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 Release
27/06/2012
Cursos SAE BRASIL - JULHO E AGOSTO

Os cursos serão realizados na sede da SAE BRASIL, em São Paulo, e em Piracicaba, conforme a programação, disponível no site www.saebrasil.org.br.

JULHO


Formação de Liderança para Lean Manufacturing
De 2 a 30 de julho – Piracicaba/SP


Carga Horária - 32h

Instrutores – Pedro Perin, Albino Quiarelli e Eugenio Stipp

Objetivo - Capacitar os participantes na poderosa metodologia de obtenção de resultados rápidos de produtividade e eliminação de perdas, disseminando os conceitos de Lean Manufacturing, tendo como base os conceitos do sistema Toyota de produção.
Ementa - A metodologia Lean de trabalho em equipe para redução de desperdícios gera respostas rápidas sobre capacidades produtivas aos gestores e possibilita análises de ganhos de produtividade e eliminação de perdas, nunca antes pensadas pela organização. Com o fortalecimento da liderança na gestão de pessoas e a implantação gradativa de um conjunto de ferramentas que dão suporte ao Sistema Lean de Produção, como, Indicadores de Desempenho, Manutenção Produtiva Total (TPM), Padronização de Processos Produtivos, Metodologia de Set Up Rápido (SMED) Sistema de Produção Puxada e Mapeamento do Fluxo de Valor, é possível estabelecer uma metodologia de análise de perdas com base nas restrições e desempenho uma vez conhecidas, resultando em ações que buscam a adequação da capacidade com a demanda do cliente, assegurando o melhor custo benefício do uso dos recursos materiais e humanos no sistema produtivo.

Tópicos: (Módulos)
1. Introdução ao Lean Manufacturing;
2. Liderança na Prática
3. Indicadores de Desempenho Lean (somente se melhora o que se mede);
4. Analise e Solução de Problemas (estruturado como base para o Lean)
5. SMED (Single Minute Exchange Die) – Metodologia de Set Up Rápido
6. TPM Manutençao Autônoma e Manutenção Planejada
7. Padronização de Processos Produtivos
8. Sistema Puxado de Produção (reduzir estoque e tempo de processamento)
9. VSM (Mapeamento do Fluxo de Valor) - (aprendendo a enxergar as perdas do processo)
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Cinemática, Dinâmica e Equilíbrio de Motores
Dias 7 e 14 de julho – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutores – Profº. Dr. Felipe Soto Pau
Ementa - - Cinemática do mecanismo biela manivela. Conceitos fundamentais e designações
- As relações cinemáticas no mecanismo da biela e manivela central
- As relações cinemáticas no mecanismo da biela e manivela descentralizado
- Dinâmica do mecanismo biela manivela
- Redução de massa
- Forças que atuam sobre o mecanismo biela manivela
- Ordem de funcionamento do motor
- Equilibrado de motor de um cilindro. Equilibrado de motores em línea. Equilibrado de motores em V
- Uniformidade de giro do motor
- Cálculo dinâmico de um motor de combustão
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Fundamentos da Gestão de Projetos – Melhores Práticas
Dias 14 e 28 de julho – Piracicaba/SP



Carga Horária - 8h

Instrutora – Patrícia Ducatti M. Medeiros

Objetivo - Fornecer aos participantes uma abordagem geral das Melhores Práticas em Gerenciamento de Projetos, com base no PMBOK (Project Management Body of Knowledge).
Apresentar e discutir conceitos e exemplos práticos sobre conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas de gestão, que possibilitarão aumentar as probabilidades de sucesso em seus projetos.

Ementa - Um dos grandes desafios do Gerente de Projeto é conseguir alcançar resultados através das pessoas que formam sua equipe multifuncional.
Os projetos têm sido cada vez mais complexos, com alto grau de exigência nos requisitos de qualidade, prazos cada vez mais curtos, em alta velocidade de mudanças e com menos recursos para executá-los.
Todas essas variáveis tendem a levar o projeto ao insucesso, à consequente desmotivação da equipe e frustração do gestor.
Este curso pretende munir os Gerentes e a Equipe de desenvolvimento de Projetos de conhecimento essencial, conceitos, exemplos práticos, lições aprendidas, além de algumas ferramentas e técnicas, a fim de compreender e aplicar o que é fundamental para garantir o sucesso de seus projetos.

1. Introdução ao PMI e PMBOK

2. Conceitos principais de um Projeto:
- O que é projeto
- Suas restrições
- Gerenciamento do projeto e da equipe
- Riscos
- Gestão das mudanças

3. Grupos de Processo
- Iniciação
- A importância do Planejamento
- Execução
- Monitoramento e Controle
- Encerramento

4. Áreas de Conhecimento
- Gerenciamento da Integração da equipe e dos processos
- Definição e Gerenciamento do Escopo
- Gerenciamento e Controle do Tempo (cronograma)
- Gerenciamento de Custos e Aquisições
- Gerenciamento da Qualidade
- Gerenciamento dos Recursos Humanos e das Comunicações
- Gerenciamento de Riscos

Público Alvo - Gerentes de projeto em ascensão, profissionais que atuam em equipes de desenvolvimento de projetos, estudantes universitários que almejam ingressar na carreira de gerenciamento de projetos, profissionais interessados em mover para a área de gestão de projetos.

