Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
16/07/2012
ARTIGO Energia, o próximo desafio mundial da mobilidade

Por Horst Bergmann*

Nos próximos anos a indústria automobilística mundial será confrontada com alguns desafios importantes, entre eles a redução de consumo de energia. Trata-se de uma fronteira difícil de ser ultrapassada, especialmente em um cenário de concorrência global acirrada em que o uso de barreiras às importações como estratégia de proteção aos mercados locais tende ao crescimento, como assistimos no Brasil, por paradoxal que pareça.

Durante anos a economia dos países emergentes tem crescido mais rápido do que a dos desenvolvidos, e os fabricantes de veículos e fornecedores vêm no esforço redução de custos pela implantação de plataformas globais, entre outras estratégias, como, por exemplo, a modularização, que consiste na divisão do problema em subproblemas mais simples, diminuindo assim a complexidade para a solução.

O desafio energético é amplo e tem facetas diversas. A redução do consumo de combustíveis fósseis significa menos emissões de CO2, que é mais um desafio planetário a ser resolvido pela tecnologia na figura da eletrificação de veículos híbridos ou até no desenvolvimento de veículos elétricos adaptados às cidades e que atendam as necessidades atuais.

Preocupada em discutir e apresentar caminhos para esses e outros tantos desafios da mobilidade, a SAE BRASIL convidou os principais líderes da indústria automotiva mundial para o debate em seu Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade, que se realizará em outubro, em São Paulo.

Entre os nomes confirmados para o painel Internacional, David Schutt, CEO da SAE INTERNATIONAL e vice-presidente da Federação Internacional das Sociedades de Engenharia Automotiva, falará da interdependência crescente entre as economias do mundo e seus reflexos sobre a interdependência global da indústria da mobilidade, tanto nas OEMs quanto nos fornecedores.

Shrikant Marathe, presidente da SAE Índia e diretor da ARAI (Associação de Pesquisa automobilística da Índia) trará uma análise sobre a busca de fontes alternativas de energia pela indústria da mobilidade mundial e o impacto dos sistemas de transporte no ambiente. Segundo o especialista, o setor representa entre 20% e 25% do consumo mundial de energia e emissões de dióxido de carbono. Também abordará a indústria automotiva na Índia, que importa mais de 25% de sua energia primária, o momento atual e o futuro regulatório energético mundial.

Stefan Pischinger, presidente e CEO da FEV GmbH e presidente da VKA Aachen University, mostrará os progressos mais recentes na produção e aplicação mundial em tecnologia para a redução do CO2 em motores ciclo Otto. Ulrich Mehlmann, presidente e CEO da Neumayer Tekfor Group, apresentará as soluções para componentes, módulos e sistemas com o menor consumo possível de material e redução máxima do peso.

Sérgio Habib, presidente da JAC Motors do Brasil, analisa a chegada dos carros chineses no País e fala do case JAC e do processo de escolha do mercado brasileiro pela empresa, e Wilson Bricio, presidente da ZF do Brasil, abordará as necessidades de melhoria de eficiência em transmissões convencionais para o atendimento a questões de sustentabilidade e da mobilidade futura – segundo Bricio, 53% da população mundial viverá em áreas urbanas em 2030. Você é nosso convidado dia 3 de outubro às 16h, no Expo Center Norte.


*Horst Bergmann é diretor do Comitê Internacional do Congresso SAE BRASIL




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 e 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308