Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
04/06/2012
Especialistas e indústria discutem avanços da nanotecnologia em simpósio da SAE BRASIL

Encontro acontece nesta segunda-feira (4) no Centro de Convenções Milenium (rua Dr. Bacelar, 1.043, Vila Mariana), em São Paulo, até às 18h

Grandes especialistas, cientistas e a indústria debatem nesta segunda-feira (4) como devem ser aplicados os mais novos avanços em nanotecnologia na indústria automotiva. O Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia, que acontece no Centro de Convenções Milenium, na Vila Mariana, SP, discute temas que irão transformar e mudar muitas coisas em nosso mercado da mobilidade.

Promovido pela Seção São Paulo da SAE BRASIL, o simpósio tem como tema central os “Segredos na seleção de materiais dos novos projetos na indústria da mobilidade”.

O primeiro painel, das “Universidades, Institutos de Pesquisa e Órgãos Governamentais”, mostrou como estão o desenvolvimento e as pesquisas em nanotecnologia nos principais centros do Brasil, e o que é preciso ser feito para que os investimentos brasileiros sejam mais altos nesse mercado. Professores de instituições, como UFRJ, LN Nanotecnologia, EMBRAPII e IQUSP discutiram e mostraram o que suas universidades estão estudando nesse mercado.

Segundo o professor Fernando Gallembeck, diretor do LN Nanotecnologia e professor titular da Unicamp, a indústria automotiva é um grande case para o estudo da nanotecnologia, mas ainda há muitos gargalos a serem superados como o custo da produção, a preparação de nanomateriais e a aceitação do mercado. “Se conseguirmos controlar esses gargalos seremos capazes de ganhar essa concorrência e com isso teremos mais competitividade no mercado”, comentou.

No painel seguinte, “Materiais Metálicos”, profissionais de empresas do segmento mostraram os novos materiais metálicos utilizados na indústria da mobilidade e quais os benefícios que trazem e trarão ao mercado. Foi possível conhecer o que está sendo feito na metalurgia do pó, no uso de aços compostos e na indústria de barras metálica, como uma viga inflável que simula o efeito de um air bag e não se rompe em caso de colisão.

No painel “Materiais Poliméricos e Compósitos com Nanotecnologia”, os palestrantes mostraram a eficiência de um tratamento desenvolvido por uma empresa alemã que evita o aparecimento de ferrugem que já é usado em componentes e carros de marcas como BMW, a utilização de um nanoselante que, por não conter solventes em sua fórmula, não permite vazamentos e muito menos deformação, e ainda pode ser aplicado na indústria de blindagem. Além disso, vimos como está o uso de materiais compósitos na indústria aeronáutica.

Os próximos painéis são: “Novos materiais para autopeças”, em que os palestrantes mostrarão a possibilidade de construir componentes já existentes nos automóveis, porém com materiais que ajudarão na redução de peso, custos e melhoria da durabilidade. Outro painel - “Lideranças da indústria e das instituições” - trará os executivos de centros de pesquisas, engenharia e suprimentos das montadoras com o objetivo de proporcionar uma discussão para que estas áreas encontrem um caminho viável para a construção de produtos mais confiáveis, com materiais de última geração e a custos menores.

Para complementar o simpósio, amanhã, dia 5, a SAE BRASIL fará uma visita técnica ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), o maior complexo de pesquisas do Hemisfério Sul, mantido pelo governo federal e sediado em Campinas, SP. Os participantes irão conhecer os Laboratórios Nacionais de Nanotecnologia (LNN), Bioetanol, Biociências e de Luz Síncrotron (LNLS), com o acelerador de partículas e ver na prática tudo o que foi apresentado no primeiro dia de simpósio. “Essa visita será muito interessante, pois conhecer os tipos de equipamentos utilizados nas pesquisas ajuda a entender como realmente funciona o desenvolvimento da Nanotecnologia. Além disso, é importante saber o que já foi feito, o que está sendo realizado e o que será desenvolvido no futuro”, explica Ricardo Takeo Kuwabara, chairman do simpósio.

