A equipe Baja UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais, venceu neste domingo (16) a Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste FIAT, realizada no Campo de Provas da CNH, Distrito Industrial de Sarzedo, em Minas Gerais. Em segundo lugar ficou a equipe FEI Baja, do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo, seguida pela equipe Vitória Baja, da Universidade Federal do Espírito Santo.
Debaixo de muito sol e poeira, as 26 equipes, formadas por quase 400 universitários de engenharia do Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, disputaram a competição com os seus carros off-road, projetados e construídos dentro das instituições de ensino. Os 26 veículos foram submetidos a provas estáticas e dinâmicas, avaliadas por um grupo de 70 juízes e comissários, todos voluntários da indústria da mobilidade.
Considerada a edição mais difícil, em razão do elevado número de desafios impostos aos pilotos e carros, principalmente no quesito suspensão durante as provas dinâmicas e as três horas do Enduro de Resistência, a Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste FIAT apontou as melhores equipes em seis provas:
Apresentação de Projeto - FEI Baja, do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo.
Rampa - FEI Baja, do Centro Universitário da FEI.
Fast Track - equipe Poli Fenix, da Escola Politécnica da USP.
Suspension & Traction - equipe ITA Baja, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica.
Reboque - equipe Cefast, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
Enduro - equipe Vitória Baja, da Universidade Federal do Espírito Santo.
Como diferença nas regras este ano, os motores dos carros não tinham limite de rotação, antes restrita a 3800rpm. Com a liberação, as equipes tiveram de aprofundar o conhecimento em consumo de combustível e durabilidade do motor, além de temperatura e lubrificação.
A competição, que teve início no sábado e contou com forte apoio da FIAT, teve como objetivo promover a troca conhecimentos entre as equipes e estas testarem os carros para a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada no primeiro semestre do ano, em São Paulo, com universitários de todas as regiões do País.
OUTRAS REGIONAIS - Além da Etapa Sudeste, a SAE BRASIL realiza mais duas competições regionais durante o ano: a Etapa Nordeste, entre os dias 9 e 11 de novembro, no Estádio Municipal de Camaçari; e a Etapa Sul, agendada de 23 a 25 de novembro, no Distrito Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul. Por enquanto, a liberação na rotação do motor vale apenas para a Etapa Sudeste.
Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
“O Projeto Baja SAE BRASIL é uma experiência inestimável, que estimula os jovens estudantes de engenharia a seguirem a profissão depois de formados. Esse sucesso cativa o grande apoio da indústria”, ressalta o engenheiro Robson Galvão, diretor de Simpósios e Programas Estudantis da SAE BRASIL.
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