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 Release
22/10/2012
Estudantes do Sul constroem 17 aviões para a SAE BRASIL AeroDesign

Cerca de 250 universitários de SC, PR e RGS participam da competição, em São José dos Campos/SP, de 1º a 4 de novembro

Estudantes de engenharia dos três Estados do Sul trabalham no projeto e construção de 17 aviões radiocontrolados para a 14ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, agendada de 1º a 4 de novembro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP. A competição reunirá 98 equipes do Brasil, Venezuela, México, Canadá e EUA.

A região Sul tem a segunda maior participação do País, após o Sudeste. Estão inscritas oito equipes do Rio Grande do Sul, cinco do Paraná e quatro de Santa Catarina.

A Competição reúne aviões em três categorias: Classe Regular, Advanced e Micro. Este ano, houve mudança no regulamento e as equipes foram desafiadas a projetarem aviões capazes de transportar diferentes materiais como carga.

Na Classe Regular o desafio é carregar madeira do tipo MDF ou HDF (madeira prensada largamente utilizada na fabricação de móveis); enquanto na Classe Advanced, a carga transportada deverá ser água. As aeronaves da Classe Micro deverão transportar bolinhas de tênis. Antes as três categorias tinham de transportar barras de chumbo ou aço, materiais consideravelmente mais densos.

Santa Catarina – Para conquistar bom desempenho diante das novas regras, a equipe veterana Céu Azul, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), usou a simulação computacional no projeto. “Buscamos prever o que acontecerá na prática e sem perder tempo. Estamos confiantes”, diz o estudante de Engenharia Mecânica, Fabio Sena, capitão da equipe, composta por 15 universitários.

O avião da Céu Azul, que participa na Classe Regular, foi construído com fibra de carbono e kevlar, isopor, Divinycell e alumínio aeronáutico. Pesa em torno de 2 kg e consegue transportar cerca de 10 kg de carga, em velocidade de 60 km/h. A UFSC será representada, também, pelas equipes Céu Azul Micro (2ª colocada em 2011), da Classe Micro, e Cem Asas, da Classe Aberta.

Paraná – A equipe estreante Acalantis, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, não conheceu o regulamento anterior, mas aposta num projeto simples, que obedeça as regras e faça voos estáveis. “O nosso objetivo é aprender”, explica Lucas Figueiredo, capitão da equipe composta por 13 estudantes. O avião da Classe Regular tem 2,8 metros de envergadura, pesa 3,5 kg, transporta 13 kg ou 22 placas de madeira HDF e atinge velocidade de 15 m/s.

Rio Grande do Sul – A equipe Kamikase, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), do Rio Grande do Sul, precisou substituir o material utilizado no acabamento da aeronave para compensar o aumento de peso do compartimento de carga, que está maior para transportar madeira. “Para compensar o peso substituímos o material Monokote pelo Oracover, 85% mais leve”, conta Julio Foster capitão da equipe, que em 2011 conquistou a 12ª posição.

Ainda, para garantir leveza e resistência a equipe utilizou madeira balsa, Divinycel, tecido de fibra de carbono e híbrido para a construção. O avião, da Classe Regular, pesa 3 kg e transporta 12,5 kg de madeira HDF. “Pretendemos nos destacar como a melhor equipe da região Sul”, acrescenta Foster, estudante de Engenharia Mecânica.

Regulamento – Os aviões da Classe Regular, que deverão transportar madeira, são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10cm3 ou 0,61in3). As aeronaves serão menores em 2012, pois a limitação dimensional máxima reduziu cerca de 70cm, porém terão compartimentos de carga maiores. Todos deverão decolar em uma distância máxima de 50m. Nos aviões da Classe Advanced, a carga transportada deverá ser água, depositada em tanques montados na fuselagem. As aeronaves da categoria podem usar mais de um motor, porém a soma da cilindrada não pode exceder 0,50in3 (8,2cm3). Em 2011, a cilindrada máxima ficava entre 10,65 cm3 (0.65 in3) e 15,07cm3 (0.92 in3). As aeronaves da Classe Micro terão que transportar as bolinhas de tênis dentro de um compartimento fechado. Lançados à mão, os aviões da Classe Micro não têm restrições geométricas nem quanto ao número de motores, porém a equipe deverá ser capaz de transportar a aeronave numa caixa de 0,175m³. Nesta categoria os motores são elétricos.

