Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
11/06/2012
SAE BRASIL discute logística na manufatura, dia 14 em Salvador, BA

Engenheiros se reunirão no dia 14 de junho para estudar sugestões para melhoria da logística no Nordeste do Brasil

Somar experiências e informações sobre as perspectivas da manufatura e logística no Estado da Bahia será o foco principal do Simpósio SAE BRASIL de Manufatura & Logística. O encontro, realizado pela Seção Bahia da SAE BRASIL, acontecerá no dia 14 de junho, na Faculdade de Tecnologia SENAI Cimatec (av. Orlando Gomes, 1845, Piatã, Salvador).

Na segunda edição, o simpósio propõe discutir possíveis melhorias a serem aplicadas no Nordeste por conta do grande número de empresas que migraram para a região nos últimos anos.

Segundo Rodrigo Leite, chairman do simpósio, a região Nordeste do Brasil ainda é carente de eventos voltados para este tema, e para as empresas da região o encontro será de grande valia. “Iremos discutir problemas nacionais com o enfoque regional. Serão apresentados alguns desafios encontrados pelas empresas no Brasil, no que tange a logística e manufatura e, neste enfoque, discutiremos idéias e soluções que podem ser aplicadas à nossa região”, esclarece.

Para o chairman, a indústria nordestina passa por um momento de grandes investimentos, com o crescimento acima da média nacional a necessidade de capacitação de mão de obra e fornecedores locais é um dos maiores desafios. “Boa parte das corporações além de contribuir com o desenvolvimento de profissionais local, necessita trazer um bom número de colaboradores de outras regiões, acarretando maiores custos na cadeia produtiva”, acrescenta.

Leite explica que para fomentar a formação de profissionais, o encontro ocorrerá dentro do SENAI Cimatec e contará com a participação de estudantes de engenharia e áreas afins. “Queremos incentivar mais ainda a formação de engenheiros para que as empresas da região tenham à disposição mão de obra local especializada”, complementa.

Para as empresas instaladas no Nordeste, um simpósio como esse fomenta grandes discussões e a busca por soluções de problemas. “Esse encontro é fundamental porque abre espaço para se discutir ideias e soluções, movimentando profissionais locais ligados a manufatura e logística”, explica Leite.

Entre os palestrantes estarão presentes profissionais envolvidos com logística portuária, instituições de ensino, mobilidade urbana, profissionais de engenharia e estudantes. “Além da manufatura e logística queremos alcançar todos os setores afins que também têm a contribuir na solução dos problemas a serem vencidos pela indústria regional”, diz o chairman.

“Pela sua qualidade de conteúdo e fidelidade aos objetivos, os eventos das Seções Regionais da SAE BRASIL vêm contribuindo para o avanço de ações na área da mobilidade brasileira. O foco de seus participantes e patrocinadores torna esses encontros ocasiões ideais para lançamento de produtos inovadores e ideias avançadas”, diz Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL.

Programação:

13h - Credenciamento
14h - Seção de boas vindas com Luiz Coutinho, vice-diretor da SAE BRASIL Seção Bahia e Daniel Motta gerente geral SENAI – CIMATEC.
14h20 - Abertura com Fernando Herrera, membro do Conselho Diretor da SAE BRASIL.
14h40 - Palestra: “Desafios da JAC Motors - Implantação no NE”, com Tarcísio Telles vice-presidente da JAC Motors do Brasil.
15h20 - Palestra: “Portos e Logística Portuária”, com Ricardo Veja da Multiterminais - Logística Integrada.
16h30 - Palestra: “Impactos do efeito chicote na gestão da cadeia de suprimentos”, com Milton da Silva Cruz do SENAI-CIMATC.
Palestra: “Aplicação da teoria das restrições no balanceamento de linhas produtivas”, com Ricardo de Oliveira Monteiro Russel do SENAI-CIMATEC.
Palestra: “Logística verde e desenvolvimento sustentável na cadeia produtiva”, com Vitório Donato do SENAI-CIMATEC.
18h - Palestra: “Top 10 Trends for In House Logistics”, com Marcio Cruz Lopes da Dematic (*)
19h20 - Painel de Debates com os palestrantes coordenado por Luciana Azevedo do SENAI-CIMATEC.
20h20 - Palestra de encerramento com Luiz Coutinho, vice-diretor SAE BRASIL Seção Bahia.





Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000/ (11) 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308