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Mecânica dos Sólidos Aplicado em Componentes Automotivos
Dias 16 e 17 de julho – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Dr. Luiz Carlos H.Ricardo

Objetivo - Fornecer formação complementar em mecânica dos sólidos normalmente vista somente em cursos de pós-graduação e mostrar como os conceitos apresentados são aplicados na indústria Automotiva

Ementa - - Revisão da Teoria de Estado Plano de Tensão e Deformação

- Revisão da Teoria do Estado Triplo de Tensão e Deformação

- Revisão do Método dos Elementos Finitos
• Teoria de vigas considerando torção, flexão em vigas de Euler e Timoshenko
• Teoria de cascas e exemplos

- Revisão da Teoria da Plasticidade
• Fundamentos da Teoria da Plasticidade
• Comportamento de Materiais Elasto ideal Plastico, Elasto-Plastico

- Procedimento para Elaboração e de Modelos de Elementos Finitos
• Considerações Iniciais no Modelamento
• Seleção de Elemento Apropriado
• Problemas em Modelamento: distorção, warp e interpretação de erros
• Procedimento para analises linear e não linear
- Procedimentos para Colocação de Carregamentos e Aplicação das Condições de Contorno

- Procedimentos para Obtenção de Carregamentos em Estruturas Veiculares

- Utilização de FEM em Carroçaria

- Utilização de FEM em Chassis

- Descrição do Modelo Elasto-Cinemático da Suspensão

- Utilização de FEM em Componentes de Suspensão

- Análise Não-Linear em Sistemas Automotivos

- Simulação de Impacto Frontal, Traseiro e Lateral

- Utilização de NVH nos Métodos dos Elementos Finitos

- Utilização de FEM em Durabilidade Veicular

Público Alvo - Engenheiros estruturais mecânicos e automotivos. O curso é teórico com exemplos práticos alem de ser distribuídos exercícios para fundamentar os conceitos.

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Tecnologia dos Polímeros
Dias 18 e 19 de julho – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Fernando José Novaes

Objetivo - O curso Tecnologia dos Polímeros pretende de uma maneira aplicada, introduzir e consolidar conceitos que proporcionem ao aluno uma visão do material plástico em seu campo de atividade e auxiliar na compreensão e resolução de problemas no dia a dia do seu trabalho, principalmente no que diz respeito ao mercado automotivo. O aluno irá tomar ciência de conceitos fundamentais em plásticos, propriedades, formulação, projeto de peças, uso de ferramentas de projeto (CAE) e questões envolvendo normalização, qualidade, aspectos econômicos, meio ambiente e eco-design.

Ementa - 1 - Introdução - A era do plástico
1.1 - Evolução histórica dos plásticos
1.2 - Aspectos do mundo dos plásticos na indústria automotiva
1.3 - Mudanças - Aspectos Brasil
1.4 - Por que Plásticos? Vantagens
2 - Conceitos Fundamentais
2.1 - Polímeros
2.2 - Ligações químicas em polímeros
2.3 - Massa Molecular
2.4 - Noções de morfologia e reologia
2.5 - Classificação tecnológica
3 - Tecnologia dos Plásticos
3.1 - Introdução
3.2 - Métodos de obtenção e classificação
3.3 - Propriedades e definições
3.3.1 - Definições
3.3.2 - Propriedades Mecânicas
3.3.3 - Propriedades Térmicas
3.4 - Formulação e Aditivos
3.5 - Principais tipos de plásticos
Polietileno
Polipropileno
Poliestireno
ABS
Poliamida - Nylon 6 e Nylon 66
PBT
Policarbonato - ABS/PC ABS PC/PBT ASA/PC
Poliacetal
MMA
Noryl (PPO/PS) Noryl GTX Noryl EF Noryl PPX
4 - Controle de qualidade, caracterização e normas
4.1 - Normalização
4.2 - Caracterização mecânica
4.3 - Caracterização instrumental
4.3.1 - Inflamabilidade
4.3.2 - Reometria
4.3.3 - Índice de fluidez
4.3.4 - Envelhecimento acelerado
4.3.5 - Intemperísmo acelerado
4.3.6 - Intemperísmo natural
4.3.7 - Temperatura Vicat e HDT
4.3.8 - Análise térmica - DSC, TGA,
4.3.9 - Espectroscopia via IR
4.3.10 - Outras técnicas
5 - Desenvolvimento de projetos, eco-design
6 - Aspectos econômicos
7 – Reciclagem, materiais biodegradáveis
8 - Novas tecnologias, fontes renováveis

Público AlvoEngenheiros, técnicos de processo, técnicos de laboratório, inspetores de qualidade, compradores e designers. Professores, pesquisadores, profissionais e estudantes que desenvolvam ou tenham interesse em desenvolver atividade na área.

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Ferramenta Lean – Metodologia Kaizen
Dia 21 de julho – Piracicaba/SP



Carga Horária - 4h

Instrutores – Marcio Jamarino

Objetivo – Capacitar o aluno na metodologia de melhoria contínua com resultados rápidos de produtividade e disseminar conceitos de produção enxuta.

Ementa - Muitas empresas têm dificuldades em encontrar as oportunidades e implementar melhorias nos processos produtivos e administrativos. Uma das causas principais destas dificuldades está na falta de uma metodologia robusta e de fácil aplicação para levantar essas oportunidades e definir ações que contribuam para um processo mais eficiente. A metodologia Kaizen é fortemente utilizada por várias empresas de sucesso. Com base no trabalho em time e ausência de hierarquia, essa metodologia, uma vez bem suportada pela alta gerencia, é capaz de promover mudanças culturais em sua organização. As ações tomadas em consenso captura as melhores ideias de seus funcionários, contribuindo para o melhor nível de desempenho operacional.

