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 Release
03/08/2012
SAE BRASIL mostra novas tecnologias em transmissões e promove curso em Campinas

Simpósio SAE BRASIL de Powertrain será dias 6 e 7 de agosto, terá palestras, debates, curso e mostra de engenharia

Mostrar os avanços tecnológicos e discutir o balanceamento entre forças que impulsionam a inovação, mas tendem a retardar o crescimento do setor de powertrain no Brasil são os objetivos do 10º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain. O encontro será realizado nos dias 6 e 7 de agosto, no Hotel Nacional Inn, em Campinas (av. Benedicto Campos, 35, Jardim do Trevo) e contará com um bloco voltado a motores Ciclo Otto e outro sobre transmissões.

O simpósio completa 10 anos e para comemorar será ministrado um curso no bloco de transmissões no dia 6. Serão abordados temas de relevância para os profissionais da área. “Fizemos uma programação para alcançar desde o especialista até quem atua em áreas menos específicas”, diz Mauro Moraes, chairman do simpósio.

O curso faz parte do módulo da certificação SAE e terá com tema Vibração e Dinâmica em Transmissões. Para Moraes, o assunto é de grande interesse, porque mostrará de forma bem dinâmica pontos específicos. “É uma edição piloto. Se tivermos boa aceitação daremos continuidade em 2013 e prosseguimento com outros temas importantes para o mercado”, comenta.

No dia 7 haverá palestras técnicas com profissionais que mostrarão as tendências tecnológicas em transmissões. O bloco encerrará com debate entre representantes da indústria, governo, pesquisa e fornecedores no fomento à seguinte reflexão: “O Brasil está preparado para inovar ou está fadado à desindustrialização?”.

A expectativa é levantar as reais necessidades do mercado, conhecer seus pontos fracos e fortes e discutir com toda a cadeia o que é vivenciando no País.

Para Renato Mastrobuono, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL, os eventos organizados pelas Seções Regionais demonstram que a engenharia brasileira da mobilidade está na vanguarda tecnológica. “Nossos encontros se destacam pela alta qualidade do seu conteúdo, tecnologia de ponta e apresentados pelos melhores especialistas do setor”, afirma Mastrobuono.

Oportunidades – O encontro inclui, ainda, exposição tecnológica que permitirá aos participantes, além de tomar conhecimento da tecnologia mais atual, ampliar seu network e trocar experiências, informações e ideias com executivos de empresas especializadas e de instituições de ensino e pesquisa.

Confira a programação do bloco de transmissões:

Dia 6 – curso de Transmissões
8h - Credenciamento e abertura do curso
8h30 - Tema: “Influence of driveline dynamics on vehicle characteristics”, com Marco Barreto da GM.
Conteúdo: Basic driveline model Influence of driveline characteristics on vehicle performance e driveline models considering different vehicle maneuvers: launch, gear shift, etc.
11h - Tema: “Como otimizar o comportamento de NVH do trem de potência”, com Douglas Lemes ZF do Brasil
Conteúdo: vibrações torcionais do motor de combustão interna, problemas de NVH, efeitos do disco de embreagem e tuning do seu amortecimento.
14h - Tema: “Durabilidade da embreagem - qual a influência da oferta dinâmica de torque, estilo de condução e características da aplicação”, com Leandro Perestrelo ZF do Brasil.
Conteúdo: Modelo de acoplamento da embreagem, trabalho de atrito versus desgaste do material de fricção, variação do trabalho de atrito em função de: carga, relações de velocidade, raio do pneu, pista e motorista.
16h - Tema: “Estudo de caso dos fatores de influência na durabilidade da embreagem”, com Leandro Perestrelo da ZF do Brasil
Conteúdo: Mapeamento de rota de ônibus urbano, mapeamento do comportamento do motorista, medição da oferta de torque dinâmico, avaliação de peças após teste de durabilidade, recomendações para aumentar a durabilidade da embreagem.
17h40 - Seção de encerramento

Dia 7
8h45 - Abertura com o moderador das palestras da manhã (*) em fase de confirmação
9h - Palestra: “Development of high fidelity, accurate transmission models considering the attributes like performance, nvh and also the ability to use them in the hill processes”, com Bob Ransijn da LMS North America.
9h40 - Palestra: “Steel-polymer-compound gears for transmission applications”, com Thales Sardinha Garcia Souza, da Neumayer Tekfor
10h50 - Palestra: “Tendências no desenvolvimento de ‘Drivelines’ convencionais e eletrificados”, com Thomas Walter Schmidt, diretor operacional da ZF do Brasil.
11h30 - Palestra: “Red X® como metodologia de análise de falha durante o design for Six Sigma (DfSS) de uma transmissão mecânica”, com André Gonçalves Bida, product assurance da Eaton.
14h - Palestra: “Efeitos da rigidez no projeto de rolamentos para transmissão”, com Fábio Nonato da Schaeffler.
14h40 - Palestra: “Monitoramento do Powertrain por meio da análise de óleo”, com Carlos Mussato, engenheiro de produto da ZF do Brasil.
15h50 - Painel: “Brasil: berço de inovação e oportunidades, ou um país fadado à desindustrialização?”, moderado por Valter Pieracciani, diretor da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas.
Convidados: Wiliam Calegari de Sousa da Ernst&Young, Sérgio Queiroz, diretor da FAPESP e Rogério Vollet, gerente de Engenharia da GM.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 / 7204-1921

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A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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