Confira a programação:

7h - Credenciamento
7h50 - Abertura com Alberto Rejman diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL

Painel universidades, institutos de pesquisas e órgãos do governo
8h - Palestra: "Ensino e resultado de pesquisas da Engenharia de Materiais em universidades brasileiras e institutos", com a professora Renata Simão (UFRJ).
8h20 - Palestra: "Os recursos do LNN para a indústria brasileira", com o professor Fernando Galembeck (LNNano).
8h40 - Palestra: "Institutos de pesquisa para a competitividade da industria", com o professor Jefferson Gomes (EMBRAPII)
9h - Palestra: "Nanomateriais para a industria automotiva", com o professor Koiti Araki (IQUSP).
9h40 - Perguntas e respostas: coordenação de Alexandre Barros (Ford)

Painel Materiais Metálicos
Tema: Novos materiais metálicos para a indústria da mobilidade.
10h10 - Palestra: “Desenvolvimentos de materiais sinterizados para a indústria da mobilidade”, com Henrique Lopes da Höganäs; e José Correa Neto da Mahle-Miba.
10h30 - Palestra: “Inflatable side impact beams in martensitic steel”, com Peter Alm, da SSAB Sweden.
10h50 - Palestra: “Aços compostos de última geração”, com André Sereno Lopes da Brasmetal Waelzholz.
11h10 - Perguntas e respostas: coordenação de José Luís Albertin (Hyuma).

Painel de Materiais Poliméricos e Compósitos com Nanotecnologia
Tema: Materiais poliméricos, resinas, compósitos e coberturas.
11h30 - Palestra: “Innovative Coatings for Automotive Applications based on Nano-X-Technologies” com dr. Stefan Sepeur da NANO-X GmbH da Alemanha.
11h50 - Palestra: “Aplicação de materiais compósitos na indústria aeronáutica”, com Fabiano Lobato e Luiz E. Rimoldi da Embraer.
12h10 - Palestra: “Uso de nanoselantes para a blindagem de veículos”, com Flávio Reina da Truffi Blindagens e Wang Chen da Adespec.
12h30 - Perguntas e respostas: coordenação de Ricardo Takeo Kuwabara (Keldak)

Painel Novos Materiais para Autopeças
Tema: Novos materiais alternativos desenvolvidos para veículos ‘Made in Brazil’
14h20 - Palestra: “Desenvolvimento de tanques de combustível metálicos com recobrimentos desenvolvidos por nanotecnologia”, com Marley de Souza Lemos da Aethra.
14h40 - Palestra: “Montagem de fiações elétricas 100% em alumínio de veículo”, com Antonio Rosati da Delphi.
15h - Palestra: “Tanque de combustível em alumínio”, com Rodrigo Santos da Bruning Tecnometal.
15h20 - Perguntas e respostas: coordenação de Marco Colosio da General Motors.

16h10 - Painel debate das lideranças de engenharia e suprimentos das montadoras
Tema: Como acelerar a introdução das novas tecnologias na produção, casos de sucesso, desafios e oportunidades.
Embraer: Luciano Pedrote - Engenharia
GM: Cláudio Bello – Suprimentos
Luciano Santos - Engenharia Experimental
FAPESP: professor Sérgio Queiroz
LLNANO: professor Fernando Galembeck
Mercedes Benz: Luiz Augusto Soares - Engenharia
Mauro Paraíso - Logística
Coordenação: Guilherme Sortino da FAAP.

18h10 - Encerramento e comentários finais
“Palestra Novos materiais e nanotecnologia na indústria da mobilidade” com Ricardo Takero Kuwabara, chairman do Simpósio.

05/06 - Visita técnica ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM)




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – Michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000/ 9368-6311

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308