Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
Congresso e Exposição Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade

Data: 2 a 4 de outubro de 2012 – das 9h às 20h

Painel Ferroviário – dia 4, a partir das 11h, Auditório Santana 1

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo – SP. Informações: www.saebrasil.org.br

 Release
16/07/2012
Congresso SAE BRASIL levanta debate sobre transporte ferroviário de passageiros

Capacidade de integração dos sistemas de sinalização e controle de trens estará em foco no painel Ferroviário, em outubro, no Expo Center Norte, em SP

São Paulo – O avanço e a competitividade ferroviária, as novas soluções para a melhor eficiência do transporte ferroviário de passageiros serão assuntos do painel ferroviário do Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, de 2 a 4 de outubro, Expo Center Norte (rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme), em São Paulo. O painel será realizado no dia 4 de outubro, às 11h, no auditório Santana, Pavilhão Vermelho.

Para Paschoal De Mario, chairman do comitê Ferroviário do Congresso SAE BRASIL, assessor do Simefre (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários) e gestor da ABNT - Comitê Brasileiro Metroferroviário, o avanço do transporte ferroviário no Brasil passa pela modernização de normas e regulamentos e pela integração de sistemas de sinalização e controle do tráfego.

“Precisamos de uma nova maneira de pensar o transporte ferroviário brasileiro, em sintonia com as demandas atuais da mobilidade de pessoas e cargas, com segurança, rapidez e pontualidade, especialmente num país de longas distâncias como é o nosso”, diz o engenheiro.

Palestrantes – Entre os convidados do painel, estão Rezier Possidente, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Divisão Mobility da Siemens Brasil, e João Gouveia, diretor da SuperVia, operadora do serviço de trens urbanos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que apresentarão conceitos de interoperabilidade, que é a capacidade de integração dos sistemas ferroviários de sinalização e controle de tráfego.

Luiz Fernando Ferrari, diretor da Alstom, líder mundial em infraestrutura para geração e transmissão de energia e transporte ferroviário, da Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária) e do Simefre; e Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, diretor operacional da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), falarão sobre trens regionais, desenvolvidos para o transporte de passageiros em médias e longas distâncias.

Massimo Giavina-Bianchi, presidente da T’Trans, prestadora de serviços nas áreas de energia, sinalização, controle, telecomunicações, sistemas auxiliares, bilhetagem eletrônica e material rodante no segmento metroferroviário, e vice-presidente do Simefre, mediará o debate.

Congresso - Com o tema A Engenharia da Mobilidade em Mercados Competitivos: Soluções por meio de Inovações Tecnológicas, o Congresso SAE BRASIL 2012 será presidido este ano pelo engenheiro Alípio Ferreira Pinto Jr, gerente geral de Pesquisa e Desenvolvimento em Abastecimento e Biocombustíveis do Cenpes (Centro de Pesquisas da Petrobras).

Fóruns e painéis - Serão 21 fóruns e painéis, quatro deles inéditos - Competitividade, Compras, Intermodal, Veículos Elétricos e Híbridos, e os tradicionais nas áreas de Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Ferroviário, Internacional, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção, Segurança Veicular, Sustentabilidade, Tecnologia da Informação, Telemática e Infotainment, e Veículos Leves.

Papers - Serão apresentados 148 trabalhos técnicos (‘papers’), de profissionais de indústrias e universidades, sobre o aprimoramento de produtos e processos na engenharia da Mobilidade.

Mostra Tecnológica - O Congresso SAE BRASIL 2012 exibirá também sua tradicional Mostra Tecnológica, em uma área de 14 mil m², com mais de 100 estandes de produtos e serviços evidenciando o estado da arte da tecnologia da mobilidade.

“O Congresso SAE BRASIL apresenta os últimos avanços da indústria automobilística, aeroespacial e ferroviária e reflete a dinâmica desses setores. Alimenta a Engenharia com o que há de melhor no universo da informação tecnológica”, aponta Vagner Galeote, presidente da SAE.








Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308