Provas - As avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br. Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Advanced e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores as pontuações ganham o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2013, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico de conquistas: seis primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Aberta e um primeiro lugar Classe Micro. A SAE East Competition é realizada pela SAE International.

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade.

“Na competição os jovens também descobrem como trabalhar em equipe e dentro das regras do jogo, situação que eles vão enfrentar mais tarde nas empresas como profissionais”, conta Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, realizadora da competição.

XIV Competição SAE BRASIL AeroDesign
1 a 4 de novembro - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) - São José dos Campos/SP

Total de equipes inscritas = 98 (97 em 2011 / 96 em 2010)
№ estrangeiras = 6 (3 do México, 1 da Venezuela, 1 dos EUA e 1 do Canadá)
№ de equipes brasileiras: 92 (89 em 2011)
№ de instituições de ensino: 70
№ médio de estudantes inscritos: mais de 1,4 mil
№ projetos Classe Micro: 19 (16 em 2011)
№ projetos Classe Regular: 73 (76 em 2011)
№ projetos Classe Advanced: 6 (5 em 2011)


SUL

Paraná - (5 equipes / 4 instituições)
UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – equipe Acalantis
UFPR – Universidade Federal do Paraná – equipes MDP e RPD
FAG – Faculdade Assis Gurgacz – equipe Fag Fly
PUC-PR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná – equipe Top Gang

Rio Grande do Sul - (8 equipes / 7 instituições)
FURG – Universidade Federal do Rio Grande – equipe Aerofurg
URI Santo Ângelo – Universidade Regional Integrada – equipe Aeromissões
UCS – Universidade de Caxias do Sul – equipe Aerosul
FAHOR – Faculdade Horizontina – equipe Águia Fahor
UFSM – Universidade Federal de Santa Maria – equipes Carancho e Carancho Piá
UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul – equipe Kamikase
UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – equipe Pampa

Santa Catarina - (4 equipes / 2 instituições)
UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina – equipe Albatroz
UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina – equipes Cem Asas, Céu Azul Micro e Céu Azul Regular

SUDESTE

Minas Gerais – (17 equipes / 11 instituições)
UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto – equipe 12 Bis
UFV Florestal – Universidade Federal de Viçosa – equipe Acauã
CEFET-MG – Centro Federal Tecnológico de Minas Gerais – equipe Aerodesign
UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora – equipes Mamutes e Microraptor
UFSJ – Universidade Federal de São João Del Rei CAP – equipe Noizavua
UFV – Universidade Federal de Viçosa – equipe Skywards
UFSJ – Universidade Federal de São João Del Rei – equipes Trem Ki Voa Micro, Trem Ki Voa Regular e Trem Ki Voa Advanced
UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro – equipe Triângulo Aéreo
UFU – Universidade Federal de Uberlândia – equipes Tucano e Tucano Micro
UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – equipes Uai, Sô! Fly!!! e Uai, Sô! Fly!!! Kids
UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá – equipes Uirá e Uirá Micro


Rio de Janeiro - (6 equipes / 5 instituições)
PUC-RIO – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – equipes Aerorio Advanced e Aerorio Micro
UFF – Universidade Federal Fluminense – equipe Blackbird
UFF – Universidade Federal Fluminense EEIMVR – equipe Ufforce Aerodesign
UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – equipe Minerva Aerodesign
CEFET-RJ – Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro – equipe Venturi