Tópicos:

• Conheça uma metodologia de trabalho para aumento da produtividade;
• Desenvolva conceitos de atividades que agregam e não agregam valor ao produto;
• Aprenda como trabalhar em time;
• Conheça as principais métodos de kaizen;
• Aprenda a usar a padronização para otimizar seus processo produtivos, produzindo mais com o mesmo, mantendo o nível de qualidade.

Público Alvo - Profissionais que estejam atuando em organizações que trabalham com processos produtivos.


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Análise de Riscos em Projetos
Dias 23 e 24 de julho – Rio de Janeiro/RJ


Carga Horária - 16h

Instrutores – Prof. Luiz Pedroso

Ementa - "Otimismo significa esperar o melhor, mas confiança significa saber como se lidará com o pior" .

Nem sempre as boas intenções nas decisões tomadas durante a vida de um projeto são garantia de sucesso. A experiência mostra que um dos fatores mais críticos para o insucesso de um projeto é a falta do gerenciamento dos riscos e a não mitigação dos mesmos. Sem mitigar os riscos, freqüentemente um projeto caminha para ter sérios problemas no seu gerenciamento. “Se você não tem tempo ou recursos para mitigar os riscos agora, tenha certeza absoluta que você deverá ter tempo ou recursos para atacá-los quando se tornarem problemas”. Risco é um problema que ainda não ocorreu, portanto ainda temos chance de gerenciá-lo.

A vida dos gerentes de projetos está cada vez mais difícil. O crescimento na complexidade dos projetos com as exigências de custos cada vez menores e prazos mais curtos é uma constante nos tempos atuais, somando-se a isto a velocidade da evolução/mudança tecnológica que estamos experimentando, temos aí todos os ingredientes que tornam um projeto em uma verdadeira bomba relógio.

Este curso pretende dar uma visão geral de como as empresas estão tratando com os riscos em seus projetos dentro da ótica dos processos do PMI Project Management Institute.

Serão abordados os seguintes temas:

1. Análise de Decisão em Projetos

2. Expected Value – Teoria do Valor Esperado

3. Payoff Table

4. Árvore de Decisão

5. Simulação de Monte Carlo

6. Gerenciamento dos Riscos em Projetos e seus processos.

Público Alvo - Gerentes nas áreas de informática, desenvolvimento de produtos, novas instalações e/ou ampliações, e pessoas envolvidas na área de projetos empresarial.

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Finanças para Gestores de Engenharia
Dias 26 e 27 de julho – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor - Mario Tedeschi

Objetivo • Proporcionar uma visão simples e ampla do tratamento financeiro da Engenharia;
• Criar familiaridade com a linguagem e terminologia financeira para facilitar as comunicações com especialistas;
• Apresentar a lógica e os mecanismos fundamentais das Finanças;
• Fornecer instrumentos e conhecimento que aumentem o valor agregado do trabalho do Engenheiro;
• Demonstrar como as decisões do Engenheiro se traduzem em Resultados Empresariais.

Ementa - Módulo I – Introdução
- O mundo da Engenharia e o mundo das Finanças
- Gestão Financeira
Empresas
Departamentos
Projetos
- A linguagem das Finanças e a linguagem da Engenharia

Módulo II – Métodos de Demonstração Financeira
- O que é a Contabilidade e para que serve?
- Os princípios da Contabilidade
- Controles:
Caixa
Competência
- Lucros & Perdas
- Balanço Patrimonial
- Fluxo de Caixa

Módulo III – Físico e Financeiro
- Ativos Fixos
Equipamentos
Instalações
Depreciação
Amortização
Manutenção
Reformas

- Estoques
Matérias Primas
Componentes
Semiacabados
Produtos Acabados
Resíduos e refugos

- Mão de Obra
Direta
Indireta

- Custo da Mercadoria Vendida (CMV)

Módulo IV – O Dinheiro no Tempo
- Princípios e práticas de Matemática Financeira
Juros, Valor Presente, Valor Futuro e Financiamentos

- Avaliação de Projetos e Decisão de Investimentos
Retorno do Capital Empregado
Método do Valor Presente
Taxa Interna de Retorno

Público Alvo Engenheiros Empresários.
Engenheiros responsáveis por Áreas de Projeto, Manutenção, Fabricação.
Gerentes de Projetos.
Engenheiros interessados em carreiras gerenciais.
Engenheiros interessados em Empreendedorismo.

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Programa de Educação Financeira
Dias 28 de julho e 18 de agosto – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof. Especialista Alexandre Damiani

Objetivo - Apresentar a Metodologia DSOP, desenvolvendo nos participantes a necessidade de organização financeira pessoal para uma melhor qualidade de vida. Um novo estilo de vida capaz de fornecer aos participantes uma experiência única no quesito de finanças pessoais e um novo olhar sobre como lidar com dinheiro, consumo, dívidas e formatação de projetos de vida.

