Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
17/09/2012
Equipe da UFMG vence a Baja SAE BRASIL Etapa Sudeste FIAT

Primeira colocada, a equipe de Minas Gerais foi seguida pela paulista FEI Baja, de São Bernardo do Campo, e a equipe Vitória Baja, do Espírito Santo

A equipe Baja UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais, venceu neste domingo (16) a Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste FIAT, realizada no Campo de Provas da CNH, Distrito Industrial de Sarzedo, em Minas Gerais. Em segundo lugar ficou a equipe FEI Baja, do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo, seguida pela equipe Vitória Baja, da Universidade Federal do Espírito Santo.

Debaixo de muito sol e poeira, as 26 equipes, formadas por quase 400 universitários de engenharia do Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, disputaram a competição com os seus carros off-road, projetados e construídos dentro das instituições de ensino. Os 26 veículos foram submetidos a provas estáticas e dinâmicas, avaliadas por um grupo de 70 juízes e comissários, todos voluntários da indústria da mobilidade.

Considerada a edição mais difícil, em razão do elevado número de desafios impostos aos pilotos e carros, principalmente no quesito suspensão durante as provas dinâmicas e as três horas do Enduro de Resistência, a Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste FIAT apontou as melhores equipes em seis provas:

Apresentação de Projeto - FEI Baja, do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo.
Rampa - FEI Baja, do Centro Universitário da FEI.
Fast Track - equipe Poli Fenix, da Escola Politécnica da USP.
Suspension & Traction - equipe ITA Baja, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica.
Reboque - equipe Cefast, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
Enduro - equipe Vitória Baja, da Universidade Federal do Espírito Santo.

Como diferença nas regras este ano, os motores dos carros não tinham limite de rotação, antes restrita a 3800rpm. Com a liberação, as equipes tiveram de aprofundar o conhecimento em consumo de combustível e durabilidade do motor, além de temperatura e lubrificação.

A competição, que teve início no sábado e contou com forte apoio da FIAT, teve como objetivo promover a troca conhecimentos entre as equipes e estas testarem os carros para a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada no primeiro semestre do ano, em São Paulo, com universitários de todas as regiões do País.

OUTRAS REGIONAIS - Além da Etapa Sudeste, a SAE BRASIL realiza mais duas competições regionais durante o ano: a Etapa Nordeste, entre os dias 9 e 11 de novembro, no Estádio Municipal de Camaçari; e a Etapa Sul, agendada de 23 a 25 de novembro, no Distrito Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul. Por enquanto, a liberação na rotação do motor vale apenas para a Etapa Sudeste.

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

“O Projeto Baja SAE BRASIL é uma experiência inestimável, que estimula os jovens estudantes de engenharia a seguirem a profissão depois de formados. Esse sucesso cativa o grande apoio da indústria”, ressalta o engenheiro Robson Galvão, diretor de Simpósios e Programas Estudantis da SAE BRASIL.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones 11 4435-0000 – 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308