São Paulo – (31 equipes / 19 instituições)
Grande São Paulo
FESP – Faculdade de Engenharia São Paulo – equipe Aero Elétrons
Anhembi Morumbi – Universidade Anhembi Morumbi – equipe Aeroduca
FEI – Centro Universitário da FEI – equipe FEI Regular
UNINOVE – Universidade Nove de Julho – equipes Fly Girls e Ícaro
UFABC – Universidade Federal do ABC – equipes Harpia e Harpia Pampers
POLI USP – Escola Politécnica da USP – equipe Keep Flying
MACKENZIE – Universidade Presbiteriana Mackenzie – equipe Mechane
MAUÁ – Instituto Mauá de Tecnologia – equipe Obelix
IFSP – Instituto Federal de São Paulo – equipes Taperá e Taperá Baby

Interior de SP
ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica – equipes 100 Limites, Feng e Leviatã
UNESP Guaratinguetá – Universidade Estadual Paulista – equipe Aerofeg
UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos – equipe Dragão Branco
EESC – Escola de Engenharia de São Carlos – equipes EESC-USP Alpha, EESC-USP Bravo e EESC-USP Mike
UNESP Bauru – Universidade Estadual Paulista – equipes FEB Eagle, FEB Hawk e FEB Micro
UNITAU – Universidade de Taubaté – equipe Flytau
FATEC São José dos Campos – Faculdade de Tecnologia – equipe Harppia
UNIP São José dos Campos – Universidade Paulista – equipes Orion e Suzaquim
UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas – equipes Urubus e Urubus Micro
UNESP Ilha Solteira – Universidade Estadual Paulista – equipe Zebra
ETEP Faculdades (campus São José dos Campos) – equipe ETEP Flying


Espírito Santo – (1 equipe / 1 instituição)
UFES – Universidade Federal do Espírito Santo – equipe AVES

CENTRO-OESTE

Distrito Federal - (2 equipes / 2 instituições)
UNIP-DF – Universidade Paulista do Distrito Federal – equipe Antonov
UnB – Universidade de Brasília – equipe Draco Volan

Mato Grosso - (2 equipes / 1 instituição)
UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso – equipes Aeroo e Pantaero

Mato Grosso do Sul – (1 equipe / 1 instituição)
UCDB – Universidade Católica Dom Bosco – equipe Tuiuiú


NORDESTE

Bahia - (2 equipe / 2 instituições)
UFB - Universidade Federal da Bahia – equipe Axé Fly
UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco – equipe F-Carranca

Maranhão - (3 equipes / 2 instituições)
UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - equipes Zeus Advanced e Zeus Regular
IFMA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – equipe Guará

Paraíba - (2 equipes / 2 instituições)
UFPB - Universidade Federal da Paraíba - equipe Aerojampa
UFCG - Universidade Federal de Campina Grande – equipe Parahyasas

Pernambuco – (1 equipe / 1 instituição)
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco - equipe Mandacaru

Piauí – (1 equipe / 1 instituição)
UFPI – Universidade Federal do Piauí – equipe Delta do Piauí

Rio Grande do Norte - (3 equipes / 2 instituições)
UFERJA – Universidade Federal Rural do Semi-Árido – equipe Calango Voador
UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – equipes Car-Kará Advanced e Car-Kará Micro

NORTE

Pará - (3 equipes / 1 instituição)
UFPA - Universidade Federal do Pará - equipes Iaçá, Uirapuru e Águia de Marabá


ESTRANGEIRAS

Canadá (1 equipe / 1 instituição)
Polytechinique de Montréal – equipe Red Eagle

México (3 equipes / 3 instituições)
Universidade Politécnica Del Valle de Toluca – equipe Horus
Instituto Politécnico Nacional – equipe Kukulcán
Esime Ticomán Of Mexico’s Instituto Politécnico Nacional – equipe Calmécac

Venezuela (1 equipe / 1 instituição)
UNEFA - Universidad Nacional Experimental Politécnica de La Fuerza Armada – equipe Guia-X

EUA (1 equipe / 1 instituição)
Florida International University – equipe F-1U Predator



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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