Ementa - 1. Metodologia DSOP

2. Hábitos e costumes financeiros do brasileiro

3. Situação atual da saúde financeira das famílias

4. O consumo do século XXI

5. Como elaborar um perfeito diagnóstico financeiro

6. Viver o agora, preparando e realizando os projetos futuro das pessoas e famílias

7. O poder de um sonho nas finanças pessoais

8. Um novo modo de enxergar a vida financeira, eliminado crenças e costumes

9. O orçamento financeiro como ferramenta de medição, análise e realização pessoal

10. Poupar DSOP – Conhecendo as regras de ouro de um bom investimento

Público Alvo - Este curso de educação financeira mudará sua relação junto ao dinheiro e fará com que assuma o controle da sua vida financeira.
Profissionais que querem se aprofundar em conhecimentos comportamentais de finanças pessoais.
O curso de destina a pessoas que estão endividadas, equilibradas ou são investidoras. Nosso objetivo é trabalhar os desejos, hábitos, costumes e percepção sobre vontades e necessidades inerentes a recursos financeiros.

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Agosto


Formação e Certificação Green Belt na Metodologia Lean/Six Sigma
3 de agosto a 20 de outubro – Piracicaba/SP


Carga Horária - 80h

Instrutores – Ricardo Galvani e Massaru Kobaiashi

Objetivo - Capacitar o aluno na elaboração de uma análise lógica de solução de problema com visão sistêmica das causas e das soluções de cada problema.

Ementa - Este treinamento tem por objetivo capacitar os participantes a conduzir projetos, utilizando de forma sistemática o método DMAIC para resolução de problemas, buscando redução de custos e melhoria contínua de processos. Para tanto utilizará ferramentas estatísticas na análise de dados para tomada de decisões. Desenvolverá e/ou aperfeiçoará o trabalho em equipe e as relações multifuncionais. Este curso terá certificação de participação para todos participantes que tenham o mínimo de presença requerido.

Obrigatório ter projeto pré-definido com autorização da empresa para execução da metodologia. A certificação Green Belt será vinculada à execução e conclusão de um projeto.

Durante o treinamento é utilizado o software estatístico MINITAB (Existem versões demo com validade de 30 dias que podem ser baixadas diretamente do site da Minitab). Isto facilita a compreensão de ferramentas gráficas e estatísticas mais complexas como Regressão linear, Teste de Hipótese, ANOVA e DOE.

Tópicos :
• Introdução à metodologia Six Sigma
• O que é Six Sigma
• Atribuições e responsabilidades de um programa Six Sigma
• Método DMAIC aplicado à condução de projetos:

Definir (Define)
• Mapa do Pensamento Estratégico (TMAP)
• Extratificação de Dados
• Definição do problema
• Identificação dos Clientes e dos CTQ’s (SIPOC)
• Mapeamento do processo (PMAP)
• Definição das metas
• Contrato do Projeto/A3

Medir (Measure)
• Estatística Básica
• Identificação das medições chaves
• Probabilidades de Dados Discretos
• Normalidade e análise de capacidade por variável Contínua
• Análise do Sistema de Medição (MAS) por Atributo
• Análise do Sistema de Medição (MAS) por Variável Contínua – parte 1
• Desenvolvimento do Plano de Coleta de dados
• Revisão/confirmação do baseline e metas

Analisar (Analyse)
• Introdução à Variação
• Controle Estatístico do Processo
• Cartas de Controle para Variável Contínua
• Cartas de Controle para Atributos
• Análise do Sistema de Medição (MAS) por Variável Contínua – parte 2
• Analisando as variações do processo
• Revisão das ferramentas de Análise de causas (Mapa do Processo, Diagrama Causa e Efeito, 5 porquês, FMEA)
• Aplicação das ferramentas estatísticas (Teste de Hipótese, DOE)
• Identificação das fontes de variação (Análise de Regressão, DOE)

Melhorar (Improve)
• Melhoria nos parâmetros de processo através do DOE
• Geração de alternativas de melhoria (Brainstorming, Matriz de Seleção de Soluções, Matriz de Impacto)
• Elaboração da análise Custo x Benefício
• Introdução aos dispositivos à Prova de Erros (Poka Yoke)
• Validação das melhorias (Teste de Hipótese)
• Padronização do Processo
• Atualização do FMEA

Controlar (Control)
• Desenvolvimento da estratégia de Controle
• Elaboração e implementação do Plano de Controle
• Atualização de procedimentos e planos de treinamento
• Análise de Abrangência/ Institucionalização das Lições Aprendidas
• Trabalho em equipe – papéis e responsabilidades
• Auditoria Escalonada (Layered Audit)

Público Alvo - Engenheiros, profissionais de áreas administrativas, financeira, qualidade, desenvolvimento de produto, técnicos, etc. Pessoas que desejam conhecer e utilizar a metodologia Lean Six Sigma para melhorar seus processos.

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Trocadores de calor
Dias 4 e 11 de agosto – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof. Dr. Flávio Neves Teixeira

Ementa- Classificação dos trocadores de calor
- Métodos para projeto de recuperadores de calor. Método da diferença média logarítmica de temperaturas. Método da efetividade – número de unidades de transferência
- Correlações de convecção forçada monofásica. Escoamentos internos e externos em superfícies aletadas
- Relações para perda de carga e potência de bombeamento. Escoamentos internos e externos em superfícies aletadas
- Trocadores de calor compactos (Radiadores de calor). Projeto e seleção
- Tópicos sobre mudança de fase, condensadores e evaporadores
- Condução de calor no bloco do motor. Modelagem considerando o método da capacitância global
- Resolução de exercícios

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Engenharia de Competição
6 de agosto a 17 de outubro – São Paulo/SP


Instrutores – Felipe Marchesin, João Campos e Rafael Licen Santos

Objetivo - Introduzir e aprofundar os tópicos relevantes a engenharia de competição automobilística que vão além da teoria de engenharia automotiva comum através de aulas teóricas e práticas.
O curso será dividido em quatro módulos: motores, chassis, aquisição de dados e gerenciamento de equipes.
Durante cada módulo o aluno estudará os princípios de um determinado subsistema do carro de corrida e os fatores que influenciam seu desempenho em pista.
Todos os quatro módulos terão atividades práticas, possibilitando ao aluno o contato direto com veículos de competição.

