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 Release
22/08/2012
Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel discute futuro da tecnologia sustentável

Profissionais da indústria automotiva e entidades ligadas ao setor debatem, em Curitiba, a eficiência do Powertrain Diesel para melhor aproveitamento da matriz energética brasileira

Nunca se falou tanto em tecnologia e desenvolvimento sustentável no Brasil. Com uma ampla disponibilidade de recursos naturais, o país ocupa atualmente uma posição de destaque no cenário internacional. A recente Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, serviu para mostrar um Brasil preocupado com sustentabilidade e preservação ambiental.

Enquanto governo e organizações não-governamentais divergem sobre o balanço final da Conferência, atores do setor de tecnologia Diesel se mobilizam para mostrar que se pode crescer de uma maneira ecologicamente correta e ressaltar que tecnologia sustentável é a resposta para o futuro.

O 9º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel, que acontece nos dias 28 e 29 de agosto, em Curitiba, vai dar destaque ao tema e movimentar o setor ao apresentar e discutir tecnologias futuras e em desenvolvimento por fabricantes de motores, sistemistas e fornecedores de tecnologia.

O evento também vai debater políticas governamentais de fomento a veículos mais eficientes e de que forma a indústria pode contribuir com tecnologias que favoreçam o crescimento da eficiência energética, atendendo assim às políticas governamentais.

Para o chairman do Fórum, Luís Pasquotto, a expectativa é atrair cerca de 300 profissionais e engenheiros de empresas líderes do segmento de tecnologia diesel.

Painéis – Durante dois dias, quatro painéis discutirão vertentes distintas relacionadas ao futuro da tecnologia sustentável. O painel “Economia, mercado e matriz energética” abrirá o encontro e contextualizará o mercado brasileiro, cenários econômicos atuais e futuros e tendências do mercado automotivo em relação à realidade e visão futura da matriz energética brasileira.

Dando sequência ao contexto econômico exposto no primeiro painel, os participantes discutirão o papel do powertrain Diesel no futuro e como ele pode auxiliar tais cenários por meio da melhoria do aproveitamento energético. Além dos ganhos ambientais, motores a diesel são economicamente viáveis já que consumem em média 30% menos de combustível.


Devido à importância do powertrain Diesel para um melhor aproveitamento da matriz energética nacional nos próximos anos, o Fórum apresentará exemplos, tendências e tecnologias que farão com que o powertrain Diesel seja cada vez mais eficaz no que se refere ao uso racional das fontes de energia.

Outro tema da agenda será o “Uso dos bicombustíveis na matriz energética brasileira”, em que será apresentada e discutida a análise de ciclo de vida do CO2, utilizando diesel proveniente da cana de açúcar. Durante a discussão, um representante da Casa Civil da Presidência da República, demonstrará os incentivos para a produção do biodiesel brasileiro (atual B5 com cenários para o futuro). O caso real de um carro de passeio híbrido movido por um powertrain Diesel será apresentado neste painel.

O último painel “Eficiência do Powertrain Diesel” será dividido em várias palestras com ênfase técnica, para mostrar como o powertrain Diesel pode evoluir e aumentar ainda mais sua eficiência. “Existe hoje um grande foco nessa tecnologia dada à alta eficiência, nível reduzido de emissões de poluentes e baixo consumo de combustível”, ressalta Ricardo Torres De Martin, gerente do Fórum.

Entre os diversos temas discutidos por profissionais do setor, estarão tecnologias de pós-tratamento dos gases de escapamento, auxílio por meio da simulação computacional no desenvolvimento de motores mais eficientes, desafios no gerenciamento de frotas, powertrain diesel-hidráulico e tecnologias para a redução de CO2, assim como o exemplo da aplicação de turbocompressores em carros de passeio movidos a diesel, situação ainda desconhecida nos veículos de passeio nacionais.

Um controle mais restrito em relação aos níveis de emissões de poluentes permitidos, imposto por programas como o Euro 5, nos países europeus, e o Proconve P7, no Brasil, fizeram com que a indústria automotiva buscasse alternativas viáveis para reduzir a emissão de gases nocivos, como o CO2 (monóxido de carbono) ou o NOx (óxido de nitrogênio).

