São Paulo – O avanço e a competitividade ferroviária, as novas soluções para a melhor eficiência do transporte ferroviário de passageiros serão assuntos do painel ferroviário do Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, de 2 a 4 de outubro, Expo Center Norte (rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme), em São Paulo. O painel será realizado no dia 4 de outubro, às 11h, no auditório Santana, Pavilhão Vermelho.
Para Paschoal De Mario, chairman do comitê Ferroviário do Congresso SAE BRASIL, assessor do Simefre (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários) e gestor da ABNT - Comitê Brasileiro Metroferroviário, o avanço do transporte ferroviário no Brasil passa pela modernização de normas e regulamentos e pela integração de sistemas de sinalização e controle do tráfego.
“Precisamos de uma nova maneira de pensar o transporte ferroviário brasileiro, em sintonia com as demandas atuais da mobilidade de pessoas e cargas, com segurança, rapidez e pontualidade, especialmente num país de longas distâncias como é o nosso”, diz o engenheiro.
Palestrantes – Entre os convidados do painel, estão Rezier Possidente, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Divisão Mobility da Siemens Brasil, e João Gouveia, diretor da SuperVia, operadora do serviço de trens urbanos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que apresentarão conceitos de interoperabilidade, que é a capacidade de integração dos sistemas ferroviários de sinalização e controle de tráfego.
Luiz Fernando Ferrari, diretor da Alstom, líder mundial em infraestrutura para geração e transmissão de energia e transporte ferroviário, da Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária) e do Simefre; e Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, diretor operacional da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), falarão sobre trens regionais, desenvolvidos para o transporte de passageiros em médias e longas distâncias.
Massimo Giavina-Bianchi, presidente da T’Trans, prestadora de serviços nas áreas de energia, sinalização, controle, telecomunicações, sistemas auxiliares, bilhetagem eletrônica e material rodante no segmento metroferroviário, e vice-presidente do Simefre, mediará o debate.
Congresso - Com o tema A Engenharia da Mobilidade em Mercados Competitivos: Soluções por meio de Inovações Tecnológicas, o Congresso SAE BRASIL 2012 será presidido este ano pelo engenheiro Alípio Ferreira Pinto Jr, gerente geral de Pesquisa e Desenvolvimento em Abastecimento e Biocombustíveis do Cenpes (Centro de Pesquisas da Petrobras).
Fóruns e painéis - Serão 21 fóruns e painéis, quatro deles inéditos - Competitividade, Compras, Intermodal, Veículos Elétricos e Híbridos, e os tradicionais nas áreas de Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Ferroviário, Internacional, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção, Segurança Veicular, Sustentabilidade, Tecnologia da Informação, Telemática e Infotainment, e Veículos Leves.
Papers - Serão apresentados 148 trabalhos técnicos (‘papers’), de profissionais de indústrias e universidades, sobre o aprimoramento de produtos e processos na engenharia da Mobilidade.
Mostra Tecnológica - O Congresso SAE BRASIL 2012 exibirá também sua tradicional Mostra Tecnológica, em uma área de 14 mil m², com mais de 100 estandes de produtos e serviços evidenciando o estado da arte da tecnologia da mobilidade.
“O Congresso SAE BRASIL apresenta os últimos avanços da indústria automobilística, aeroespacial e ferroviária e reflete a dinâmica desses setores. Alimenta a Engenharia com o que há de melhor no universo da informação tecnológica”, aponta Vagner Galeote, presidente da SAE.
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