Ementa - As competições automobilísticas apresentam um cenário desafiador e recompensador de trabalho. As equipes são compostas por um número reduzido de pessoas onde cada um tem uma função específica e essencial para o correto funcionamento do time. A natureza desse trabalho requer que todos os envolvidos sejam exigidos ao máximo e eficácia é essencial.
Para obter sucesso o engenheiro precisa contribuir não somente no aumento do desempenho do veículo, mas também do piloto e da equipe. O conhecimento prévio da tecnologia utilizada e do trabalho realizado em pista permite que, em um cenário extremamente competitivo, seja possível gerar resultados no curto prazo.
Mesmo para os que não trabalham diretamente com esse tipo de atividade o conteúdo e a filosofia de trabalho apresentados podem contribuir para formação de engenheiros/técnicos de alto desempenho.

Conteúdo - Motores (27h)
1. Formula fundamental da teoria de motores
2. Rendimento Volumétrico
3. Rendimento mecânico e bombeamento
4. Rendimento térmico
5. Combustão e combustíveis
6. Calibração de motores
7. Ensaios de motores
8. Tópicos de engenharia de competição
9. Tópicos de engenharia de competição

Dinâmica (27h)
1. Parâmetros básicos de desempenho
2. Escalonamento de marchas e desempenho em aceleração
3. Desempenho em frenagem
4. Pneus
5. Aerodinâmica
6. Cinemática
7. Molas e amortecedores
8. Comportamento direcional
9. Acerto do chassis
10. Atividade prática

Aquisição de dados (12h)
1. Configuração do sistema
2. Sensores
3. Motor
4. Chassis

Público Alvo - Profissionais ou estudantes da área de engenharia ou tecnologia.

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Administração do Tempo
Dia 7 de agosto – São Paulo/SP


Carga Horária - 8h

Instrutor – Ricardo Rodrigues Buonanni

Objetivo - Avaliar o uso individual que o participante faz do tempo.

Diagnosticar o “vazamento” do tempo: desperdiçadores, ladrões e vampiros do tempo.

Identificar recursos internos que possibilitem uma mudança de atitude, levando ao aproveitamento melhor do tempo, tornando-o um aliado.

Conhecer novas propostas de administração: administrar-se no tempo.

Fornecer um repertório de ações para uma melhor administração do tempo.

Refletir sobre o que é realmente importante no trabalho e na vida para poder priorizar as prioridades.

Ementa - Pois se não podemos mudar o curso do tempo, dispomos de um trunfo capital: graças ao nosso cérebro, podemos andar mais rápido que ele.
J.L Servan Scseiber

OBJETIVOS

•Avaliar o uso individual que o participante faz do tempo.
•Diagnosticar o “vazamento” do tempo: desperdiçadores, ladrões e vampiros do tempo.
•Identificar recursos internos que possibilitem uma mudança de atitude, levando ao aproveitamento melhor do tempo, tornando-o um aliado.
•Conhecer novas propostas de administração: administrar-se no tempo
•Fornecer um repertório de ações para uma melhor administração do tempo.
•Refletir sobre o que é realmente importante no trabalho e na vida para poder priorizar as prioridades.

CONTEÚDO

•A falta de tempo enquanto sintoma.
•Diagnóstico dos desperdiçadores do tempo: telefone, reuniões, não delegação, fazer serviço dos outros, tarefas de rotina, adiamentos...
•Aplicação do questionário ADT - de Rosa Krauz
•Os desperdiçadores do tempo: causas e soluções.
•Valores culturais: pontualidade e atraso; falta de tempo e “status”.
•Bilhetes, listas, calendários e agendas.
•A distinção entre o Importante e Urgente.
•A Matriz da Administração do Tempo, de Stephen Covey.
•Áreas de pré-ocupação e de influência.
•Orientação da bússola ou do relógio?
•Fazendo reunião comigo mesmo.
•Ocupando meu tempo com os mais significativos papéis sociais.

Público Alvo - Profissionais que buscam melhorar sua eficiência e eficácia no uso do tempo.

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Relacionamento Interpessoal
Dia 8 de agosto – São Paulo/SP


Carga Horária - 8h

Instrutora – Profª Ilíada de Castro

Objetivo - . Fornecer estratégias para dar e receber feedback.

. Aprimorar o relacionamento.

. Vivenciar processos de integração e formação de equipes.

. Identificar o potencial de trabalho de uma equipe integrada.

. Vivenciar as crises e “limitações” num trabalho em grupo.

. Sensibilizar para a importância do comportamento assertivo e da proatividade.

.Experimentar os benefícios da cooperação e tolerância para superação de dificuldades.

Ementa - Certa vez, Dom Hélder Câmara, escreveu que passamos a maior parte de nosso tempo procurando consertar situações conflituosas criadas por inabilidade de relacionamento.

Este curso pretende construir estratégias que favoreçam uma melhor relação interpessoal e aumentem a qualidade do ambiente de trabalho.

