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 Release
27/08/2012
Carros de estudantes poderão ter motores mais potentes na Baja SAE BRASIL Etapa Sudeste FIAT

SAE BRASIL liberou o limite de rotações dos motores para a competição regional, agendada para os dias 15 e 16 de setembro, em Minas Gerais

Está marcada para 15 e 16 de setembro, no Campo de Provas da CNH, Distrito Industrial de Sarzedo, em Minas Gerais, a Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste FIAT. Na competição, universitários de engenharia do Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo irão submeter seus 27 carros off-road, projetados e construídos dentro das instituições de ensino, a provas estáticas e dinâmicas, aplicadas por juízes da indústria da mobilidade.

O objetivo das 27 equipes, que reúnem cerca de 400 universitários, é trocar conhecimentos e testar os carros para a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada no primeiro semestre do ano com veículos de todas as regiões do País.

Como novidade este ano na Etapa Sudeste FIAT, os motores não terão limite de rotação, antes restrita a 3800rpm. Com a liberação, as equipes terão de aprofundar o conhecimento em consumo de combustível e durabilidade do motor, além de avaliar questões de temperatura e lubrificação.

As provas começam no sábado, dia 15, com apresentações orais dos projetos e avaliações de segurança, conforto, regulagem de motor e provas dinâmicas. Dia 16, domingo, os carros farão provas dinâmicas, com enduro de resistência, que tem três horas de duração. Com exceção das apresentações orais, as demais provas são abertas ao público.

OUTRAS REGIONAIS - Além da Etapa Sudeste, a SAE BRASIL realiza mais duas competições regionais durante o ano: a Etapa Nordeste, marcada para 9 a 11 de novembro, no Estádio Municipal de Camaçari, Bahia; e a Etapa Sul, agendada de 23 a 25 de novembro, no Distrito Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul. Por enquanto, a liberação na potência do motor vale apenas para a Etapa Sudeste.

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

“O Baja SAE BRASIL traz importante vantagem para o desenvolvimento dos futuros engenheiros, colocando-os em situações práticas que só enfrentariam como profissionais, no mercado de trabalho”, resume Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL.

Quando – Dias 15 e 16 de setembro
Campo de Provas da CNH -rua São Francisco, s/nº,Distrito Indl. de Sarzedo/MG.



INSTITUIÇÕES E EQUIPES:
Brasília (1 equipe de 1 instituição)
UnB - Universidade de Brasília – equipe Piratas do Cerrado

Espírito Santo (1 equipe de 1 instituição)
Universidade Federal do Espírito Santo – equipe Vitória Baja

Minas Gerais (7 equipes de 7 instituições)
Universidade Federal de Minas Gerais – equipe Baja UFMG
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – equipe Cefast
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – equipe Galileu
Universidade Federal de São João Del Rei – equipe Komiketo Baja UFSJ
Universidade Federal de Itajubá – equipe Saci
Universidade Federal de Viçosa – equipe UFVBaja
Universidade Federal do Triângulo Mineiro – equipe Zebu Baja UFTM

Rio de Janeiro (6 equipes de 6 instituições)
Instituto Politécnico do Rio de Janeiro da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – equipe Beirute Baja SAE
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – equipe Minerva Baja UFRJ
Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ - equipe SuperBaja
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro – equipe MUD Runner
Universidade Federal Fluminense – UFF – equipe Tuffão
Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica – Universidade Federal Fluminense / Volta Redonda – equipe VR Baja

São Paulo (12 equipes de 12instituições)
Fundação Armando Álvares Penteado – equipe Baja FAAP
Universidade Federal do ABC - equipe Baja UFABC
Universidade Federal de São Carlos – equipe Baja UFSCAR
Escola de Engenharia de São Carlos da USP – equipes EESC USP 1
Faculdade de Tecnologia de Sorocaba – equipe Fase Racing
Faculdade de Tecnologia de São Paulo – equipe Fatecnólogos
Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) – equipe FEI Baja 1
Instituto Tecnológico de Aeronáutica - equipe ITA Baja
Universidade Presbiteriana Mackenzie – equipe Mack Gear
Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – equipe Piratas do Vale
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) – equipe Poli Fênix
Universidade Estadual de Campinas – equipe Unicamp de Baja SAE



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones 11 4435-0000 – 97204-1921

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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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