Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
JORNALISTA,

CREDENCIE-SE PARA O CONGRESSO SAE BRASIL

CLIQUEAQUI

 Release
21/09/2012
ARTIGO - Informação e entretenimento com segurança a bordo

Ricardo Takahira*

Com a evolução da tecnologia móvel, sistemas de imagem, conectividade, audiovisual, e acesso à banda larga, uma série de atrativos a bordo do veículo disputa a atenção do condutor com o volante, muito embora seu uso seja permitido apenas para outros ocupantes ou com o veículo parado. Seja por meio de gadgets pessoais transportados no veiculo ou acessórios embarcados, a premissa de que “se não está escrito não é proibido” não conforta os engenheiros, que, apaixonados pela tecnologia, são desafiados a criar novos conteúdos com interface homem/máquina sem prejudicar a atenção de quem conduz o veiculo.

O ato de dirigir falando ao celular e o vício quase incontrolável - e cultural – de equipar o carro com acessórios xing ling com vídeo, navegação e acesso à internet, são muito comuns no Brasil, onde há poucos dados estatísticos que relacionem tais hábitos à ocorrência de acidentes. Quanto representaria em termos de espaço de frenagem em uma emergência o risco de responder dirigindo a um SMS com um simples ok?

Nos Estados Unidos, agências como a NTSB (National Transportation Safety Board) e NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) têm estatísticas que provam a relação entre hábitos dos motoristas e acidentes. Naquele mercado OEM (Equipamentos Originais de Fábrica), o foco dado aos conteúdos tecnológicos embarcados é o de monitorar o motorista e o ambiente para evitar tais ocorrências.

Bem, uma coisa é evitar a distração, outra é impedir que a tecnologia eletrônica móvel seja trazida para dentro do veículo pelo condutor, em seus celulares, smartphones e tablets. Seu filho é multitarefa? Ouve música, faz o trabalho escolar enquanto está no chat das redes sociais, pesquisa na Internet e fala pelo skype? Espero que ele não leve esse hábito ao volante. Montadoras, como a Toyota, que criou em 2011 o Collaborative Safety Research Center, uma divisão para o avanço da tecnologia de segurança dedicada a aprender como motoristas de automóveis se envolvem em acidentes, estão preocupadas com esse tema.

Avanços já foram alcançados e ainda estão em curso, como o sistema de reconhecimento de voz, em português brasileiro, uma forma muito mais segura de interação com os novos conteúdos do que os displays multitoques e outras formas touch screen. Dentro do veículo as intuitivas HMI (Human Machine Interface) permitem a operação espontânea e cega do controle, deixando o motorista pronto para qualquer reação ao inesperado. Botões rotativos, pequenos joysticks, e botões nos volantes, que chamamos de haptics, são dispositivos inseridos no cockpit do veículo para que o motorista interaja sem se distrair da direção.

Para a engenharia, a responsabilidade de agregar conteúdo tecnológico ao automóvel é um desafio diário que vai muito além da informação e do entretenimento a bordo. Temos muito a fazer em sistemas avançados de assistência ao motorista, cujo desenvolvimento visa à redução de acidentes e também de sua gravidade. Falo de sistemas de alerta ao condutor e também de autônomos, que tomam decisões para a condução segura do veículo, como as tecnologias anticolisão que monitoram o ambiente e podem frear independentemente do motorista ou mesmo reduzir a velocidade, caso do ACC (Adaptative Cruise Control).

Apaixonado por tecnologia ou por carros, em breve tudo convergirá para o interior do seu veículo. Conectado à nuvem, a uma rede social da própria montadora, do clube de proprietários da marca ou do modelo do veículo, quem sabe. Mas com segurança, isso sim, acima de tudo.

*Ricardo Takahira é diretor do comitê Telemática e Infotainment do Congresso SAE BRASIL 2012

Congresso e Exposição Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade
Data: 2 a 4 de outubro de 2012 – das 9h às 20h
Painel Telemática e Infotainment – dia 3, a partir das 13h30, Auditório Santana 2 e 3
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo – SP. Informações: www.saebrasil.org.br



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308