Programa - Janela Johary – quem sou eu?
Conflitos e crise em um grupo .
Individualidade e individualismo.
Os três tipos básicos de comportamento: passivo, agressivo e assertivo.

O que é feedback, para que serve e como utilizá-lo.
Cooperação e competição.
Trabalho em equipe: interdependência, diversidade e sinergia.

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Aerodinâmica Veicular
Dias 9 e 10 de agosto – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Luiz Antonio Negro Martin Lopez

Objetivo - Fornecer aos participantes conhecimentos fundamentais para executar com autonomia o dimensionamento, modelagem e teste de veículos automotores e equipamentos, considerando os aspectos relacionados com a aerodinâmica, a troca de calor e o desempenho.

Ementa - 1. Princípios básicos de Aerodinâmica
- Tipos de escoamentos e Número de Reynolds
- Comprimento crítico
- Camada Limite fluidodinâmica
- Separação da Camada Limite
- Efeito Coanda

2. Modelos em Escala
- Análise dimensional e semelhança
- Túnel de vento virtual
- Aplicações no desenvolvimento de protótipos

3. Aerodinâmica com Transmissão de Calor
- Princípios básicos de Transmissão de Calor
- Grupos adimensionais importantes
- Coeficiente de Película
- Aplicações em veículos frigoríficos
- Aplicações no resfriamento de componentes

4. Efeitos Aerodinâmicos
- Tensão superficial e Coeficiente de Atrito
- Coeficientes de Sustentação e de Arrasto
- Pressão Dinâmica
- Velocidade Terminal

5. Perfis de Aerofólio
- Curva Polar
- Centro de Pressão
- Resultante Aerodinâmica
- Aplicações Veiculares

6. Aerodinâmica de Alta Velocidade
- Número de Mach
- Onda de choque
- Aplicações em Turbinas, Compressores e Bocais
- Aplicações em aviões e helicópteros

Público Alvo - Este curso se destina a estudantes e profissionais de nível técnico ou superior dedicados ao projeto aerodinâmico de carroçarias e carenagens de veículos automotores, preparadores de veículos de competição, construtores de protótipos e modelos, fornecedores de equipamentos de refrigeração veicular e de troca
térmica em geral.

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Sistemas de Suspensão
Dias 11 18 e 25 de agosto – São Paulo/SP


Carga Horária - 24h

Instrutor – Prof. Dr. Frederico Barbieri

Objetivo - O objetivo do curso é proporcionar treinamento presencial para profissionais e estudantes sobre conceitos teóricos relativos ao funcionamento de sistemas de suspensão, abordando o projeto da suspensão juntamente com conceitos de dinâmica veicular.

Ementa - INTRODUÇÃO
Considerações gerais
Importância de um bom projeto de suspensão

COMPONENTES DO SISTEMA DE SUSPENSÃO
Molas
- Barra de torção
- Helicoidais
- Feixe de molas
- Razão de instalação
Amortecedores
- Amortecimento viscoso
- Amortecimento de Coulomb
- Amortecedores telescópicos
Barras estabilizadoras

TIPOS DE SUSPENSÃO
Eixo rígido
Suspensão independente e semi-independente
Suspensão ativa e semi-ativa

GEOMETRIA DA SUSPENSÃO
Definição de graus de liberdade – eixo rígido e susp. independente
Definição de centro instantâneo de pivotamento
Ângulos : caster, camber e king pin inclination
Geometria na vista lateral
- Características “anti”
Geometria na vista frontal
- Determinação do roll center
Influência da geometria da suspensão na dinâmica veicular

SISTEMA DE SUSPENSÃO + DIREÇÃO
Tipos de sistemas de direção
Geometria do sistema de direção e erros de geometria
Forças e momentos no sistema de direção
Obtendo a geometria do sistema de direção + suspensão

CÁLCULO DE MOLAS E AMORTECEDORES
Considerações na dinâmica vertical e lateral
Modelo de ¼ de veículo
Resposta em função do tempo e da freqüência
Modos de vibrar - bounce e pitch
Conforto

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Injeção de plásticos: Simulador x Try-out
Dias 13 e 14 de agosto – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof. Thiago Guerra

Ementa - 1 - Simulação de injeção de plásticos (1º dia)
•O que é uma simulação de injeção de plásticos
•Quando e porque utilizar uma simulação de injeção de plásticos
•Objetivos de uma análise de injeção
•Descrição dos principais resultados de uma análise de injeção
Função de cada etapa
Fenômenos físicos envolvidos
Propriedades dos materiais relacionadas
Controles e ajustes de máquina
•Estudo da pressão de injeção
•Considerações sobre projetos de molde e produto
• Estudo de caso 1: discussão de um projeto da área automotiva, considerando uma análise de refrigeração + preenchimento + recalque + deformação, com objetivo de ilustrar os principais resultados de uma simulação de injeção de plásticos

2 - Principais defeitos em peças plásticas (1º e 2º dia)
•Quais são os principais defeitos em peças plásticas?
•Quais são as suas causas?
•O que é possível fazer para resolver estes defeitos?
•Até onde o simulador pode ajudar?

3 - Técnicas de injeção de plásticos (2º dia)
•Conhecendo a máquina injetora
•Funções básicas
•Injeção por tempo x injeção por posição
•O que é o ponto de comutação?
•Como garantir que temos o mesmo produto a cada “shot” da máquina?
•Erros comuns cometidos durante a injeção
•Tempo de injeção x velocidade de injeção
•Técnicas de recalque: Pressão x tempo
•Técnicas de recalque 2: Perfis de recalque

• Estudo de caso 2: discussão de um projeto da área automotiva, com objetivo de avaliar o impacto da utilização de diferentes metodologias de injeção sobre os resultados de deformação do produto.

