Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
31/08/2012
SAE BRASIL inscreve para Especialização em Projetos de Sistemas Digitais Embarcados

Aulas começam dia 15 de setembro e seguem quinzenalmente aos sábados, das 9h às 18h; com opções presencial, na SAE BRASIL, ou à distância

A inovação no setor automotivo está muito ligada à eletrônica embarcada. Freios ABS, airbag, sensores e outras tecnologias que dão autonomia e até simples comando elétrico dos vidros dependem de sistemas inteligentes. Com o objetivo de capacitar a mão de obra para o desenvolvimento de projetos na área, a SAE BRASIL agendou a Especialização em Projetos de Sistemas Digitais Embarcados.

O curso começa dia 15 de setembro e é quinzenal: aos sábados, das 9h às 18h; com opções presencial, na sede da SAE BRASIL (av. Paulista, 2073 - Edifício Horsa II - Conjunto 1003, 10º andar, Cerqueira César - São Paulo) ou ao vivo pela internet. Informações pelo site www.saebrasil.org

Hayram Nicácio, coordenador pedagógico da especialização e consultor em Projetos Sistemas Digitais Embarcados, destaca que projetos de eletrônica embarcada ainda não são desenvolvidos no Brasil. “A maioria dos projetos é feita no exterior e adaptada para os veículos nacionais”, explica o consultor.

Com o novo regime automotivo brasileiro e leis de segurança veicular em discussão no Brasil, como a exigência de freios ABS e airbag, o mercado nacional precisará de profissionais que saibam criar projetos eletrônicos. “O curso vem atender a essa necessidade local”, afirma Nicácio.

Voltado para engenheiros elétricos e da computação, e cientistas da computação, o curso tem duração de dois anos – 376 horas/aula - e é dividido em cinco módulos: Técnicas de Programação Avançada, Arquitetura de Computadores Embarcados, Sistemas Operacionais, Protocolos de Comunicação e Engenharia de Sistemas.

INSTRUTORES – coordenador pedagógico do curso, Hayram Nicácio acumula mais de 15 anos em projetos e sistemas digitais embarcados. É mestre em Engenharia Elétrica pela Unicamp na área de processamento digital de sinais e publicou seis trabalhos, quatro deles internacionais. Nicácio é professor universitário há mais de oito anos, e coordenador de graduação e pós-graduação além de responsável técnico pela unidade de sistemas eletrônicos embarcados da MSX International.

Diego Thuler – graduado em Engenharia Elétrica pela Unicamp e especialista em Lógica Não Convencional pela Ensam (École Nationale Supériere d’Arts et Métiers), da França, atuou por mais de 10 anos em desenvolvimento de sistemas embarcados na indústria automotiva, eletrônica de consumo e automação. É sócio-diretor da Phi Innovations, especializada em desenvolvimento de sistemas embarcados nas áreas de defesa, médica, telemetria e automotiva.

Sílvio Ximenes de Azevedo Neto – formado em sistemas de Informação pela Universidade Mackenzie e mestrando em criptografia no Departamento de Ciências da Computação no IME (Instituto de Matemática e Estatística)/USP, sua experiência passa por empresas como Banco ABN AMRO e Sony Brasil.

Alexandre Meyer – engenheiro elétrico pela Escola Politécnica da USP com mais de 12 anos em desenvolvimento de circuitos digitais, atuou em projetos no Japão, Canadá, França, Chile e Reino Unido; nas áreas de software e hardware embarcados para telecomunicações, plataforma de jogos e automação comercial, projetos de software para aplicações que demandam alta confiabilidade.

Fábio Petrassem de Sousa - engenheiro elétrico pela Universidade Federal de Santa Catarina com mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de projetos e consultoria na área de eletrônica digital; tem publicações e patentes e ministra cursos envolvendo módulos de treinamento ALTERA no Brasil.

Flávio Alves – graduado em engenharia elétrica pela Unicamp, especialista em Eletrônica pela Ecole Centrale de Lyon, na França; e especialista em projetos Linux embarcados e sistemas de tempo real. Tem mais de sete anos de experiência em projetos de sistemas embarcados, internacionais offshore. É fundador e CEO da PHI Innovations. Atua em projetos de telecomunicações, defesa/militar, equipamentos médicos, sistemas de controle de acesso e automação de subestação de energia elétrica.

Curso Especialização SAE BRASIL em Projetos de Sistemas Digitais
Quando – início 15 de setembro de 2012
Onde – À distância ou presencial na SAE BRASIL - Escritório Central - av. Paulista, 2073 - Edifício Horsa II - Conjunto 1003, 10º andar, Cerqueira César - São Paulo



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – Juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308