Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
17/08/2012
SAE BRASIL promove simpósio para avaliar como está a inovação na indústria nacional

Engenheiros se reunirão para debater o processo de inovação tecnológica nas empresas no Simpósio SAE BRASIL de Inovação, em Minas Gerais

Apresentar o atual estágio de desenvolvimento tecnológico e quais as tendências nos próximos anos, são os objetivos do Simpósio SAE BRASIL de Inovação. O encontro, promovido pela Seção Minas Gerais será realizado no dia 23 de agosto, na Casa Fiat da Cultura, em Nova Lima, Minas Gerais (rua Jornalista Djalma Andrade, 1.250, Belvedere).

Essa é a primeira edição do simpósio e segundo o chairman, Rodrigo Duarte, é preciso trazer para o mercado as mais recentes descobertas tecnológicas e apresentar o que há de mais inovador para os profissionais da mobilidade. “Com estes novos conceitos as empresas poderão se atualizar e também trocar informações e experiências visando sempre o avanço tecnológico”, explica.

A programação do simpósio permitirá aos participantes saber o que as corporações têm feito para proporcionar mais crescimento e atualização para o mercado.

Serão apresentados “cases” de empresas que implantaram inovações tecnológicas com sucesso. Um deles será da Siemens, que mostrará um sistema de monitoramento de linha de produção que gerou resultados e mudanças no sistema de manufatura.

Um tema que também será abordado será a sustentabilidade. Segundo o “chairman”, é possível inovar sem agredir o meio ambiente. “Hoje, com o cenário em que vivemos, é mais do que necessário criar novas tecnologias que não agridam a natureza. A inovação sustentável é um apelo importante para o Brasil ganhar notoriedade no cenário mundial”, argumenta.

Universidades – Entre o público que o simpósio visa atrair estão os estudantes de engenharia. Segundo Duarte, é na universidade que se concentram grandes projetos de inovação e é preciso formar mais parcerias com essas instituições. “Além de motivarmos o estudante de engenharia no desenvolvimento de ideias queremos nos aproximar desse público e trazer suas ideias inovadoras para a indústria”, diz Duarte.

“Pela qualidade de seu conteúdo e fidelidade aos objetivos da SAE, os eventos das Seções Regionais da SAE BRASIL vêm contribuindo para o avanço de mobilidade brasileira. O foco de seus participantes e patrocinadores torna esses encontros ocasiões ideais para lançamento de produtos inovadores e ideias avançadas”, diz Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL.


Veja abaixo a programação completa do simpósio:

8h30 - Credenciamento
9h - Abertura
9h45 - Palestra: “A complexidade do processo de criação e a importância da inovação para que as marcas se destaquem junto aos consumidores e frente aos concorrentes”, com Marcelo Reis, sócio vice-presidente de criação da Leo Burnett Taylor Made.
10h30 - Palestra: “Mecanismos públicos de apoio à inovação nas empresas”, com Manuela Soares, sócia-diretora da Inventa.
11h30 - Palestra: “Plant Simulation – os benefícios da simulação na indústria automotiva”, com Iolanda Ferreira Lima, account executive da Siemens PLM.
13h45 - Palestra: “Carro Elétrico”, com Thoshizaemon Noce, coordenador da área de inovação de engenharia de produto da Fiat.
14h30 - Palestra: "Estratégia Inovação", com Miguel Pinto diretor da Strategos.
15h15 - Palestra: “Aplicação automotiva de cabos de alumínio”, com Antônio César Rosati, gerente de engenharia avançada da Delphi.
16h15 - Palestra: “Conceitos e aspectos da gestão da inovação nas empresas”, com Mario Massagardi, diretor engenharia vendas técnicas da Bosch.
17h - Debate com Mario Massagardi, diretor engenharia vendas técnicas da Bosch, Miguel Pinto, diretor da Strategos e Marcelo Reis, sócio vice-presidente de criação da Leo Burnett Taylor Made.
18h - Seção de encerramento




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 / 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308