Público Alvo - Engenheiros/projetistas de produto, projetistas de moldes de injeção, engenheiros de processo, técnicos em processo e analistas de injeção.

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Gestão de Projetos do Produto Automotivo
Dias 13 e 14 de agosto – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Heymann A R Leite, Engenheiro Mecânico e Professor dos Cursos de Pós-Graduação (MBA) em Gestão de Negócios Automotivos da Fundação Getúlio Vargas - FGV e Gestão Automotiva, no Centro Universitário da FEI. Professor de Gestão e Planejamento de Projeto de Produto do curso de especialização em Design da Mobilidade da FAAP. Ex-executivo das áreas de Desenvolvimento do Produto e Suprimentos da Ford e Autolatina. Ex-professor da cadeira de Tecnologia do Veículo na FEI. Organizador e co-autor do livro “Gestão de Projeto de Produto: A Excelência da Indústria Automotiva”, Editora Atlas, São Paulo, 2007 e “Pneumáticos, Desempenho em Veículos”, Ivan Rossi Editora, São Paulo, 1978.

Objetivo - Propiciar aos participantes uma visão geral e introdutória da Metodologia de Planejamento e Gestão de Programas Automotivos em uma montadora de veículos. Ao final do curso os participantes terão tido a oportunidade tomar contato e fixar os conceitos básicos da Metodologia de Planejamento e Gerenciamento de Programas em Montadoras, entender seu paralelo com as práticas preconizadas pelo PMBOK do PMI. Distinguir os processos envolvidos no gerenciamento de projetos e conhecer as atividades do Desenvolvimento de Produto que suportam estes processos.

Ementa - 1. Conceituação de Projeto.
- Distinção entre Projeto e Programa.
- Exercício de aplicação.
- Vivência prática para distinguir os processos e as 9 Áreas de Conhecimento de Gerenciamento de Projetos do PMBOK.

2. Noções sobre o PMI e PMBOK.
- Processos envolvidos no gerenciamento de projetos.
- Distinção entre processos de execução e de gerenciamento de projetos.
- As 9 áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos.

3. O Planejamento do Produto.
- Os desafios de se lançar um novo produto.
- Importância e Responsabilidades: Planejamento Estratégico X Planejamento do Produto.
- Fóruns relevantes para tomar decisões estratégicas de negócios.
- Tópicos relevantes para aprovação de programas.

4. A Gestão de Programas de Produto.
- Visões do Programa e Estrutura de Apoio.
- A gestão segundo às 9 Áreas de Conhecimento do PMBOK.
- Fóruns relevantes para tomar decisões técnico-operacionais.
- Considerações sobre a elaboração do orçamento de um programa.
- As atividades de um programa em uma montadora.
- História Natural de um Programa Automotivo.

5. A Metodologia dos 7 Marcos.
- A necessidade e importância de se ter uma metodologia de gerenciamento e controle.
- Metodologia dos 7 Marcos de Controle do Programa.
- Eventos Pós-Vendas.
- Evento Final de Fabricação.
- Exemplo de aplicação.

6. Atividade da Engenharia do Produto que suportam o programa.
- Árvore de conhecimentos necessários.
- Atividades de suporte.
- Concepção; Verificação; Certificação.

Cada aluno receberá o livro: “GESTÃO DE PROJETO DO PRODUTO: A Excelência da Indústria Automotiva ” do prof.Heymann A R Leite, como material didático de apoio.

Público Alvo - Estudantes de engenharia mecânica, mecatrônica e áreas correlatas, além de estudantes de tecnologia.

Executivos em formação ou em potencial, engenheiros, administradores, técnicos e profissionais envolvidos na execução projetos e com os processos de gerenciamento de projetos do desenvolvimento de produtos, planejamento, manufatura, compras e logística, principal, porém não exclusivamente, do setor automotivo.

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Liderança na Prática
Dias 13 e 15 de agosto – Piracicaba/SP


Carga Horária - 8h

Instrutor – Eugenio Stipp

Objetivo - Capacitar o aluno na aplicação dos mais reconhecidos conceitos de Liderança, utilizando a Matriz de Desenvolvimento Pessoal, uma ferramenta que facilita a elaboração e execução de ações concretas no dia a dia, para o desenvolvimento de suas equipes.

Ementa - Existe uma dificuldade dos gestores, principalmente nas áreas técnicas, de aplicar os conceitos de liderança ligados à questão comportamental junto às suas equipes de trabalho. Identificar e executar atividades rotineiras para o desenvolvimento das pessoas, não é tarefa fácil, e normalmente não faz parte da agenda destes gestores. Assim o Método de Liderança na Prática oferece ferramentas para auxiliar nesta questão.

Tópicos :

• O papel dos gestores
• Diferença de Gerenciamento e Liderança
• Noções de Gestão por Processo
• A importância da definição de responsabilidades;
• O novo perfil do Líder / qualidades e comportamentos
• Comprometimento e Motivação
• A importância da Comunicação no Trabalho
• Feedback/ Feedback Estruturado (mudança de Hábitos)
• Liderança Situacional
• Matriz de Desenvolvimento Pessoal

Público Alvo - Profissionais que estejam exercendo a função de gestores e atuando em organizações que trabalham com a produção de bens e serviços e que tenham interesse em desenvolver conhecimentos para Gestão de Pessoas.

