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – Juliana@companhiadeimprensa.com.br

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308