Projetos Tuiuiu, Antonov, Draco Volans, Aeroo e Pantaero não estudam pássaro, lagarto e nem felino. São os nomes das cinco equipes de estudantes de quatro universidades do Centro Oeste, que projetaram e agora testam cinco aviões rádio controlados para a 14ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, marcada para 1º a 4 de novembro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP. A competição tem 98 equipes inscritas, que somam cerca de 1,4 mil universitários do Brasil, Venezuela, México, EUA e, pela primeira vez, do Canadá.
A competição abrange três categorias (Regular, Advanced e Micro), e a partir de 2012, ao invés de barras de chumbo ou aço, o material a ser transportado pelos aviões mudou. Na classe Regular, a carga deve ser madeira do tipo MDF ou HDF (prensadas, largamente utilizadas na fabricação de móveis), enquanto na classe Advanced o volume transportado deve ser água, e, na classe Micro, bolinhas de tênis. O peso total transportado em cada aeronave varia de acordo com o projeto e a criatividade da equipe.
Do Centro Oeste, as cinco equipes representam a Universidade Paulista (UNIP) do Distrito Federal, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), do Mato Grosso do Sul (ver lista).
Micro – Com a mudança no regulamento, a equipe Pantaero, composta por 10 estudantes da UFMT, campus Rondonópolis, precisou construir um compartimento de carga 100% maior em relação a 2011. Da classe Micro, o avião mede 24 cm de comprimento, 8 cm de altura e 14 cm de largura. Pesa 600 gramas e foi projetado para, transportar 16 bolinhas de tênis (1,5 kg) e atingir velocidade máxima de 16m/s.
“O projeto oferece alta confiabilidade e boa resistência estrutural, por isso esperamos uma boa colocação”, afirma Tiago Gonçalves Goto, estudante do 8º semestre de Engenharia Mecânica. Em 2011, a equipe ficou em 30º lugar na categoria. A UFMT também será representada pela equipe Aeroo, da classe Regular.
Regular – Outra representante da classe Regular é a equipe Antonov, com seis alunos da UNIP, de Brasília. O avião da equipe está 70% mais leve do que o apresentado em 2011, quando ficou em 61º lugar. Com 3,5 kg de peso e um compartimento de carga que acompanha o formato da asa, a aeronave pode transportar 11 kg de madeira. “O projeto está bem diferente, mais compacto e resistente”, avisa Ivan Carlos Franco, capitão da equipe, estudante do 10º semestre de Engenharia de Controle e Automação.
Regulamento – Os aviões da Classe Regular, que deverão transportar madeira, são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10cm3 ou 0,61in3). As aeronaves serão menores em 2012, pois a limitação dimensional máxima reduziu cerca de 70cm, porém terão compartimentos de carga maiores. Todos deverão decolar em uma distância máxima de 50m. Nos aviões da Classe Advanced, a carga transportada deverá ser água, depositada em tanques montados na fuselagem. As aeronaves da categoria podem usar mais de um motor, porém a soma da cilindrada não pode exceder 0,50in3 (8,2cm3). Em 2011, a cilindrada máxima ficava entre 10,65 cm3 (0.65 in3) e 15,07cm3 (0.92 in3). As aeronaves da Classe Micro terão que transportar as bolinhas de tênis dentro de um compartimento fechado. Lançados à mão, os aviões da Classe Micro não têm restrições geométricas nem quanto ao número de motores, porém a equipe deverá ser capaz de transportar a aeronave numa caixa de 0,175m³. Nesta categoria os motores são elétricos.
Provas - As avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br. Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Advanced e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores as pontuações ganham o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2013, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: seis primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Aberta e um primeiro lugar Classe Micro. A SAE East Competition é realizada pela SAE INTERNATIONAL, da qual a SAE BRASIL é afiliada.
Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade.
“Na competição os jovens também descobrem como trabalhar em equipe e dentro das regras do jogo, situação que eles vão enfrentar mais tarde nas empresas como profissionais”, conta Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, realizadora da competição.
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