Para Norberto Fabris, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL, encontros como este são a vitrine dos avanços da engenharia da mobilidade em diferentes áreas, trazidas ao debate nas palestras de grandes especialistas. “Trata-se de uma oportunidade sem igual para a atualização nas tendências e novas soluções tecnológicas”, ressalta o diretor da SAE BRASIL

Dia 28
9h45 - Abertura com Luis Afonso Pasquotto, chairman do fórum.
Painel I - A economia, o mercado e a matriz energética
10h –“Economia- Melhoras à vista?”, com Cristiano de Souza, economista do Banco Santander.
10h30 –“Mercado brasileiro de veículos comerciais a diesel, situação atual e tendências”, com Marco Saltini, vice-presidente da Anfavea.
11h –“Matriz energética brasileira, uma visão de futuro”, com Cláudio Ishihara, diretor do departamento de combustíveis derivados de Petróleo do Ministério das Minas e Energia.
11h30 – Debate moderado por Daniel Korioth, vice-president Diesel System Latin America da Bosch.


Painel II - O papel do powertrain Diesel no futuro
13h30 –“Políticas governamentais sobre eficiência energética”, com Vitor Klizas, diretor da IHS Automotive
14h –“BioDME - testando hoje o combustível do amanhã!”, com Luis Ronconi, da Volvo
14h30 –“Pro-diesel coalition actions in the USA”, com JeffreyBreneman, do US Coalition for Advanced Diesel Cars (USCADC).
15h – “Cenários para o mercado de Diesel no futuro”, com Gregório Araújo, da Petrobras.
15h30 – Debate moderado por Renato Mastrobuono, diretor da SAE BRASIL.


Painel III - Biocombustíveis na matriz energética brasileira
16h30 –“Análise de ciclo de vida do CO₂ utilizando diesel de cana”, com Adilson Liebsch, gerente de produto da Amyris.
17h – “Programas governamentais para incentivo ao biodiesel”, com Rodrigo Augusto Rodrigues, da Casa Civil da Presidência da República.
17h30 – “Combustíveis renováveis e tecnologia híbrida, novas fontes para reduzir as emissões de CO₂”, com Franck Turkovics, gerente de engenharia de powertrain da Peugeot Citroën.
18h – Debate moderado por Ricardo Abreu, diretor global de tecnologia da Mahle.


Dia 29:
Painel IV: Eficiência do powertrain Diesel
8h30 –“Turbo alimentação para carros de passageiros a Diesel”, com Reinaldo Paulino, Account Manager da Borg Warner.
9h –“How after treatment can contribute to fuel consumption reduction”, com Kevin Hallstrom, da BASF
9h30 –“Early Stage Aero/Thermal Simulation of Engines”, com Doug Hatfield, da EXA.
10h –“Novas tecnologias de componentes de motores para redução de consumo de combustível”, com Eduardo Nocera, gerente de tecnologia de produto da Mahle.
10h30 –“A evolução dos limites de emissões e as soluções com combustíveis alternativos”, com Helton Lage, engenheiro chefe de motores da FPT Industrial.
11h – Debate moderado por Rodrigo Chaves, gerente executivo de engenharia da MAN.
13h –“Gerenciamento e composição de custos em frotas”, com Antonio Lauro Valdívia, assessor técnico da ANTC.
13h30 –“A Eficiência Energética do PowerTrain com o sistema I-Shift”, com Júlio Lodetti, da Volvo
14h – “Caminhão Híbrido Diesel/Hidráulico – Uma Oportunidade para os Mercados Emergentes”, com Rodrigo Chaves, gerente executivo de engenharia da MAN.
14h30 –“Estratégias para redução do CO₂”, com Adriano Rishi, diretor executivo de pesquisa e engenharia da Cummins.
15h – Debate moderado por Luso Ventura, diretor de Comissões Técnicas da SAE BRASIL.
15h30 - Encerramento




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 e 97204-1921

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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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