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 Release
19/07/2012
Futuros avanços nos motores ciclo Otto serão debatidos em simpósio da SAE BRASIL

Engenheiros se reunirão para discutir inovações no Simpósio SAE BRASIL de Powertrain, que será realizado nos dias 6 e 7 de agosto em Campinas, SP

Mostrar os avanços tecnológicos e discutir o balanceamento entre forças que impulsionam a inovação e os desafios que existem no setor de powertrain no Brasil são os objetivos do 10º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain. O encontro será realizado nos dias 6 e 7 de agosto, no Hotel Nacional Inn, em Campinas (av. Benedicto Campos, 35, Jardim do Trevo) e contará com dois blocos distintos, um voltado a motores Ciclo Otto e outro específico sobre transmissões.

De acordo com Eduardo Tomanik, coordenador da Comissão Técnica de Motores Otto da SAE BRASIL, o foco em tecnologias (turbo, injeção direta etc.) de motores está ligado ao que se espera chegar no Brasil em breve. “Hoje falamos muito em redução de consumo e emissões. Por isso, para esse encontro daremos um gancho com as iniciativas do governo nesta direção que vão exigir aumento de eficiência, engenharia e P&D”, explica.

Um dos temas que serão abordados no encontro será o uso de injeção direta e turbo, aplicados em motores a álcool – ambos comuns na Europa por trazerem grande redução de consumo. Será que estas e outras tecnologias serão introduzidas nos motores fabricados por aqui? Sabemos que o Brasil vivencia diversos movimentos para ter carros mais eficientes e menos poluidores. “Porém é preciso ver se o mercado está preparado para absorver essas tecnologias e quais os desafios que precisam ser vencidos para se adequarem à nossa realidade. A maioria dos motores que temos está defasada em relação aos importados, com piores taxas de consumo e emissões, precisamos evoluir rapidamente nesse quesito”, diz Tomanik.

Para o coordenador, antes de definir se uma tecnologia será introduzida em um determinado mercado, é necessário analisar suas vantagens e desvantagens e também se dará retorno financeiro aos fabricantes. “Não adianta introduzirmos tecnologias que o nosso mercado não tenha condições de absorver. É preciso muito cuidado para não cair na ‘tentação’ de itens que depois o consumidor não compra”, argumenta.

“É preciso discutir se teremos um papel de destaque mundial ou seremos apenas um grande mercado emergente. O governo está fazendo sua parte dando incentivos. Precisamos aumentar a pesquisa automotiva na universidade e aproximá-las dos centros de pesquisa da indústria”, aponta Tomanik.

Programação - Durante o simpósio, os participantes terão a oportunidade de assistir palestras com grandes especialistas da indústria nacional. No primeiro dia serão palestras técnicas e no segundo painéis temáticos que irão levantar importantes temas para discussão.

“Profissionais de grande referência em motores farão parte desses painéis, e por meio deles saberemos o que as empresas estão pensando e quais as possíveis tecnologias quer iremos receber em nosso mercado nos próximos anos”, diz Mauro Moraes chairman do simpósio.

Para Renato Mastrobuono, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL,os eventos organizados pelas Seções Regionais demonstram que a engenharia brasileira da mobilidade está na vanguarda tecnológica. “Nossos encontros se destacam pela alta qualidade do seu conteúdo, tecnologia de ponta e apresentados pelos melhores especialistas do setor”, afirma Mastrobuono.

Oportunidades - Além das palestras, curso e debates os participantes poderão conferir uma exposição tecnológica que irá promover network profissional, troca de experiências, informações e ideias com representantes de empresas especializadas e de instituições de ensino e pesquisa

Confira a programação do Bloco de Motores Otto:
DIA 6
8h30 - Palestra de abertura com Celso Samea, chairman das palestras técnicas da manhã.
9h - Palestra: “Eletrônica Embarcada – Impacto, uso, e interface homem/maquina”, com Sergio Savane diretor de desenvolvimento de sistemas e engenharia da T-Systems.
9h40 - Palestra: “Injeção direta com etanol no Brasil”, com Alexandre Rezende, engenheiro de sistemas da Continental Powertrain.
11h30 - Palestra: “Overview of Direct Injection”, com Michael Pontoppidan,diretor técnico da Magneti Marelli
14h - Palestra: “Fuel and CO2 reduction potential of a two-stage VCR System in combination with future Otto powertrains”, com Karsten Wittek, da FEV
14h40 - Palestra: “Volkswagen Active Cylinder Technology (ACT)”, com Dr. Karsten Bennewitz, gerente executivo da área de planejamento e desenvolvimento de Powertrain da VW.
15h50 - Painel: “P&D na indústria automotiva brasileira – como fazer mais?”
Moderador: Francisco Nigro, assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.
Palestrantes:
• José Guilherme da Silva / Fiat
• Fabio Gandour, cientista chefe da IBM.
• Décio Maia da Petrobras

DIA 7
08h30 - Painel: “Emissões – desafios para nova fase PL7”
Moderador: Stephan H. Blumrich, vice-presidente e gerente geral da UMICORE.
Participantes:
Tema: “Impactos no sistema de pós-tratamento catalítico”, com Miguel Zoca da UMICORE.
Tema: “Sistemas para redução de emissões em motores”, com Alexandre Rezende, engenheiro de sistemas da Continental.
Tema: “Impactos e desafios para adequar os laboratórios de emissões para novas fases”, com Denise Pomalesky, engenheira de desenvolvimento da Bosch.


10h40 - Painel: “Novas tecnologias”
Moderador: Marcos Pinto da Schaefler, chief engineer - engine systems.
Participantes:
Tema: "The variable valve train in the debate on downsizing and hybrid drives”, com Prof. Dr. Kurt Kirsten, vice-president R&D BD Engine Systems da Schaefler.
Tema: “The next generation passenger vehicle turbocharger for Otto Egines”, com Christian Streck da Garret.
Tema: “Redução de consumo por meio de bomba de óleo variável, aplicações e ganhos no Brasil”, com Fabio Moreira, gerente de P&D - Filtraiton and Engine Peripherals da MAHLE.


13h40 - Painel: “Impacto da qualidade do combustível no desenvolvimento e aplicação”
Moderador: Djalma Mello, coordenador de laboratórios da engenharia de materiais da GM.
Participantes:
Tema: "Principais diferenças da nossa gasolina comparando com outros mercados como Europa e EUA", com Leandro Benvenutti, especialista técnico de combustíveis e lubrificantes da Ford.
Tema: - "Qualidade do combustível x melhoria - propriedades que impactam na qualidade dos combustíveis", com Djalma Mello, coordenador de laboratórios da engenharia de materiais da GM.
Tema: Ricardo França da Ipiranga Produtos de Petróleo, coordenador de técnico de combustíveis e lubrificantes.


15h50 - Painel: “Redução do consumo de combustível”
Moderador: Francisco Nigro, assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.
Participantes:
Tema: “Technologies for fuel consumption reduction – incl. the influence of emission driving cycles”, Dr. Marcus Kneifel, vice-presidente de sistema de gasolina e Diesel da Robert Bosch.
Tema: “Politicas e incentivos para redução de consumo”, palestrante a definir.
Tema: Em fase de confirmação. Paulo Riedel, diretor da engenharia de produtos da GM Powertrain.






Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000 / 7204-1921

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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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