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 Release
22/06/2012
Carros de estudantes brasileiros aceleram na Formula SAE LINCOLN até amanhã (23)

Universitários da FEI e Unicamp realizaram boas apresentações durante a competição internacional que iniciou quarta (20) e segue até sábado (23)

Os dois carros construídos por estudantes de engenharia do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) seguem com bom desempenho durante a competição Formula SAE LINCOLN, que começou nesta quarta-feira (20) e termina amanhã (23), em Lincoln, Nebrasca, Estados Unidos. O destaque ficou para o carro da FEI, que está entre os 10 melhores projetos, dos 81 protótipos originários dos EUA, México, Japão, Canadá, Porto Rico, Índia.

Os carros brasileiros passaram com êxito na inspeção técnica e por uma maratona de apresentações de design, marketing e custos. Já realizaram a prova ‘tilt table’, na qual os juízes analisam o carro inclinado a 45º e certificam de que não há vazamento de fluido, e depois a 60º para testar se as rodas do lado superior não se levantam.

“Este desempenho é a confirmação de que as equipes brasileiras aumentam o nível de qualidade dos projetos a cada ano”, diz Ronaldo Bianchini, gerente de Associações, Seções Regionais e Programas Estudantis da SAE BRASIL, que acompanha as equipes nos EUA. Nesta sexta-feira (22) e amanhã (23) os carros enfrentarão baterias de provas dinâmicas.

Peculiaridades - A equipe Fórmula FEI é pentacampeã nacional. O projeto, denominado RS7, sofreu várias alterações em relação ao que venceu a competição brasileira, em novembro. O chassi é o menor já construído pela equipe, o que contribuiu para reduzir 10% do peso total do carro. O carro, movido a etanol, atinge velocidade máxima de 120 km/h e pesa 160 kg.

Entre outras alterações, o conjunto de amortecedores e molas, que compõe o sistema de suspensão, está posicionado na parte inferior do veículo, o que gerou diminuição de 240 mm para 225 mm no centro de gravidade e melhoria no desempenho em curvas. Além disso, os estudantes redimensionaram o radiador do veículo, para aumentar a potencia em médias e altas rotações.

O carro da FEI possui controle de tração inteligente, que compara as velocidades das quatro rodas e controla o torque do motor garantindo desempenho ideal, principalmente em condições de chuvas. “Modificamos o projeto com o objetivo de superar nossa própria marca de 10º colocado mundial, conquistada em Michigan, em 2009”, afirma Kira.

Unicamp - A equipe FSAE-Unicamp, estreante em competições internacionais da categoria, participa com 20 integrantes. Os estudantes construíram a carenagem do carro com fibra de carbono e, com isso, reduziram 3 kg no peso do veículo, agora com 205 kg.

A FSAE-Unicamp utilizou aço microligado em substituição a maioria das peças em aço 1020. Para a equipe, esse material oferece maior resistência, dessa forma, em alguns conjuntos do carro, foi possível reduzir até 20% de peso, além de ganhar mais segurança. O carro atinge velocidade máxima de 125 km/h.

As equipes Fórmula FEI e FSAE-Unicamp ganharam o direito de representar o Brasil na Fórmula SAE Lincoln após conquistarem o primeiro e segundo lugares, respectivamente, na Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, ocorrida em novembro de 2011.

Fórmula SAE - Os carros Fórmula SAE têm motores de 4 tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. A construção do veículo deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br -, que exige das equipes (com até 20 integrantes) que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro deste tipo, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.

Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA, e, desde então, são projetados por equipes de estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, sob a orientação de um professor, de acordo com regras definidas pela SAE International.

Além do Brasil e Estados Unidos, as competições de carros Fórmula SAE são realizadas na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com objetivo de fomentar nos estudantes de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho.

“Essa competição é para os estudantes de nível superior uma experiência no gerenciamento de projeto e construção dos carros e uma oportunidade sem igual para aplicar o que aprenderam no curso de engenharia”, avalia Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL.




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A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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