Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
27/06/2012
ARTIGO - A Competição na era da sustentabilidade

Por Alípio Ferreira Pinto Jr*

Com a Rio+20, também chamada Cúpula da Terra, o senso de urgência que marcou a conferência Rio 92 parece ter ganhado novo impulso em todo o mundo. Não há como passar ao largo de um assunto de tamanha importância para o planeta, sua própria perenidade.

No contexto da mobilidade, competitividade quer dizer tecnologia de ponta relacionada a aspectos econômicos, sociais, culturais e também ambientais. Dado o sinal verde para a organização do 21º Congresso SAE BRASIL, maior fórum de engenharia do Hemisfério Sul, a sustentabilidade mostra sua indelével marca.

Que dizer sobre competitividade, tema geral do evento este ano (A Engenharia da Mobilidade em Mercados Competitivos: Soluções por meio de Inovações Tecnológicas) num contexto como o atual em que novos padrões e valores são adicionados como vantagem competitiva a todo o momento?

No que toca à indústria automobilística, é possível dizer que ela será tão competitiva quanto for sustentável. Quando o assunto é transporte, sustentabilidade significa atendimento às modernas necessidades de mobilidade, levando em conta o impacto causado ao meio ambiente e à qualidade de vida.

Nesse particular, a história mostra que as respostas do setor automotivo brasileiro se destacam pela inovação e eficácia, inclusive no cenário mundial. Que o diga o Proálcool, que veio à luz na ameaça de escassez do combustível fóssil e impulsionou o desenvolvimento de motores movidos a combustível renovável, produzidos em alta escala. Anos mais tarde foi a vez do propulsor bicombustível, que trouxe ao consumidor o poder de escolha na hora de abastecer seu veículo em meio a um mercado sujeito às oscilações de oferta e preço do álcool e da gasolina.

Na questão ambiental, a indústria automotiva brasileira caminha no ritmo das necessidades do planeta na redução das emissões de poluentes por veículos motorizados. Exemplo mais recente é a aplicação da P7, etapa mais recente do Proconve para veículos a diesel, que desde o início do programa, em 1986, reduziu 96,3% a emissão de material particulado e 87,3% a de óxido de nitrogênio (NOx). Melhoramos o teor de enxofre no diesel e o setor automotivo compareceu com as soluções tecnológicas - sistemas de pós-tratamento dos gases de escapamento e diesel com reduzido teor de enxofre, além de modificações nos motores.

Como engenheiro e investido da função de presidente do Congresso SAE BRASIL 2012, posso dizer que, à parte da responsabilidade intrínseca à engenharia de gerar novidades tecnológicas, sempre existirão necessidades enormes a serem satisfeitas. O conhecimento é um ingrediente importante, mas é da necessidade de soluções que nasce a inovação e se desenvolve o saber.

Esse é o foco e objetivo da comunidade da engenharia no Congresso SAE BRASIL, para uma mobilidade sustentável. Avaliar o presente reconhecendo necessidades das pessoas e projetar o futuro.


* Alípio Ferreira Pinto Jr. é presidente do 21º Congresso e Exposição Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade e gerente geral de Pesquisa e Desenvolvimento em Abastecimento e Biocombustíveis do CENPES – Centro de Pesquisas da Petrobras





Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 e 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308