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Dinâmica da Suspensão e Conforto
Dias 16 e 23 de agosto – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Prof. Omar Moore Madureira

Ementa - Limites de conforto para passageiros e cargas.
Oscilações livres e forçadas.
Modelos com um e mais graus de liberdade.
Freqüências, rigidez e amortecimento.
Acelerações no veículo e cargas dinâmicas nas rodas.
Suspensões ativas.
Análise de concepções construtivas e aplicações.

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Ferramenta Lean – Padronização de Processos Produtivos
Dia 21 de agosto – Piracicaba/SP


Carga Horária - 4h

Instrutor – Pedro Perin

Objetivo - Capacitar o aluno na elaboração de prática de trabalho padronizado com foco na produtividade.

Ementa - Muitas empresas têm dificuldade de responder aos seus clientes de maneira rápida se ela é capaz de atender os volumes de produção solicitados. Esta dificuldade está relacionada com a falta de conhecimento de suas restrições para diferentes processos e diferentes produtos. Com a implantação da padronização nos processos produtivos é possível estabelecer uma metodologia de análise de capacidade com base nas restrições, agora conhecidas, resultando em ações que buscam a adequação da capacidade com o demanda do cliente.

Tópicos:

• Aprenda a calcular e entender a importância do Takt Time;
• Desenvolva conceitos de atividades que agregam e não agregam valor ao produto;
• Pratique o processo de padronização definindo tempos de cada atividade do operador e encontre o gargalo do processo produtivo;
• Conheça os indicadores de um processo padronizado e sua importância na tomada de decisão quanto a alteração e adequação da capacidade instalada.
• Aprenda a usar a padronização para otimizar seus processo produtivos, produzindo mais com o mesmo, mantendo o nível de qualidade.

Enxergar os desperdícios gerados por um processo produtivo é muitas vezes tarefa difícil para os gestores de produção. A rotina acelerada do dia a dia de um gestor de produção muitas vezes o impede de perceber as fontes geradoras de desperdícios que atrapalham seu desempenho operacional. Todas as perdas de um processo produtivo podem ser sistematicamente eliminadas se o gestor saber exatamente quais são os problemas de sua linha de produção.

Público Alvo - Profissionais que estejam atuando em organizações que trabalham com a produção de bens e serviços e que tenham interesse em desenvolver conhecimentos na elaboração de estratégias para solucionar problemas.

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Estrutura e Projeto de Motores
Dia 25 de agosto e 1 de setembro– São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Profº. Dr. Felipe Soto Pau

Ementa - - Seleção do tipo de motor
- Premissas para calcular um tipo de motor e seleção de seus principais parâmetros
- Bloco, cárter, cabeçote e juntas. Estrutura, cálculo e materiais
- Grupo pistão. Estrutura, cálculo e materiais
- Grupo biela. Estrutura, cálculo e materiais
- O virabrequim. Estrutura e cálculo. Procedimentos para aumentar a resistência dos virabrequins. Materiais
- Mecanismo de distribuição de gases
- Sistema de lubrificação
- Sistema de arrefecimento
- Perspectivas no desenvolvimento de novos tipos de motores

Público Alvo - Engenheiros, estudantes, tecnólogos e outros profissionais de nível superior com formação nas áreas de exatas com foco em Engenharia e Tecnologia, que atuam ou queiram atuar na área de motores de combustão interna.

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Lubrificantes e Lubrificação Automotiva
Dias 27 e 28 de agosto – São Paulo/SP


Carga Horária - 16h

Instrutor – Eng. Gaston R. S. Schweizer

Ementa - - Noções básicas sobre o petróleo, origem, exploração, processamento e produção de óleos lubrificantes.
- Características e tipos de óleos lubrificantes automotivos, viscosidade e multiviscosidade e tipos de bases (minerais e sintéticos).
- Tipos de aditivos utilizados na formulação dos lubrificantes automotivos.
- Lubrificantes e lubrificação para motores de combustão interna ciclo Otto e ciclo Diesel, classificações de serviço, especificações de desempenho, períodos de troca e problemas de formação de borra.
- Lubrificantes e lubrificação para sistemas de transmissão (caixas de cambio, diferenciais e direções hidráulicas) classificações de serviço, especificações de desempenho e períodos de troca.
- Especificações, desempenho e tipo dos Fluidos de Freio e Embreagem e dos aditivos para os Sistemas de Arrefecimento.
- Características, especificações, tipos e desempenho das Graxas Automotivas.
-Análise e interpretação de laudos de óleos e fluidos automotivos usados.
- Conceito de Lubrificação Integrada.

Público Alvo - Profissionais de nível superior, técnico ou estudantes voltados às áreas de manutenção, reparação, assistência técnica, oficinas mecânicas, controle de qualidade e atividades ligadas aos lubrificantes e processos de lubrificação em todos os setores da Indústria Automotiva Brasileira.

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Os cursos serão realizados na sede da SAE BRASIL, em São Paulo, e em Piracicaba, conforme a programação, disponível no site www.saebrasil.org.br. Em São Paulo, o endereço é av. Paulista, 2073 – Edifício Horsa II – Cj. 1003 – 10º andar, e em Piracicaba, rua Bernardino de Campos, 588, Cidade Alta. Informações e inscrições pelo telefone (11) 3287-2033, ramal 115.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones - (11) 4435-0000 / 7204-1921

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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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